Equipe vai percorrer a primeira via aberta entre Minas e o mar
da redação, Texto: Rafael Duarte - Fonte: Blog Miramundos - O Globo
19 de abril de 2012 - 15:45
 
comentários    
 
  • Equipe vai percorrer a Estrada Real
    Equipe vai percorrer a Estrada Real Foto: André Fossati
  • Mapa da Estrada Real - de Parati até Diamantina
    Mapa da Estrada Real - de Parati até Diamantina" Arte: Divulgação
  • Apoios
    Apoios" Arte: Miramundos
1 3

Equipe vai percorrer a Estrada Real Foto: Miramundos

todas as imagens
 

Salve, salve, caro leitor! É com alegria que anunciamos a estreia do blog da nossa expedição aqui no site do Extremos para compartilhar com todos vocês mais um desafio da Miramundos. Se você nos acompanhou em 2009, quando peregrinamos de bicicleta pelo Caminho de Santiago, ou no ano passado, quando alcançamos por trekking a proa do Monte Roraima, já conhece bem o nosso trabalho. Daqui a uma semana, partiremos para uma nova expedição. E, desta vez, voltaremos a girar os pedais de nossas bicicletas, só que aqui mesmo no Brasil. A partir da próxima segunda-feira, 23 de abril, vamos percorrer as trilhas do Caminho Velho do ouro pela Estrada Real, de Ouro Preto (MG) a Paraty (RJ). A primeira é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. E, a segunda, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Durante as próximas semanas vocês poderão acompanhar por este blog e pelas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram toda a nossa jornada com publicações do dia-a-dia na nossa viagem numa espécie de diário de bordo. Serão relatos, matérias, entrevistas e muitas imagens para que você possa “embarcar” com a gente em mais uma aventura e conhecer um pouco mais da história e da cultura de toda aquela região. Este destino sempre nos chamou bastante atenção por sua relevância história para o Brasil. Afinal de contas, esta foi a primeira via aberta para conectar a região mineradora de Minas Gerais com o mar, de onde escoava toda aquela produção para a Europa. E olha que nem faz tanto tempo assim: apenas cerca de 300 anos. Nos próximos posts, vamos destrinchar um pouco mais a história deste percurso.


Durante os últimos quatro meses, Jaime Vilaseca e eu enfrentamos um período de preparação física focada para este tipo de atividade, tema este que também vamos detalhar e dar dicas aqui nos próximos dias. Não vai ser tarefa fácil percorrer em cerca de 16 dias todo este trajeto, transpondo algumas serras lindas, porém desafiadoras, como a Serra da Mantiqueira. Também fazem parte desta empreitada os fotógrafos (e cinegrafistas) Daniel Ramalho e Flávio Forner, que nos acompanharão em um carro de apoio. Além de textos e fotos para o blog, produziremos uma websérie que será exibida também aqui alguns dias após o término da expedição.

Portanto, leitor, você está convidado a nos acompanhar e interagir com a gente novamente. Se gostou da novidade, não hesite em indicar o blog Miramundos e recomendar aos amigos que curtem aventura, esporte e história.

E vamos nessa com a gente, rumo a mais uma incrível jornada!