Extremos
 
PROJETO NO TOPO DO MUNDO
 
Manaslu
MAIS UMA ETAPA DO PROJETO NO TOPO DO MUNDO DE CRISTIANO MÜLLER
 
 
 
26.09.2015 - Ainda no Campo Base!
 

29.09.2015 - 03:00

Expedição Encerrada

  Roberta Abdanur  

Amigos, infelizmente a expedição Manaslu 2015 está terminada. Abaixo retransmito o comunicado da agência explicando detalhadamente as razões pelas quais tivemos que retornar do C1 para o Campo Base, sem sequer termos tido a oportunidade de atacar o cume.

Resumidamente, a previsão de bom tempo não se confirmou e a grande quantidade de neve que caiu na última noite impediu os sherpas de seguirem com a instalação das cordas fixas nos campos superiores. Adicionalmente, o risco de avalanche devido à neve acumulada nas encostas mais inclinadas da montanha é extremamente alto, especialmente entre o C3 e o C4. Lembrando que esta montanha vitimou mais de uma dezena de escaladores devido a uma avalanche que atingiu o C3 em 2012 (você pode ler sobre essa tragédia no livro do Manoel Morgado). E não há perspectivas das condições melhorarem em tempo hábil para que possamos realizar uma tentativa segura. Neste momento, as principais agências estão desmobilizando o seu acampamento base e deverão partir para Katmandu em um par de dias. O mesmo ocorre conosco. Ainda há vários escaladores independentes e algumas agências menores que estão na montanha, dispostos a enfrentar os riscos citados acima, entretanto, para nós os mesmos eram simplesmente inaceitáveis.

Agradeço, de verdade, o apoio de todos ao longo de toda a expedição. O mais importante é estar de volta em segurança e olhar para frente, visando os próximos desafios que estão por vir.

Um grande abraço
Cristiano Müller
direto do Campo Base

 
comentários - comments
 
 
 

26.09.2015 - 09:28

Amanhã começa o Ciclo de Cume

  Roberta Abdanur  

Amanhã, 27/9, partiremos do BC para o ciclo de cume. Dormiremos uma noite no C1, depois C2,C3,C4 e, por fim, no dia 1/10, está previsto que realizemos o ataque ao cume. A saída foi ligeiramente atrasada (inicialmente iríamos sair no dia 25 ou 26/9), depois de um acidente ocorrido com um dos sherpas da Himex (Russel Brice). Quando os sherpas estavam instalando as cordas fixas entre o C3 e o C4, um deles caiu em uma cravasse, sofrendo lesões em um de seus braços. O sherpa já foi evacuado da montanha e em princípio passa bem. Será avaliado com mais critério em Katmandu. Como conseqüência deste acidente, todas as expedições que estavam na montanha já nos seus ciclos de cume (inclusive a do próprio Russel Brice), retornaram ao campo base. As informações são de que a passagem por esta cravasse entre o C3 e o C4 está extremamente perigosa. Ontem houve uma reunião com representantes de todas as expedições com o objetivo de encontrarem uma solução para o caso. E possível que se instalem escadas neste trecho, para tornar a passagem mais segura. Também está pendente a instalação de cordas fixas do C4 até o cume. Enquanto os sherpas trabalham nestas frentes, realizaremos a nossa ascensão até os campos mais baixos (C1,C2,C3) e esperamos que quando tenhamos que subir aos campos mais altos, as condições estejam melhores.

Obrigado pela torcida!
Cristiano Müller
direto do Campo Base

 
Teste do equipamento de oxigênio realizado no início da semana no campo base. Este é o equipamento que utilizaremos no ataque ao cume.
 

22.09.2015 - 03:10

Depois do C2, estamos de volta ao Campo Base

  Roberta Abdanur  

Escalamos até o C2, onde dormimos uma noite. Já estamos de volta ao BC. O trecho entre o C1 e o C2 é provavelmente o mais técnico e o mais perigoso de toda a escalada. Mas as vistas espetaculares e a adrenalina de escalar paredes quase verticais e de ultrapassar cravasses gigantescas faz tudo valer muito a pena. Agora teremos alguns dias de descanso no BC, aguardando as condições climáticas ideais para voltar a subir a montanha.


     
 

20.09.2015 - 10:40

No C2

  Roberta Abdanur  

Ontem subimos do Campo Base para o C1. Hoje após 5 horas de escalada finalmente chegamos ao C2. Durante a noite nevou, mas no início da manhã quando iniciamos a escalada o clima estava quente e transportor esse trecho não foi fácil em cordas fixas, paredes verticais de gelo e pontes feitas de escada sobre fendas. Chegamos exaustos. Agora iremos descansar e amanhã descer.




