WALDEMAR NICLEVICZ
Expedição Leopardo das Neves
 
 
Publicado em 29/06/2009 - 16h22 - da redação
 
 
  Bishkek (900 mil habitantes), capital do Quirguistão
Foto: Divulgação
   
 
 
Publicidade
   

Estimados Amigos,

Após rápida passagem pelo Kazaquistão, estamos agora em Bishkek (900 mil habitantes), capital do Quirguistão, país que será nossa base para as investidas às montanhas do Pamir e do Tien Shan.

O Quirguistão tem exatamente a mesma área do Estado do Paraná (pouco mais de 199 mil quilômetros quadrados) e aproximadamente 6 milhões de habitantes (75% da população segue o Islamismo).

O prefixo “QUIRGUI” vem do turco antigo que significa quarenta tribos e o sufixo “STÃO” significa terra, portanto, QUIRGUISTÃO era a chamada “terra das quarenta tribos”.

A agricultura é forte, a produção de algodão representa 35% do PIB. O Quirguistão possui a 10ª maior mina de ouro do mundo, com produção de 20 toneladas por mês (a mineração representa 45% do PIB).

O país é quase totalmente montanhoso e sujeito a graves terremotos, fica na junção das duas grandes cordilheiras, o Tien Shan e o Pamir, que compreendem uma série de cadeias de montanhas, que vão do leste para o oeste. Mais da metade do território da república situa-se acima dos 2.500 metros de altitude. Geleiras e neves perpétuas abrangem mais de 3% do total do território.

Durante a década de 1980, o Quirguistão tornou-se um dos poucos países do mundo a aumentar suas reservas florestais. Contudo, a poluição da água é considerada um problema sério, já que doenças veiculadas pela água causam cerca de 1.500 mortes por ano. A irrigação excessiva das extensas plantações de algodão provocou um aumento na salinidade do solo, mas espera-se a redução deste problema à medida em que o país abandone a monocultura do algodão e diversifique sua agricultura.

Estamos um pouco cansados da longa viagem que fizemos (duas noites dentro de avião), e "com fusos", aqui é 9 horas mais tarde em relação ao horário brasileiro!

Logo enviamos novidades diretamente do Lenin, a primeira montanha que vamos enfrentar.

Um grande abraço,

Waldemar Niclevicz


 
 
 
Foto 1 - A viagem que ofereço à Bolívia é simples, para quem quer começar a descobrir o mundo da alta montanha, mas é uma viagem linda! Após um pouco de turismo, para se aclimatar ao ar rarefeito, seguimos para o acampamento-base (4.300m) do Pequeno Alpamayo, em uma caminhada de três horas, ao fundo, imponente, o Condoriri (5.696m) domina a paisagem.
Foto 2 - A subida da pirâmide superior do Pequeno Alpamayo (5.410m) é emocionante, para que o grupo tivesse mais confiança, fixei cordas na parte mais inclinada (60º), foi usado o “jumar” para a subida, na descida foi feito “rapel”..
Foto 3 -É preciso atingir o cume do Tarija (5.260m), para então descer um pouco e novamente subir até o cume do Pequeno Alpamayo. Do alto do Tarija se destaca ao fundo o belo Huayna Potosi, o grande objetivo da expedição.
Foto 4 - Depois da escalada do Pequeno Alpamayo, nos mudamos para a base do Huayna Potosi, onde descansamos num confortável refúgio (4.700m) por duas noites, depois voltamos a subir, montamos um acampamento a 5.100m, e de madrugada partimos rumo ao cume de 6.088m, aonde chegamos superando a elegante crista que aparece na foto.
Fotos: www.niclevicz.com.br
   
 
 
Publicidade
   

Estimados Amigos,

Nesta quarta, dia 24, eu e o meu amigo Irivan partimos em busca da realização de mais um grande sonho, conquistar o “Leopardo das Neves”, a escalada das maiores montanhas da Ásia Central, localizadas entre o Kazaquistão, o Quirguistão e o Tadjiquistão.

Mais do que receber o título de “Leopardo das Neves”, concedido pela Federação Russa de Alpinismo, àqueles que superam as 5 montanhas com mais de 7 mil metros de altitude da região, queremos conhecer um pouco do Pamir e do Tien Shan, espetaculares cordilheiras que desafiam o homem desde os tempos de Gengis Khan e Marco Polo, e que ainda hoje guardam misteriosamente os seus segredos, um deles o mais raro e fascinante felino desta Terra, o Leopardo das Neves.

Os persas chamavam o Pamir de “teto do mundo”, o Tien Shan de “montanhas celestiais”. O que mais poderemos esperar desta expedição do que estar um pouco mais perto de Deus! Temos a certeza de que os dias que passaremos por lá serão extremamente gratificantes! Valerá todo o nosso esforço!

Estamos indo sem patrocínio, graças a muito trabalho! As palestras e as expedições que faço para clientes é quem estão garantindo mais este esforço de levar a Bandeira do Brasil onde ela nunca esteve antes!

