EMILIA TAKAHASHI
Compartilhe
 
Emilia Takahashi
 
Publicado em 24/12/2009 - 19h54 - da redação
 
 
 
 
Lembranças do país vermelho
Fotos: Emilia Takahashi
   
 
 
Publicidade

A China é um pais em pleno desenvolvimento e os chineses aprendem rápido. Super-populoso, mão de obra eles tem em fartura. Impressionante como preenchem ônibus e trens em um instante, sempre há pessoas indo e vindo de algum lugar.

Dizem que Shanghai parece Nova Iorque. Eu nunca estive em Nova Iorque mas os néons coloridos e as lojas de primeira brilham na Avenida Nanning. Arranha céus e uma torre de TV com nome de "Pérola Oriental" completam o cenário na Manhattan chinesa.

Pequim é completamente diferente, contém o passado, a história. A Cidade Proibida ocupa uma grande área no centro da cidade. Algumas salas mostram um pouco de como era a vida dos imperadores. Objetos simples são como obra de artes. O Palácio de Verão também é imenso. Não era a toa que todo mundo queria queria ser imperador.

Peguei um trem para conhecer a Grande Muralha da China. Badaling é um dos trechos que foi reconstruído, por isso a impressão de estar bem conservado. O tempo estava fechado e a névoa não deixava ver muito longe. Sei que caminhei por algumas horas somente um pequeno pedaço dessa obra grandiosa, congelando meu nariz e minhas mãos.

O frio me fez rumar para o sul. Yangshuo e Guilin tem a beleza natural da China com seu montes de limestone. Há diferentes formas de explorar a região: escalada em rocha, mountain-bike ou passeio de jangada de bamboo.

Particularidades (não exclusividade) chinesas:

- comem sementes, muitas, girassol eu consegui reconhecer
- tomam noodles de pote, em todo lugar tem água quente
- andam com uma garrafinha para o chá
- fumam, em todos os lugares, ate dentro de ônibus
- dão o troco em mercados ou lojas com as duas mãos
- queijo e chocolate são artigos raros, ou caros
- cospem
- furam fila
- comida doce, experimentei uma sopa de arroz (no cafe da manha) e uma salsicha
- andam de pijama na rua
- sites como facebook, multiply ou blogs são proibidos

 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.