Extremos
 
EXPEDIÇÕES REFÚGIO SERRA FINA
 
Expedição Elbrus
EQUIPE REFÚGIO SERRA FINA NA MONTANHA MAIS ALTA DA EUROPA, ELBRUS 5642 METROS
 
 
Os 11 brasileiros no cume do Elbrus.
     
 
 

23.08.2015 - 8:23

Equipe Refúgio Serra Fina no cume do Elbrus

Todos os montanhistas brasileiros guiados por Carlos Santalena, da Grade6, chegaram ao cume do Elbrus. Ouça o Podcast 80 com Maurício Anchovas direto do Barriors, a 3.850m, falando como foi a escalada.

Todos os 10 montanhistas chegaram ao cume: Maurício Anchovas, Cássio Doc, Cleberson Souza, Thaís Pegoraro, Sabrina Paschoal, Stefan Claus Reinold, Nelson Novaes Neto, Emerson Coelho, Arthur Svidzinski, Alexandre Roque e o guia Carlos Santalena.

Faça o download do Podcast 80 - 11MB
 
comentários - comments
 
 
 

22.08.2015 - 11:30

Na espera a 3.850m

  Rodrigo Raineri  

Bom dia pessoal! Amanheceu limpo por aqui mas como de costume ao meio-dia a parte alta da montanha estava fechada. A decisão até momento é de partirmos para o cume nesta madrugada, à 1h horário local. A noite passada o céu estava estrelado e sem vento. Vamos torcer para se repetir. Tivemos um treinamento de corda pela manhã e agora vamos almoçar e descansar. Chegou a hora, agora é hidratar e relaxar, concentração para a subida final.

Mais uma vez agradeço em nome da Equipe a torcida e apoio de nossas famílias e amigos. Toca pra cima!!!

     
Parte interna de um Barrior, nosso alojamento.  
Maurício Anchovas com o Barrior e o Elbrus ao fundo.
 
EQUIPE REFÚGIO SERRA FINA: Cleberson Souza, Maurício Anchovas e Cássio Doc nos Barriors (3.850m).
 

21.08.2015 - 14:20

Nos Barriors (3.850m)

  Rodrigo Raineri  

Olá pessoal! Estamos nos Barriors, jantando a 3.850m. A internet é precária mas é muito bom ter um sinal para enviar notícias nossas à vocês. Fizemos uma subida até 4.750m com ventos fortes e sensação térmica por volta de - 12ºC, sem sol. Não foi tão fácil mas o grupo foi bem. Amanhã descansaremos e avaliaremos as condições do clima para um possível ataque ao cume. Caso positivo, ao sinal dos guias partiremos à meia-noite, horário local, seis horas na frente do Brasil.

Obrigado às nossas famílias e amigos pela torcida. Toca pra cima!!!!

     
Finalmente os Barriors (3.850m).  
Nossa equipe subindo. Foto: Nelson Novaes Neto
 

20.08.2015 - 12:26

Segundo Dia de Aclimatação

  Rodrigo Raineri  

Estamos em Terskol. Chegamos a pouco da montanha. Subimos até 4.100m onde fizemos um treinamento de queda na neve com trabalho de travamento na piqueta. As condições não estavam as melhores. Com um dia fechado e um vento gelado concluímos as atividades em um pouco mais de 4 horas. Caminhamos 4,8 km em ritmo bom. A equipe está bem e muito animada.

Amanhã partiremos de mudança para os Barriors, nossos alojamentos a 3.800m. Após nossa chegada faremos uma caminhada longa de aclimatação e no sábado descansaremos para um possível ataque ao cume na madrugada de domingo, se as condições do tempo permitirem.

     
 

19.08.2015 - 10:31

Primeiro Dia de Aclimatação

  Rodrigo Raineri  

Acabamos de voltar do nosso primeiro ciclo de aclimatação. Subimos de 2.000m para 3.000m de altitude, foram 7 km de ida e volta e 5 horas de caminhada com o Elbrus ao fundo. O clima está bom com um vento mais forte acima dos 3.000m. Estamos todos bem!

Amanhã subiremos para 4.000m nos Barriors e depois voltaremos para Terskol e somente na sexta-feira partiremos para os acampamentos altos e se tudo correr bem o ataque ao cume está programado para domingo.

     
 

18.08.2015 - 15:22

Brasileiros já estão em Terskol

Maurício Anchovas, Cássio Doc, Cleberson Souza e os outros brasileiros que irão escalar o Elbrus já chegaram a Terskol, depois de 12 horas de viagem. Amanhã devem fazer o primeiro ciclo de aclimatação com o guia Carlos Santalena da Grade6.

 

18.08.2015 - 13:59

Tragédia no Elbrus

Os corpos de dois alpinistas poloneses foram encontrados e resgatados por helicóptero nesta terça-feira na face norte do Elbrus, próximo ao cume Ocidental. Um terceiro alpinista polonês que fazia parte da equipe ainda está desaparecido, só foi encontrada a sua jaqueta.

Os montanhistas haviam desaparecido nesta segunda-feira, quando tentavam o ataque ao cume do Elbrus. Mas o tempo estava muito fechado e por isso não foi possível acionar o helicóptero de resgate.

Os poloneses tentavam a escalada por uma via mais difícil e sem o acompanhento de guia.

 

18.08.2015 - 08:30

Moscou

  Rodrigo Raineri  

Hoje estamos saindo de Moscou com destino a Terskol, a base da montanha onde faremos a aclimatação para a escalada do Elbrus, a montanha mais alta da Europa com 5.642 metros de altitude ao nível do mar.

Encontramos com o nosso guia Carlos Santalena da Grade6 e outros montanhistas que também irão escalar o Elbrus.

O Elbrus é um vulcão adormecido que se encontra na Cordilheira do Cáucaso Ocidental, entre Kabardino-Balkaria e Karachay-Cherkessia, na Rússia, perto da fronteira com a Geórgia. É pra lá que estamos indo, em breve enviaremos mais notícias.

Direto de Moscou,
Maurício Anchovas

     



 
comentários - comments