WALDEMAR NICLEVICZ
Compartilhe
 
Fatos do alpinismo soviético
 
 
Publicado em 05/11/2009 - 23h39 - da redação
 
 
 
 
Foto 1 - De dentro da nossa barraca no acampamento-base (4.000m), aponto para o nosso mais do que definido objetivo, o cume do Khan Tengri (7.010m), que felizmente foi atingido no dia 2 de agosto de 2009, mais uma conquista inédita para o nosso esporte!
Foto 2 - Um pouco dos bastidores da nossa expedição, estávamos carregando o helicóptero que nos levou até a base do Khan Tengri. A foto, digamos, é bem pitoresca, pois mostra a nossa “base aérea”, no quintal de uma pequena fazenda.
Foto 3 - Na atualização anterior mostrei algumas fotos da parte superior da escalada do Khan Tengri, acima do acampamento 3 (5.900m). Nesta foto, tirada pelo Irivan, apareço cruzando uma das perigosas gretas que existem entre o acampamento 1 (4.200m) e o acampamento 2 (5.200m).
Foto 4 - Este é o acampamento 2 (5.200m), que acabamos não usando, pulando diretamente do 1 (4.200m) para o 3 (5.900m), pois já estávamos aclimatados em razão da escalda do Lenin (7.134m), realizada duas semanas antes. A foto mostra a beleza do vale que se aperta entre o Khan Tengri (7.010m) e o Chapaeva (6.371m). Ao fundo, no último plano da foto, aparece a maior montanha do Tien Shan, o Pobeda (7.439m), que tentamos escalar depois, mas infelizmente não conseguimos, porque o tempo estava muito ruim.
Fotos: www.niclevicz.com.br
   
 
 
Publicidade
   

Estimados Amigos,

A Expedição Leopardo das Neves, que fiz com meu amigo Irivan Gustavo Burda, em julho e agosto deste ano, ficou marcada pela escalada do Khan Tengri. Para escalar esta montanha, que é chamada de “Príncipe dos Espíritos”, tivemos que atravessar de ponta a ponta o Quirguistão, um pequeno país da Ásia Central, que antigamente fazia parte da União Soviética. Partimos de Bishkek, a capital situada no lado oeste, e seguimos em direção ao extremo leste, isso em doze horas em uma viagem de carro.

Do “Acampamento Internacional Karkara”, situado a 2.200m de altitude, bem na fronteira com o Kazaquistão, um helicóptero russo, modelo MI 8, nos levou em um vôo de 40 minutos até o acampamento-base do Khan Tengri, situado a 4.000m de altitude, quase na fronteira com a China. Este vôo foi magnífico, o dia estava lindo, sobrevoamos grande parte do Tien Shan, as “Montanhas Celestiais”, uma das maiores cordilheiras do mundo.

O alpinismo sempre foi um esporte tradicional na antiga União Soviética, a partir da década de 50 campeonatos eram organizados, eram espécies de corridas de aventura em equipe, mas com o objetivo de chegar ao alto das montanhas, algo parecido jamais aconteceu em outra região do mundo.

Na década de 60 as equipes começaram a enfrentar rotas técnicas. E a partir da década de 70 começou a era das “rotas extremas”, as equipes enfrentavam as montanhas no inverno e faziam travessias que muitos pensavam serem impossíveis (como a do Khan Tengri ao Pobeda, sempre pela crista das montanhas).

O ápice do alpinismo soviético foi na década de 80, devido a uma mudança nas regras dos campeonatos. O importante não era apenas percorrer vias difíceis propostas pela organização, mas se deveria, em um tempo determinado (2 ou 3 semanas), escalar o maior número de montanhas, por vias de dificuldade extrema, definidas pelas próprias equipes. Foi nessa época que a busca pelo título de Leopardo das Neves foi mais valorizado (a escalada das 5 montanhas com mais de 7 mil metros da antiga União Soviética), quando menos se esperava, alguém conseguia escalar todas as montanhas em um período de tempo ainda menor, e por rotas ainda mais difíceis.

Veja como pensava Sergey Efimov, um dos mais famosos chefes de equipe da década de 70 e 80: “Para nós os espectadores e os juízes eram um estímulo. Se devêssemos escalar daquele jeito, por si mesmos, penso que nunca faríamos”. “Uma vez, quando decidimos fazer uma escalada por determinada rota, pareceu um absurdo, os juízes perguntaram se aquela proposta não era uma brincadeira.” “Assim, o desejo de fazer melhor do que os outros, de mostrar o nosso valor, que éramos ainda melhores que os mais aguerridos, nos fazia buscar desafios que em um primeiro momento pareciam impossíveis, e por todos impensáveis.”.

Os campeonatos soviéticos aconteciam no Cáucaso (sul da Rússia), mas principalmente no Pamir (Quirquistão e Tadjiquistão) e no Tien Shan (Kazaquistão e Quirguistão).

Com a dissolução da União Soviética, em 1991, os campeonatos deixaram de acontecer. Porém, o Quirguistão continuou proporcionando aos alpinistas todo o estímulo a prática do alpinismo, com a organização dos “acampamentos internacionais” e os vôos de helicópteros até a base das principais montanhas, facilitando em muito o planejamento e a execução das grandes expedições ou até mesmo de um simples turismo.

As agências cuidam de toda a infra-estrutura, fornecem o transporte seja aéreo ou terrestre, alojamento em barracas confortáveis e refeições nos acampamentos-base. Eu e o Irivan não usamos, mas muitos alpinistas ainda contratam o serviço de guia de montanha que também é oferecido. A agência que escolhemos e recomendamos é a Ak-Sai, vale a pena uma visita ao site deles: www.ak-sai.com.

Certamente ainda vou falar um pouco mais sobre o Quirguistão para vocês, pois realmente essa viagem superou as minhas expectativas, além de deixar uma vontade bem grande de realizar uma próxima expedição tanto para o Tien Shan, quanto para o Pamir, a outra grande cordilheira que existe na região,.

Se alguém não acompanhou como foi a Expedição Leopardo das Neves, vale a pena clicar nos links abaixo para se interar do que aconteceu.

E não esqueça, o ano está acabando!

Não deixe para 2010 o que você ainda pode fazer em 2009!

Aproveite a sua vida, ela é uma só!

Um grande abraço,

Waldemar Niclevicz

 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.