Decolando
da redação: Elias Luiz
7 de agosto de 2012 - 2:00
 
comentários    
 
Em verde estão os locais onde iremos realizar trekking, nos outros locais será uma viagem cultural. Arte: Elias Luiz
 

Sou o Elias Luiz, editor chefe do Extremos - www.extremos.com.br, o maior portal de aventura do Brasil, juntamente com a Curtlo gostaríamos de apresentar a expedição Tour Du Mont Blanc.


Dois anos atrás enquanto retornava do Trekking ao Everest e estava sobrevoando a França no caminho de volta ao Brasil, pensei: E agora que tinha realizado o meu maior sonho, qual seria o meu próximo destino? Olhei para o monitor de TV a minha frente e ele indicava que estávamos sobrevoando a França, olhei para baixo e avistei algo que seria os Alpes e naquele momento pensei:
Meu próximo destino será nos Alpes. Como já conhecia os Andes e o Himalaia, essa seria uma boa oportunidade de realizar um trekking nos Alpes, no coração da Europa.


Finalmente no começo de 2012 comecei a procurar um bom trekking nos Alpes e logo encontrei o Tour du Mont Blanc, um dos mais tradicionais circuitos de trekking da Europa, uma volta na cadeia de montanhas do Mont Blanc, começando em Les Houches na França, passando pela Itália, Suíça e finalizando em Chamonix, na França, um total de aproximadamente 200km de trekking, para ser realizado em 14 dias com dois dias de descanso no meio do percurso.

Há algumas diferenças importantes em relação ao trekking que realizei ao Everest, nos Alpes eu não terei o problema de altitude, pois chegarei ao máximo a 2.800m, mas o desnível do terreno será grande, com muito sobe e desce, além do calor, pois nessa época é verão na Europa. Outro fator é que este será um trekking autoguiado, diferente do Everest que tive o Carlos Santalena como guia, e isso fez uma grande diferença, nos Alpes utilizarei alguns mapas que recebi da minha agencia e também alguns routecards (cartões com dicas das trilhas).

Fiz um bom treinamento com muitas caminhadas e corridas que variavam no início em 4, 5 e 6 km, chegando agora nos últimos dias a 18km de caminhada por dia.

Início
Hoje, dia 7 de agosto começa mais uma Expedição Extremos, agora com patrocínio exclusivo da Curtlo. A cobertura online do Tour du Mont Blanc você poderá acompanhar aqui.

Obrigado a todos e fiquem atentos na cobertura online, pois daremos todas as dicas deste belo roteiro pelos Alpes.