WALDEMAR NICLEVICZ
Expedição México e América Central
 
 
Publicado em 27/01/2009 - 17h16 - da redação
 
 
 
Foto 1 - Apareço (de vermelho) guiando L&P (5.7 / 5 grau no Brasil), uma das mais belas e longas vías de Suesca, 4 enfiadas, 120 metros, diedros, negativos e fisuras verticais, totalmente protegidos com equipamentos móveis.
Foto 2 - Apareço guiando Alquimia (5.9 / 6 grau no Brasil), esportiva com proteçao móvel e fixa, negativo, agarras e fisura.
Foto 3 - Foto que fiz do meu amigo Hernan Wilke, argentino que vive em Suesca, na via La Cedula (5.7 / 5 grau no Brasil), outra via longa, 120 metros, todo protegida em móvel, fácil mas muito bonita.
Foto 4 - Apareço guiando Alcatraz (5.10a / 6 sup ou 6c no Brasil), esportiva, com um teto no início e bem vertical (quase negativo) no final. A foto foi feita da base olhando na vertical totalmente para cima.
   
 
 
Publicidade
   

Estimados Amigos!

Após cumprir os objetivos da Expedição México e América Central (escalando com sucesso suas principais montanhas), estou agora na Colombia, um dos 7 países do meu querido Mundo Andino.

O principal motivo que me trouxe a Colombia foi a oportunidade de rever Hernan Wilke (argentino, com 2 Oito Mil) e Fernando Gonzales (colombiano, com 7 Oito Mil), dois grandes amigos que estiveram escalando o Makalu, junto comigo e o Irivan, ano passado. Sempre é um imenso prazer recordar os momentos vividos juntos na montanha, bem como sonhar com a possibilidade de projetos futuros.

Hernan e Fernando vivem em Suesca, a 60Km de Bogota. Suesca, sem dúvida nenhuma, é o principal centro de escalada em rocha da Colombia, são mais de 350 vias catalogadas, que se espalham em um paredão de 2Km de extensão. A rocha é um bom arenito, repleto de diedros, buracos, fendas, fisuras e tetos.

Suesca lembra muito São Luiz do Puruna, perto de Curitiba, porém, enquanto as vías em Puruna nao passam de uma enfiada com no máximo 30 metros de altura, aquí em Suesca as vias têm até 4 enfiadas e chegam a 120 metros de altura! O arenito é bem duro, com boas fendas e fisuras, assim a maioria das vías é protegida com equipamentos móveis (stopers e camalots), inclusive as paradas.

Para conhecer mais sobre Suesca (e outros pontos de escalada na Colombia) basta acessar o site de Hernan: http://www.monodedo.com/md%20colombia/mdcolombia/dondeEscalar/topos/suesca.htm.

Veja nas fotos como são algumas das vías que já tive o prazer de escalar em Suesca.

Boas escaladas e um grande abraço,

Waldemar Niclevicz