Noite estrelada em Gokyo - 5.040 m
da redação: Elias Luiz
18 de outubro de 2010 - 20:02

• Foto: Elias Luiz
    Uma das imagens mais assustadoras do trekking, logo que saímos de Thangnak encontramos um dos maiores glaciares do Himalaia, o Glaciar Ngozumpa Foto: Elias Luiz
    Na verdade a travessia foi tranquila e menos menos de 1 hora já havíamos atravessado." Foto: Elias Luiz
    Subindo em direção a Gokyo" Foto: Elias Luiz
    Finalmente Gokyo" Foto: Elias Luiz
    Eu com o um dos lagos de Gokyo ao fundo" Foto: Elias Luiz
    No final da tarde o Cho Oyu apareceu" Foto: Elias Luiz
    Foto noturna de longa exposição de Gokyo" Foto: Elias Luiz
    Foto noturna, da para ver um pouco o Glaciar Ngozumpa e acima as Três Marias" Foto: Elias Luiz
    O Vale de Gokyo, o Cho Oyu e eu como fantasma" Foto: Elias Luiz
    O Cho Oyu em todo seu esplendo logo de manhã" Foto: Elias Luiz
    Nada melhor do que acordar de manhã e ter essa bela vista do Cho Oyu" Foto: Elias Luiz
    A vista de dentro do nosso Lodge" Foto: Elias Luiz
    A super lan house de Gokyo" Foto: Elias Luiz
    Partindo de Gokyo" Foto: Elias Luiz
    Uma foto panorâmica de Gokyo" Foto: Elias Luiz

Uma das imagens mais assustadoras do trekking, logo que saímos de TagNak encontramos um dos maiores glaciares do Himalaia, o Glaciar Ngozumpa Foto: Elias Luiz

18º DIA

Gokyo / Nepal
Saímos de Thangnak logo cedo e após uma hora de caminhada encontramos os nossos porteadores sentados descansando, ao passar por eles entendi porque resolveram parar tão cedo. A nossa frente estava o imenso glaciar Ngozumpa que teriamos que atravessar para chegar em Gokyo, a 5.040 metros de altitude. Este é o maior glaciar do Nepal com aproximadamente 20 km de extensão e neste trecho teríamos que atravessar aproximadamente 1km de sua largura. Olhando de cima, parecia impossível atravessar, por baixo fica o glaciar, a camada de gelo, e por cima dele é uma imensidão de pedra sobre pedra.

Começamos a descida ao glaciar e aos pouco a trilha nos leva para um caminho relativamente tranquilo e após uma hora chegamos ao final do glaciar e após enfrentar a dura subida chegamos em um mirante de onde avista pela primeira vez o vilarejo de Gokyo e o lago Dudh Pokhari, conhecido como o terceiro lago. A paisagem é muito bonita com as montanhas nevadas ao fundo e o Gokyo Ri com 5.360 metros, de onde pode avistar o Everest e boa parte da cordilheira do Himalaia. Mas, infelizmente não teríamos tempo de subir ao cume, pois perdemos alguns dias quando a Ju, Edi e Dani passaram mal. Poderíamos até tentar subir, mas depois teríamos de que descer no mesmo dia para Dhole, o que daria no total 9 horas de caminhada e seria muito puxado. Resolvemos que apenas dormiríamos em Gokyo e no outro dia já partiríamos para Dhole.

Como não iria subir Gokyo Ri, aproveitei a noite que estava estrelada e saí para fotografar. Saí as 21h e no início o Carlos Santalena me acompanhou nas fotos, mas as 22h ele resolveu ir para o Lodge e fiquei sozinho. Fiz algumas fotos a beira do lago e depois resolvi subir ao mirante, onde estivemos pela tarde. As vezes o Cho Oyu aparecia entre as nuvens e pude fotografá-lo. Usei a longa exposição e fiz fotos interessantes. A meia-noite, com temperatura de - 1 º C, resolvi também ir dormir, pois o outro dia também seria longo.