Extremos
 
PROJETO CAMINHOS
 
Nosso amigo Check List
 

texto e fotos: Juliano Sant'Ana
23 de novembro de 2015 - 9:55

 
 
  Juliano Sant'ana  

Salve, Salve pessoal!

Estamos de volta para mais uma postagem na minha coluna CAMINHOS do Portal EXTREMOS. Ou melhor, a segunda postagem, afinal, acabei de chegar por aqui! Hehehe! Inclusive, difícil descrever o tamanho da felicidade com a repercussão do primeiro post há pouco mais de duas semanas. Foram inúmeros compartilhamentos, um caminhão de comentários e muitos novos amigos. E o que me deixou ainda mais contente foi a identificação das pessoas com a ideia desse novo canal. Pessoas que estão começando, dando os primeiros passos no trekking, no montanhismo e pessoas que de certa forma ainda não saíram do famoso sofá e são espectadores acompanhando aqui pelo EXTREMOS o que os aventureiros heróis, a galera sinistra do Brasil anda fazendo pelo mundão a fora. Então a todos, fica aqui o meu muito obrigado, de coração.

Agora vamos aos trabalhos!

Este novo post foi inspirado no momento que estou vivendo. Para se ter uma ideia, estou escrevendo (melhor dizer digitando hoje em dia né?! Hihihi) dentro de um ônibus entre Congonhas e Guarulhos, pois nesta segunda (09/11) embarcamos para mais uma breve aventura pelas Cordilheiras Bolivianas. Digo momento, pois os dias que antecedem uma expedição, independentemente do tamanho dela, geram certa dose extra de planejamento, pesquisa, revisão de equipamentos, roupas e assim por diante. E tem uma espécie de documento que lhe quebra um galho absurdo, agiliza o processo de revisão e montagem da mochila. Um amigão. O CHECK LIST! Aqui mesmo no Portal EXTREMOS você pode fazer o download de um excelente check list, uma versão completa que considera alguns dos equipamentos e vestuários ideais para um trekking. Ele será seu guia, irá lhe auxiliar no que se deve levar para uma aventura e certamente será útil caso necessite comprar alguns dos materiais informados, pois um check list orienta no tipo de tecido, tecnologia e quantidade de peças por exemplo e geralmente dividido por parte do corpo, para melhor entendimento e planejamento. É claro que ele não entra em detalhes técnicos de especificação, abordando profundamente cada material. Isto nós devemos fazer por aqui em algum dos futuros posts, mas o check list é seu ponto de partida.

Mesmo que você não tenha uma aventura em mente, nada programado, mas quer sim começar algo, realizar um sonho, sair da rotina como geralmente digo, minha principal sugestão é iniciar hoje a leitura de um check list, como o sugerido pelo EXTREMOS, pois seu futuro investimento financeiro para entrar no mundo da aventura não está somente na viagem, no pacote de turismo a se contratar, mas também está nos equipamentos e vestuários. E meu amigo ou minha amiga, não é barato. Vamos falar disso em breve e também já citei no post anterior, pesquise muito, avalie as grandes marcas de aventura, as tecnologias, os recursos oferecidos e se você estiver realmente disposto a fazer algo diferente na sua vida como caminhar pelas trilhas desse planeta maravilhoso, INVISTA, pois um equipamento de qualidade lhe vai ser útil por muitas e muitas aventuras. São raríssimos os casos em que produtos baratíssimos resistam a muitas aventuras, em especial as casca grossas. Seria como achar uma mosca branca, como dizem por aí. Rsrs! É claro que você não vai sair por aí chutando o balde comprando tudo que vê pela frente ou aquilo que dizem ser o melhor, até porque cada meta é uma meta, cada sonho é um sonho. Mas outra dica que deixo é: Estabeleça uma meta ousada, aquela com cara de sonho, seja escalar uma alta montanha ou realizar um Trekking inesquecível. Feito isso, busque informações sobre o check list necessário para esta aventura escolhida e com isto, você passará a ter uma referência do que irá precisar em relação a equipamentos e vestuários. Agora choque, compare com um check list completo, como do EXTREMOS. Pronto! A partir de agora você passa a ter uma visão mais global do que será necessário investir.

     
     

A partir de agora, além de treinos periódicos, procure realizar trilhas próximos a você. Comece com algumas de 1 dia, depois evolua para 2, 3 dias já com cara de travessia. Estes primeiros passos são fundamentais para a adaptação ao novo terreno, após acampamentos, ao dia a dia de um teekking e obviamente, são importantes para irem adquirindo os produtos pouco a pouco, flexibilizando pagamentos e construindo a certeza, a segurança de que é isso que você vai fazer deste momento em diante. Com isto, com o check list do seu lado como um amigo e com o planejamento em execução, você vai chegar na aventura preparado psicologicamente e principalmente em relação a equipamentos, pois este "tempo" entre o planejamento, adaptação e execução, lhe permitirá também investir naquilo que comentei no início deste texto, em materiais com mais qualidade e resistência e que na maiorias dos casos, acabam sendo os mais caros.

Tudo isso encaminhado, a cada aventura, seja uma travessia de 2, 3 dias ou aquele grande sonho, chega o momento de montara mochila e nesta hora, aquele seu amigo check list passa a ter ainda mais valor, pois torna este momento mais dinâmico, mais organizado e ainda mais seguro.

Acima compartilho com vocês um vídeo com efeito "time-lapse", ou seja, estilo acelerado de uma montagem de mochila. Realizei há poucos dias antes de embarcar para o Huayna Potosi na Bolívia. Ele mostra a conferência do check list, organização dos equipamentos e vestuários e a montagem em si. Mas reforço que o foco aqui não é a montagem da mochila. Isto é assunto para outro post, mais específico. Em breve também vamos falar mais detalhadamente de equipamentos e também de alguns locais, certamente aqueles por onde passei e que posso compartilhar alguma experiência, sejam roubadas ou barbadas.

É isso pessoal! Espero que este novo post seja proveitoso, que possam ter um novo olhar sobre o check list e que ele seja ainda mais útil, não apenas na véspera de uma aventura, mas principalmente no seu planejamento para sair do sofá e no estudo dos números (R$ ou até mesmo U$) de seus novos "CAMINHOS".

Um grande abraço e até o próximo post.
Pro alto e avante!
Bons ventos a todos!
Juliano Sant'Ana

comentários - comments