 

18.09.2015 - 09:40

De volta ao Campo Base

  Roberta Abdanur  

Depois de passarmos duas noites no Campo 1, tivemos que retornar ao Base Camp devido a imensa quantidade de neve fresca (cerca de 40cm) existente no trecho entre o C1 e o C2, justamente o mais sujeito a avalanches. Aguardaremos com paciência a janela de bom tempo para podermos subir até o C3 e finalizarmos este segundo ciclo de aclimatação.

 

 

 

 
Cristiano Müller de volta ao Campo Base.
 

15.09.2015 - 10:30

Segundo Ciclo de Aclimatação

  Roberta Abdanur  

Está confirmado que subiremos amanhã, dia 16, para o C1, já que a rota entre o BC e o C1 não oferece muitos riscos de avalanches. O plano é passar 2 noites no C1, depois subir ao C2, passar 2 noites também e no 5º dia subir até o C3 para "tocá-lo" e retornar ao BC no dia 20 de setembro. Mas só sairemos do C1 para o C2 se as condições estiverem boas... já que é o trecho mais sujeito a avalanches de toda a escalada.

Obrigado pela torcida!
Cristiano Müller
direto do Campo Base

     
Foto do Campo Base logo que chegamos.  
Foto do Campo Base depois da nevasca de ontem.
 

11.09.2015 - 09:08

Primeiro Ciclo de Aclimatação

  Roberta Abdanur  

Hoje foi o nosso primeiro dia de aclimatação, propriamente dito, realmente agora começamos a escalar o Manaslu. Chegamos ao C1, a 5.500m de altitude, e levando a risca o climb high sleep low (suba alto e durma baixo), voltamos para o Campo Base, a 4.800m para dormir. Finalizando assim esse primeiro ciclo.

Na descida pegamos um pouco de uma mistura de neve e chuva e o tempo parece que vai começar a fechar. Enquanto estava escrevendo esse texto do diário online, o Guy Cotter (chefe da expedição) acabou de entrar na barraca para dizer que recebeu um boletim meteorológico atualizado (eles compram da Suíça). A previsão é de mal tempo para os próximos 3 dias... Depois o tempo melhora... ai subiremos para o C1, dormiremos lá e no dia seguinte subiremos para o C2.

Cristiano Müller
direto do Campo Base

     
 

10.09.2015 - 08:18

Cerimônia Puja

  Roberta Abdanur  

Hoje tivemos a cerimônia Puja, organizada pelos sherpas e dirigida pelo Lama, na qual pedimos permissão e proteção para escalar a montanha. Foi um dia de muita concentração, reflexão e principalmente, respeito. Amanhã subiremos ao C1 e retornaremos ao Campo Base, iniciando assim o 1º ciclo de aclimatação na montanha propriamente dita.

O Russel Brice (Himalaya Experience) também está aqui, hoje vem jantar conosco. Ele é muito amigo do Guy Cotter, o líder da nossa expedição (Adventure Consultants). Dan Manzur da Summit Climb também está por aqui com sua expedição.

Cerimônia Puja

A cerimônia é realizada por um Lama que sobe até o campo base para este momento, onde temos uma solenidade privativa da nossa expedição, e conta com a participação de praticamente todos alpinistas. Durante a cerimônia ele pedem aos deuses que habitam o a montanha que deem passagem segura por sua casa. "No fim, todos recebem um punhado de tsampa, um tipo de farinha, que jogamos uns nos outros... ficamos com os cabelos e rostos brancos, o que simboliza a chegada da idade... e desejamos 'long life – vida longa' uns aos outros.”

Cristiano Müller
direto do Campo Base

     
 

08.09.2015 - 11:05

Campo Base

  Roberta Abdanur  

Chegamos à 4.800m, no Campo Base do Manaslu, depois de uma ascensão de 1.300 desde Samagaon. O dia estava perfeito e fizemos uma subida lenta, fomos abençoados com vistas espetaculares do Manaslu e da cidade de Samagoan e ao longe os campos verdes da agricultura local. Passamos por yaks que pastam nas encostas enquanto subíamos e finalmente chegamos ao Campo Base depois de 2h de caminhada. Fomos recebidos com um delicioso almoço com salada fresca, batatas assadas e frango assado. Em seguida pegamos nossos equipamentos e montamos nossas barracas que serão as nossas casas nas próximas semanas.

Amanhã vamos descansar e depois partir para o primeiro ciclo de aclimatação.

 
  Roberta Abdanur  

05.09.2015 - 16:15

Começou!

Chegada a Samagaon (3.390m) em helicóptero. Vistas belíssimas durante o voo. Mas a vista que realmente impressionou e emocionou, foi a do Manaslu, surgindo imponente no horizonte, com seus 8163m. Seguimos com os trekkings de aclimatação e em 2 dias devemos subir definitivamente ao Campo Base da montanha.

Cristiano Müller
direto de Samagaon

     
 
comentários - comments