Extremos
 
COLUNISTA WALDEMAR NICLEVICZ
 
Começa a Expedição Império do Sol, Projeto Mundo Andino!
 
Texto: Waldemar Niclevicz
22 de maio de 2014 - 11:30
 
  • Foto: Waldemar Niclevicz
    Waldemar Niclevicz escalando as ruínas de Winay Huayna, Caminho Inca, em 1990. Foto: Waldemar Niclevicz
  • Foto: Waldemar Niclevicz
    Waldemar Niclevicz com Wayruros no Caminho Inca, em 1989." Foto: Waldemar Niclevicz
  • Foto: Waldemar Niclevicz
    O Salcantay (6.271m) visto do Caminho Inca." Foto: Waldemar Niclevicz
  • Foto: Waldemar Niclevicz
    Carregador no Caminho Inca com o Nevado Verônica ao fundo." Foto: Waldemar Niclevicz
1 4

Waldemar Niclevicz escalando as ruínas de Winay Huayna, Caminho Inca, em 1990. Foto: Waldemar Niclevicz

todas as imagens
 

Levei cinco anos para finalizar O BRASIL NO TOPO DO MUNDO, minha autobiografia fotográfica, que ficou resumida em 420 páginas, 31x27cm, onde se esparramam mil trezentas e duas fotografias das mais belas e imponentes montanhas do mundo.

O livro só virou realidade em razão da parceria com: William Torre, amigo de infância e um dos sócios da Comdesenho Estúdio e Editora; Ministério da Cultura, Lei Rouanet; e o patrocínio exclusivo da XP Investimentos.

O desafio maior foi selecionar as fotos, e escrever um texto sucinto de cada um dos 26 anos que se passaram, desde a minha escalada do Aconcágua em 1988, até a minha última expedição, para o Equador em janeiro de 2014.

Terminei a última revisão do livro, identificando no mapa mundi com uma bandeira do Brasil cada uma das centenas de montanhas que já escalei, ficou um belo planeta Terra verde amarelo!

Agora estou arrumando a minha mochila, pois as escaladas vão continuar! Estou partindo dia 23 de maio para o Peru, onde pretendo escalar as montanhas dos arredores de Cusco e Machu Picchu. Volto logo depois da Copa.

Nesse período o William, com quem fiz a minha primeira viagem pelo Mundo Andino, atravessando de trem a Bolívia e o Peru para realizar o Caminho Inca, em 1985, vai cuidar da impressão e da montagem do livro. A partir do final de julho vamos divulgar as datas do lançamento do livro que vão acontecer nas principais cidades do Brasil até o final do ano.

A “Expedição Império do Sol” é uma das mais sonhadas da minha vida. Até a minha escalada do Everest, em 1995, realizei 16 vezes o Caminho Inca a Machu Picchu, quando organizava uma viagem que incluía também um rafting pelo rio Urubamba e visitas a diversas ruínas Incas. Nessas oportunidades ficava encantado com os Apus, as montanhas divinizadas pelos Incas. São essas montanhas que tenho agora como objetivo, em mais uma expedição “informal” (sem patrocínio) do Projeto Mundo Andino.

Deixo nessa atualização algumas fotos do Caminho Inca que estarão publicadas no livro O BRASIL NO TOPO DO MUNDO. Em breve espero mandar notícias diretamente do Mundo Andino!

Hasta luego!

Waldemar Niclevicz