11º Dia da Expedição Topo das Américas / Mundo Andino
da redação, Waldemar Niclevicz
30 de dezembro de 2012 - 8:57
 
comentários    
 
  • Foto: www.niclevicz.com.br
    Waldemar Niclevicz e Pedro no cume do Nevado de Cachi. Foto: www.niclevicz.com.br
  • Foto: www.niclevicz.com.br
    Nosso acampamento no Anfiteatro Khun" Foto: www.niclevicz.com.br
  • Foto: www.niclevicz.com.br
    Amanhecer durante o ataque ao cume do Cachi" Foto: www.niclevicz.com.br
  • Foto: www.niclevicz.com.br
    Pedro na crista final do Cachi" Foto: www.niclevicz.com.br
1 4

Waldemar Niclevicz e Pedro no cume do Nevado de Cachi. Foto: www.niclevicz.com.br

todas as imagens
 

Estimados Amigos,

O Natal é uma data especial, para mim um momento de reflexão, afinal é notável que o homem esteja se preocupando cada vez menos com a sua espiritualidade, e festejar o nascimento de Jesus me traz a esperança de se resgatar um pouco da Religiosidade necessária para a harmonia e a felicidade entre todos.

Este Natal foi para mim ainda mais especial, estava em uma bela montanha, cercado por uma natureza selvagem, desbravando mais uma parte do impressionante e belo Mundo Andino.

No dia 24 de dezembro, às 10h50, o Pedro Hauck e eu atingimos os 6.380m do “Libertador General San Martin” o mais alto dos nove cumes do Nevado de Cachi.

Foi uma escalada surpreendente, muito mais bonita do que eu imaginava, afinal a região não é nenhum tipo de parque ou reserva natural, mas vimos guanacos, viscachas, e um imponente condor bem de perto, sobre um vale repleto de belas nascentes da mais pura das águas, que garantem mais abaixo uma rica agricultura e a sustentabilidade dos habitantes desta parte da província de Salta. O Mundo Andino em aparente equilíbrio!

Nossa ceia de Natal foi a 5.256m de altitude, em um acampamento no centro do chamado Anfiteatro Khun. Estávamos cansados após a longa escalada do Cachi, que estava recoberto de neve em razão de uma forte tempestade que desabou sobre a montanha horas antes do nosso ataque ao cume, mas que deixou tudo branquinho, lembrando o ambiente natalino que nos trazem do hemisfério norte.

Ontem descemos até Las Pailas (3.300m) para reencontrar a caminhonete Andina, que nos trouxe de volta ao simpático povoado de Cachi, onde completamos a celebração do Natal e a comemoração da escalada da primeira grande montanha da Expedição Topo das Américas.

Nos próximos dias iremos nos internar na Puna de Catamarca, enfrentaremos a região mais inóspita e selvagem da nossa Expedição, com o desejo de escalar outras montanhas, mas ainda mais de continuar desvendando as maravilhas do Mundo Andino.

 


Namastê!
Waldemar Niclevicz
www.niclevicz.com.br