EMILIA TAKAHASHI
Compartilhe
 
Emilia Takahashi
 
Publicado em 23/02/2010 - 00h05 - da redação
 
 
 
 

Foto 1 - Na sombra
Foto 2 - Ferry para Catembe
Foto 3 - Mercado Central
Foto 4 - Maputo, capital
Fotos: Emilia Takahashi

   
 
 
Publicidade

Após uma jornada entre conexões em aeroportos, vôos cancelados e atrasados em Delhi devido a densa neblina, espera de dias para o próximo vôo em Mumbai, aterrisso em Joanesburgo.
Um novo continente: Africa.
Joanesburgo segue o estilo de sua colonização britânica. Os únicos prédios estão concentrados no centro da cidade, as casas se espalham pelas ruas super arborizadas. Tem um ar de cidade do interior, mas desenvolvida.
Foi uma passagem rápida, a Africa do Sul foi minha entrada e será minha saída.

Bem vindo a Moçambique
Assim mesmo, em português. Brasil e Moçambique são irmãos de colônia, herdando e gerando muitas características em comum.
A principal e a língua portuguesa, apesar dos locais falarem as línguas tribais, o português e a língua comum entre os moçambicanos. Tem um sotaque que lembra o português de Portugal porem com uma velocidade totalmente africana. Trem também é comboio, banheiro também e casa de banho, mas café da manhã é mata bicho. A nossa querida feijoada é fácil encontrar nos restaurantes, com a substituição da carne de porco pela população muçulmana.
Foi fácil atualizar o que esta se passando no Brasil, só ligar a televisão. Enchentes de Sao Paulo, programas de entrevistas e os favoritos: novelas.
A diferença vem do passado recente da guerra civil ilustrada em sua bandeira: é o único país que possui uma AK-47 entre cores de sangue e luto. Expressa também um pouco da personalidade das pessoas, um pouco mais agitadas que o geral da África.
A calmaria facilmente substitui esse passado em seu belo litoral com praias de águas mornas e cristalinas. O mergulho e fantástico: corais, peixes do oceano Índico e grandes animais como arraias manta e tubarões baleia.

 

 

 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.