Extremos
 
COLUNISTA WALDEMAR NICLEVICZ
 
Vídeo da escalada do Vulcão Puntiagudo (2.493m)
 
texto e fotos: Waldemar Nicleviz
18 de outubro de 2017 - 16:25
 
Vulcão Puntiagudo (2.493m), Aresta Noroeste, 2017, Chile.
 
  Waldemar Niclevicz  

Agora você poderá acompanhar as escaladas e vídeos de Waldemar Nicleviz em seu novo canal no youtube, assista e siga!

Neste vídeo

Primeira escalada brasileira deste vulcão situado na Patagônia Chilena, caracterizado por um torreão de 400m que lhe dá a sua característica pontiaguda, impossível de ser escalado no verão, quando o tempo é bom.

Já no inverno a rocha fica coberta de gelo, o que torna a escalada viável, embora difícil, pois é um gelo tipo “escarcha”. Não existe um parede uniforme, mas sim gigantescos chapiscos de gelo esculpidos pelo vento que são bastante frágeis.

A escalada foi realizada com meu amigo chileno Raul Barros, havíamos feito uma tentativa em 2015, quando a chuva gelada não nos deu trégua, agora parecia que seria a mesma coisa. A trilha até a base do vulcão, encharcada pela chuva e mais tarde obstruída pela neve, foi superada com grande dificuldade. Mas depois de um dia de espera, o tempo repentinamente melhorou.

Oito esticões de 60m, “coliflores” (couves-flores) gigantescos de gelo, lances com até 90º de inclinação, muita neve na base das paredes e travessias expostas, nos levaram até o topo dos seus 2.493m, no dia 12 de setembro de 2017.

Namastê,
Waldemar Niclevicz
www.niclevicz.com.br

 
comentários - comments