Agradecemos imensamente a KLM, que gentilmente nos cedeu as passagens até o Kazaquistão. O grupo AIR FRANCE KLM é a única empresa que está nos apoiando.

Toda a viagem vai durar 69 dias, para nós esse tempo vai passar voando. Vamos trocar de acampamento-base três vezes e de país cinco. Carro, avião e helicóptero serão os nossos meios de transporte nesta dinâmica expedição. Ouso dizer que o segredo do sucesso que esperamos conquistar foi baseado em muito planejamento e numa estratégia ousada, baseada no que chamamos “estilo alpino” (escalar rápido, leve, sem montar acampamentos superiores). Só não iremos tão rápidos no Lenin, o primeiro a ser enfrentado, aqui o maior objetivo será se adaptar muito bem ao ar rarefeito, para poder seguir então muito bem aclimatado para as outras montanhas.

Na primeira quinzena de junho estive com clientes escalando algumas montanhas na Bolívia, o que me serviu como treinamento e também como um início de aclimatação para o Leopardo das Neves. Estes novos amigos estão se preparando para realizar um sonho imenso, escalar o Everest em 2010. Com toda a sinceridade, o sonho deles, de chegar ao alto da maior montanha do mundo, é tão grande como o meu desejo de levá-los até lá. O desempenho de todos foi excepcional, levando em consideração tudo o que ainda precisam aprender sobre o mundo das montanhas.

Se você tem este mesmo sonho dentro de si, espero que não lhe falte coragem para acreditar em sua realização. Podemos ir juntos para a Bolívia, ou para o Aconcágua (em fevereiro de 2010) – para o Everest vamos em abril e maio de 2010 – se a escalada parece impossível, você pode fazer parte do grupo de trekkers que vai nos acompanhar até o acampamento-base, clique no link Everest 2010 e saiba detalhes.

O roteiro da Expedição Leopardo das Neves você pode conferir abaixo. As novidades vão estar aqui no meu site.

Eu e o Irivan contamos com a sua torcida!

Em breve entro em contato diretamente do Quirguistão!

Um grande abraço,

Waldemar Niclevicz

EXPEDIÇÃO LEOPARDO DAS NEVES - 24 de junho a 31 de agosto (69 dias)
Waldemar Niclevicz e Irivan Gustavo Burda

- 24 junho: Curitiba/Guarulhos (13:25/14:30), Guarulhos/Amsterdam (18:40/...) KLM 792.
- 25 junho: Chegada em Amsterdam às 11:10, partida para Alma-Ata (Kazaquistão) às 18:40, KLM 409.
- 26 junho: Chegada em Alma-Ata às 05:15.
- Translado de carro de Alma-Ata até Bishkek (capital do Quirguistão), (250Km / 5 horas de carro). Hotel.
- 27 junho: Dia em Bishkek. Hotel.
- 28 junho: Avião de Bishkek até Osh (uma hora de vôo).
- Carro de Osh até o acampamento-base de Achik-Tash (3.600m), (280 km, de 8 a 10 horas de viagem).
- 29 junho a 13 julho (15 dias): Escalada do Lenin (7.134m).
- 14 julho: Carro do acampamento-base de Achik-Tash até Osh. Hotel.
- 15 julho: Avião de Osh até Bishkek. Hotel.
- 16 julho: Avião de Bishkek (capital do Quirguistão)
- até Dushanbe (capital do Tadjiquistão) (8:20/9:50). Hotel.
- 17 julho: Helicóptero de Dushanbe
- até o acampamento-base de Moskvina (4.100m).
- 18 a 23 julho (6 dias): Escalada do Korzhenevskaya (7.105m).
- 24 a 30 julho (7 dias): Escalada do Comunismo (7.495m).
- 31 julho: Helicóptero do acampamento-base de Moskvina até Dushanbe. Hotel.
- 1 agosto: Avião de Dushanbe (capital doTadjiquistão)
- até Bishkek (capital do Quirguistão) (11:00/14:20).
- 2, 3, 4 agosto: Dias de descanso em Bishkek. Hotel.
- 5 agosto: Carro de Bishkek até Karkara (460Km).
- 6 agosto: Helicóptero de Karkara
- até o acampamento-base de South Inylchek (4.000m).
- 7 a 16 agosto (10 dias): Escalada do Khan-Tengri (7.010m).
- 17 a 27 agosto (11 dias): Escalada do Pobeda (7.439m).
- 28 agosto: Helicóptero do acampamento-base para Karkara, carro até Bishkek (460Km). Hotel.
- 29 agosto: Carro de Bishkek (Quirguistão) até Alma-Ata (Kazaquistão). Hotel.
- 30 agosto: Partida de Alma-Ata às 07:20, vôo KLM 410, chegada em Amsterdam às 10:40.
- 31 agosto: Partida de Amsterdam às 9:50, KLM 410, chegada em Guarulhos às 16:45. Partida p/ Curitiba às 18:30.