Cadeado TSA Lock
da redação: Elias Luiz
19 de junho de 2012 - 9:30
 
comentários    
 
Você utiliza o cadeado com a combinação de segredos, na foto aparece o local onde o agente do aeroporto utilizará uma chave mestre para abrir o cadeado sem danificá-lo. - Foto: Divulgação
 

Nossa expedição ao Tour du Mont Blanc está chegando, faltam apenas 49 dias e os preparativos finais já começaram. Tem um equipamento que iremos utilizar novamente e que é pouco conhecido e divulgado aqui no Brasil. O cadeado que iremos apresentar pode ser encontrado em diversos modelos e marcas diferentes, o que você precisa ficar atento é se ele tem o certificado de aprovação TSA-Lock.

Este cadeado é fabricado em metal pesado, permite que você faça sua própria combinação de digitos, e mude essa combinação quando achar necessário, isso ajuda impedir que sua mala seja aberta facilmente.

Muitas pessoas não sabem, mas quando viajamos para o exterior, não podemos despachar nossas malas e mochilas trancadas. Todas as malas são vistoriadas eletronicamente antes de entrarem no avião ou, na chegada ao país de destino, antes de serem liberadas. Mas, em alguns casos, este sistema eletrônico encontra dificuldades em identificar o que está na bagagem, e os agentes abrem a mala para olhar. Se a mala esta trancada com um cadeado comum, eles quebram o cadeado e, muitas vezes, até danificam o zíper e não tem nada que possamos fazer, pois estas são as regras.

Em conjunto com alguns fabricantes, a TSA desenvolveu cadeados especiais que são possíveis de serem abertos com uma chave-mestra, preservando seu cadeado e sua mochila. Estes são os cadeados TSA. Além disso, existe um indicador informando que o cadeado foi aberto.

Na primeira viagem que utilizamos o cadeado, no vôo de Lima para São Paulo, notamos que nosso cadeado havia sido aberto, e foi um alívio que nada tinha sido danificado. Outros mochileiros a nossa volta estavam reclamando que seus cadeados foram quebrados, exatamente porque eram cadeados comuns.

O que você achou desse sistema de cadeado? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.