Extremos
 
VÍDEOS DRONE DA MONTANHA
 
Morro do Couto, Itatiaia / RJ
 
filme: Drone da Montanha | Samuel Oscar
13 de Outubro de 2015 - 09:30
 
 
  Drone da Montanha  

O Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, foi o local escolhido para filmar mais um curta do projeto "Vista Aérea das 10 Maiores Montanhas do Brasil". Localizado na Serra da Mantiqueira é o parque mais antigo do território nacional, possuindo duas portarias que separam a área demarcada em dois ambientes distintos: a parte alta e a parte baixa do parque.

O cenário escolhido para a filmagem está na parte alta, composta praticamente por rochedos de formas variadas e vegetação rasteira que espreitam as grandes montanhas dessa porção extremamente fria do país. O Drone da Montanha esteve lá e capturou cenas incríveis em uma perspectiva totalmente diferente.

Apesar do clima não estar favorável, foi um privilégio filmar e estar nesse local. Espero que toda a emoção e carinho que tenho por ambientes como esse possam ser transmitidos por meio das imagens e edição que tive o prazer de filmar e produzir.

No extremo, e o que é mais importante, as montanhas aguçam a nossa capacidade de admiração. A verdadeira benção das montanhas não é o desafio por elas constituído, algo a ser superado e conquistado (embora muita gente as busque com tal propósito). É o fato de oferecerem algo mais sutil, e infinitamente mais poderoso: elas nos tornam aptos a dar crédito a maravilhas da natureza - seja os círculos escuros formados pela água sob uma placa de gelo, seja a maciez dos tufos de musgo que surgem em blocos de pedra e troncos de árvore, no lado protegido do vento. Nas montanhas, temos condição de renovar o nosso espanto diante das transições mais simples do mundo físico: um floco de neve que pesa a milionésima parte de um grama, caindo na palma da mão; a água, trinchando, pacientemente, um riacho em uma superfície de granito; o deslocamento aparentemente aleatório de uma pedra em uma vala cheia de cascalho. Tatear os sulcos e as falhas de uma rocha por onde passou uma geleira, ouvir a encosta de um morro dar sinais de vida, depois de uma chuvarada, ver a luminosidade do fim do verão encher quilômetros de paisagem, como um liquido inesgotável - tais experiências nada tem de trivial. As montanhas nos restituem a inestimável capacidade de admiração que a vida moderna, insensivelmente, costuma de nós extirpar, e nos impelem a recorrer a tal capacidade, em nossa vida cotidiana.

Robert MacFarlane
Montanhas da mente

     
Samuel Oscar no Morro do Couto, Parque Nacional do Itatiaia, RJ.  
O Drone da Montanha no Morro do Couto.
 

Morro do Couto

É a primeira montanha que se alcança a partir da portaria do parque. Com seus 2680m é a 8º Maior Montanha do Brasil. Do topo tem-se uma vista incrível do Pico das Agulhas Negras, Prateleiras, Pedra da Tartaruga e da Serra Fina. Um verdadeiro “mar de morros” e em dias claros pode-se observar até a Serra do Mar.

Curiosidade

Seu nome vem desde o tempo dos escravos, quando usavam o local para “acoitar-se”, ou seja, esconder-se. Do dicionário: "terra em que se proibia a entrada de estranhos. Local de refúgio de criminosos ou foragidos por concessão especial; COUTADA. Lugar no qual se pode ficar abrigado ou protegido".

Infos

Conheça e CURTA a Fanpage:
facebook.com/DRONEDAMONTANHA

Site Parque Nacional do Itatiaia:
icmbio.gov.br/parnaitatiaia/ e icmbio.gov.br/parnaitatiaia/galeria-de-videos.html

Fontes para o Projeto:
http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/20/aeb_2014.pdf

Musica:
https://itunes.apple.com/de/album/conquest-of-spaces/id594233750?i=594233823

Material:
DJI Phantom 2 / Zenmuse H4 3D / GOPRO HERO 4 Black / Adobe Premiere CC

Aguardo comentários,
Samuel Oscar
Drone da Montanha

comentários - comments