A tirolesa foi um sucesso
da redação, Waldemar Niclevicz
9 de novembro de 2011 - 0:25
 
comentários  
 
TIROLESA - Waldemar Niclevicz repete a tirolesa na Cataratas do Iguaçu.
 

Estimados Amigos,

No dia 4 de novembro repeti a mais espetacular tirolesa do mundo, nas Cataratas do Iguaçu, com a ajuda dos meus amigos Irivan Gustavo Burda, Marcelo Santos, Erminio Gianatti e Fábio Ciszezsniak.

 
   
 
   
 
   

A iniciativa foi do Comitê Vote Cataratas, mas queremos agradecer especialmente a Cataratas SA, a Itaipu, a Helisul e ao Parque Nacional do Iguaçu, por não pouparem esforços em nos ajudar a realizar este grande desafio, com o objetivo de arrecadar votos para consagrar as Cataratas do Iguaçu uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, em um concurso que teve início em 2007, envolvendo 440 atrações de 220 países.

O maior desafio foi montar a tirolesa, uma vez que, como há dez anos, quando fizemos esta tirolesa pela primeira vez, os argentinos proibiram o uso do helicóptero no espaço aéreo deles. Em 2001 resolvemos o problema usando balões de hélio, vários homens, quatro barcos, e dois dias de trabalho, correndo o risco de sermos dragados pela força das correntezas.

Desta vez contamos com a ajuda do genial Artur, que possui uma máquina voadora compacta que apelidamos de “avatar”, uma espécie de um pequeno helicóptero com seis hélices, que delicadamente voou acima da Garganta do Diabo, guiado por controle remoto, levando uma linha de nylon até o lado argentino. Através dessa linha de pescar, puxamos um cordelete de 6mm, e depois a corda definitiva de 11mm. A tirolesa ficou pronta apenas ao anoitecer da quinta-feira, pois os argentinos só permitiram que trabalhássemos após o último turista sair do Parque.

Madrugamos na sexta-feira, porque os argentinos só permitiram que a tirolesa fosse realizada antes que o primeiro turista chegasse ao mirante argentino, ou seja, 9h30 na Argentina, 10h30 no Brasil. Até essa hora eu já deveria ter feito a tirolesa, e todas as cordas deveriam ser removidas. Se o horário fosse ultrapassado eu seria “preso”, “deportado”, “levaria uma multa”, bem, essa foram apenas algumas das ameaças que o Irivan e o Fábio receberam, enquanto estavam no lado argentino.

Mas deu tudo certo, a manhã estava linda, céu azul, sol forte, e as águas do Iguaçu se afunilando e ganhando velocidade, passando de um marrom claro, para um branco dourado, ao se despencarem abruptamente sob os meus pés. Fui me aproximando do centro da Garganta do Diabo, já sentindo brotarem dos meus olhos lágrimas de emoção, enquanto lutava contra o vento e a força das águas, para manter aberto o banner onde estava escrito “Vote Cataratas do Iguaçu”.

Quando cheguei perto do mirante argentino vi o Fábio gesticulando com apreensão, sinalizando que eu precisava voltar imediatamente, foi quando decidi abrir o meu canivete e retirar cuidadosamente o banner que estava amarrado numa de nossas três linhas de cordas, pois a força do deslocamento do ar provocado pelo Salto União, a maior de todas as 275 quedas, estava jogando violentamente aquela grande bandeira para cima e para baixo. Abri a minha jaqueta e fui apertando o banner para dentro, até conseguir fechar o zíper novamente.

Quando voltei para o lado brasileiro, senti a emoção novamente, ao abraçar o Irivan, o Marcelo e o Erminio, havíamos conseguido! O Brasil havia feito a sua parte, para consagrar definitivamente as Cataratas do Iguaçu uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza!

O Irivan rapidamente voltou para o lado argentino pela tirolesa, e logo desarmamos o mais rápido possível as cordas, fazendo todo o trabalho inverso. Só então comecei lentamente a relaxar! Agradeci a Deus por tudo ter dado certo, por aquela grandiosidade Criação estar justamente em Foz do Iguaçu, aqui em nosso Amado Brasil!

Peço a sua ajuda, vote pelo www.votecataratas.com, divulgue esta campanha entre seus amigos, principalmente pela internet, não esqueça que a votação se encerra no próximo dia 11 de novembro.

Muito obrigado!

Grande abraço,

Waldemar Niclevicz