Extremos
 
PROJETO CAMINHOS
 
Por onde começar
 

texto e fotos: Juliano Sant'Ana
28 de outubro de 2015 - 12:45

 
Juliano Sant'Ana no início de sua "transformação".
 
  Juliano Sant'ana  

Partiu! Vou para a trilha, mas qual? O que preciso levar? Que equipamento usar? Que roupa? É dúvida que não se acaba. Então o caminho é a internet. Portais de notícias, fóruns de discussão, blogs de viagem e assim por diante. Entrar em site de marcas então, embaralha ainda mais. É tecnologia para tudo quanto é lado e repleta de nome difícil. Gore-tex, Windstopper, Vibram, Hi-Vent, Sanitized, Poliamida, Softshell e podemos ir longe pontuando cada uma. Rsrs!!

Pois bem! Começar não é nada fácil já que não falamos por ONDE iniciar.

Por isso eu estou chegando. Me chamo Juliano Sant'Ana, sou de Blumenau, Santa Catarina. Para muitos, cidade da Oktoberfest. Para mim, uma cidade que amo, minha cidade natal a qual tenho uma excelente qualidade de vida e, acima de tudo, onde me transformei. Quis o destino que em Blumenau eu resolvesse virar montanhista. Ou melhor, iniciar minha formação como montanhista que até hoje continua acontecendo. Já são quase três anos adquirindo experiências, aprendizados, conhecendo pessoas, lugares e equipamentos. Foi assim, do nada, como uma ideia maluca para muitos. O primeiro passo foi difícil, mas quando saiu, resolvi divulgar para o mundo.

Junho de 2011, estava com aproximadamente 94kg e voltando de uma viagem de férias quando disse aos ventos: vou subir o Aconcágua, maior montanha das Américas. Mal sabia o tamanho do compromisso que estava assumindo. E mais do que isso, mal sabia o tamanho do investimento que teria que fazer, não só para a viagem em sí, mas para tudo que teria que adquirir em equipamentos e vestuários. Isso sem falar no investimento pessoal em acompanhamento médico, academia, dietas, etc

Obviamente que a internet foi a grande fonte de informação, mas em 2011 ainda muito desencontrada, dividida e com algumas contradições, especialmente no Brasil, país com o turismo de aventura também em desenvolvimento. Quer um exemplo? Eu encontrava uma bota que parecia ideal e um montanhista dizia que outra determinada marca com determinada tecnologia era a melhor. Beleza, bora ver o preço. Uma facada no coração, ou no bolso né?! rsrs!! Ok! O que comprar? Não tinha e não tenho ainda toda a grana necessária neste princípio. Mas, onde vou começar a praticar? Quando vou para o Aconcágua? A previsão inicial era partir para a grande meta apenas em janeiro de 2013. E será que uma bota duraria até lá? Enfim!! Fui pelo preço nos primeiros testes. Comprei uma bota por cento e alguma coisa reais! hehe!! Deixo a critério de vocês adivinhar quantas trilhas, assim, pequeninhas de 1 dia apenas ela durou! hehehe.. Mas tudo bem! Isto tudo vou detalhar nas próximas postagens.

A moral aqui amigo é compartilhar conhecimento, dicas, lugares, equipamentos, passo a passo, informações primordiais para você que tem aventura correndo pelas veias, pulsando no coração. Para você que adora trilhas e montanhas mas ainda não levantou do sofá. Está aí, curtindo o EXTREMOS como eu, lendo e assistindo às grandes aventuras de verdadeiros guerreiros e guerreiras brasileiras pelas trilhas e montanhas desse mundão afora. A diferença? Simples!! Eu levantei e confesso que penei para me acertar até a primeira grande aventura. Não foram poucos os "test drives" sofridos para pegar a manhã. Aprendendo na marra, sendo auto didata em muitas vezes. Ok, consegui!! Mas por que guardar comigo? Por que não iniciar uma grande parceria como um portal como o Extremos e poder compartilhar a rotina de um aventureiro como você aí que está lendo agora, a rotina de uma pessoa comum que quer, mas as vezes não sabe como. Quer, mas já jogou dinheiro fora também em alguns testes desastrosos onde equipamentos se foram, sejam por má qualidade ou por mau uso.

Vamos continuar a ver, ler e nos inspirarmos com os grandes aventureiros de nosso país sim, pois eles nos oferecem energia, motivação para buscarmos algo grande, extremo, desafiador. Mas o primeiro passo pode ser mais difícil que se imagina e como eu mesmo comentei no início deste texto, é por isto que estou chegando. Como diriam as gírias atuais e que me perdoe a língua portuguesa, É NÓIX PARCEIRO ou parceira. Eu sentia muito a falta de informações vindas de um ponto de vista mais semelhante ao meu, ao nosso, porém com alguma vivência. É claro que talvez aconteçam correções, ajustes e até dicas vindas de pessoas mais experientes. Mas adianto, TÁ DE BOA galera!! Este é um espaço democrático, quase um coworking, hehehe!!! Vamos crescer e aprender juntos.

A cada postagem neste novo canal, pretendo escrever de uma maneira bem simples, de fácil entendimento até para estar de acordo com meu nível de conhecimento, que também está no processo de evolução. Vou procurar falar de lugares também. Onde já estive e que recomendo de olho fechado. E nestes casos, vou trazer dicas de como ir, quando, com quem, preços, sacadas, estratégias, furadas e roubadas. E claro, sempre trazendo situações, experiências sobre os equipamentos e vestuários utilizados, além de postagens específicas quanto a isto.

Belezinha?

 
Clique na imagem para ampliar e encontre os sete erros.
 

Um prazer conhecer vocês nesta nova jornada. Para mim, confesso que mais uma aventura desafiadora. Estou chegando num novo mundo. Neste mundo de informação, blogs, textos. Espero poder ser útil e poder aprender com todos.

Sobre as fotos? Bom!! É para rir mesmo. Foram as primeiras dessa história de transformação. A da capa então, com camiseta de algodão, mochila socada para um trekking de 5 horas, roupa de shopping quase! hehehe!! Na imagem ao lado, deixo para vocês identificarem os 7 erros. rsrs!!

Ah, lembram-se que no começo falei que aos 94kg resolvi sair da zona de conforto? Pois bem, hoje meu mundo está em constante movimento e eu aos 80 kg de muita disposição!” Simbora” acabar com a rotina e investir na vida, ou melhor, na qualidade de vida.

Bem vindos ao blog CAMINHOS no Portal EXTREMOS.
Ops!! Não havia comentado o porquê do título do blog se chamar CAMINHOS, certo? Massa! Mais assunto para as próximas postagens. Rsrs!

Estou à disposição de todos, deixe seu comentário abaixo.
Um abraço galera!
Juliano Sant'Ana

comentários - comments