+  BLOG DO WALDEMAR NICLEVICZ  
 
No rio, indo para o Salto Angel
 
 
 

Estimados Amigos,

Hoje, e nas próximas atualizações, vou divulgar mais fotos da fantástica expedição que fizemos em fevereiro na Venezuela, quando escalamos o Salto Angel, a maior cachoeira do mundo, com 979 metros de altura.

Veja nas atualizações anteriores - aqui e aqui - como foi essa nossa grande aventura, e nas fotos um pouco da intensa experiência que vivemos em um dos lugares mais lindos do mundo.

Bem, vou contar um pouco de como foi toda a aventura, que começou bem antes da escalada em si do Salto Angel. Fomos primeiro até Caracas, e depois de ônibus até Ciudad Bolivar (12 horas de viagem, rumo ao sudeste da Venezuela). Então pegamos um pequeno avião Cessna 206, ou melhor, três deles, pois éramos em 7 pessoas e mais uns 600 quilos de carga. O vôo foi meio tenso, pois estava tudo nublado, o que impediu que sobrevoássemos o Salto Angel, mas felizmente aterrissamos em segurança numa aldeia indígena que se chama Kamarata.

 
 

A porta de entrada oficial do Parque Nacional Canaima, onde se encontra o Salto Angel, é uma bela vila, cheia de confortáveis pousadas, que se chama Canaima, só se chega lá de avião, a pista de pouso é de asfalto e apta para grandes aviões. Existem vôos regulares que vem de Caracas com escalas em Isla Margarita e Los Roques, o resultado é um belo roteiro, acessível e recomendado para qualquer turista, com um pouco de aventura nos tepuyes e depois praias maravilhosas no Caribe.

 
 

Nossa entrada por Kamarata foi porque desde Canaima é preciso subir o rio Carrao, mas nessa época do ano (dezembro a março) é o período de seca e os rios estão com o nível das águas bem baixas, que podem deixar as corredeiras intransponíveis em alguns lugares. Para ir de Canaima até o Salto Angel é preciso subir o rio Carrao, e depois subir o rio Churun. E desde Kamarata, é preciso descer o rio Akanan, descer o rio Carrao, para então subir o rio Churun.

A aventura, portanto, ficou nessa primeira etapa da viagem, nas emocionantes travessias das corredeiras. Quando era rio abaixo, tudo bem, a gente entrava na água, e ia soltando a "curiara" devagar, mas rio acima a situação era bem pior.

 
 

Nossa "curiara" era uma grande canoa de madeira com 12 metros de comprimento, que pesava cerca de 300Kg. Estávamos embarcados em 11 pessoas, nossa equipe de 7 mais 4 indígenas pemones, que conheciam cada curva e corredeira do rio como a palma da mão. E para completar ainda tínhamos a nossa carga de 600Kg. Ou seja, nossa canoa estava muito pesada, batia nas pedras nas corredeiras e corria o risco de virar em alguma manobra. Mas pelo menos, entrando por Kamarata, tínhamos a certeza de chegar ao Salto Angel, o que nos disseram que já não estava sendo possível desde Canaima, em razão do baixo nível das águas.

Nossa navegação de Kamarata até Isla Raton, lugar de onde se observa o Salto Angel, levou três dias. Veja mais detalhes nas fotos.

 
 

Grande abraço,

Waldemar Niclevicz

 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.
 
 
 
Alpinista
 
Com 18 anos eu me mudei para a região de Itatiaia, onde morei por três anos. Foi lá que vim a aprender a usar o equipamento técnico, como cordas e mosquetões.

Nesta mesma época, 1985, eu realizei minha primeira grande aventura: uma viagem através da Bolívia e Peru, com o desejo de fazer o Caminho Inca a Machu Picchu. Foi uma viagem decisiva para a minha vida, respirei pela primeira vez o ar rarefeito das altas montanhas, pisei pela primeira vez na neve, apaixonei-me pela cultura e pelo povo andino. Não parei mais de viajar.

Obstinação, paixão e disciplina são as palavras que melhor definem Waldemar Niclevicz, o primeiro brasileiro a escalar o Everest, o K2 e os Sete Cumes do Mundo (a maior montanha de cada um dos continentes).

Também já escalou a Trango Tower (a maior torre de granito do mundo), O El Capitan e o Half Dome, além de 6 das 14 montanhas do planeta com mais de 8 mil metros: o Everest (8.848m), o K2 (8.611m), o Cho Oyo (8.201m), o Shisha Pangma (8.046m), o Gasherbrum (8.035m) e o Lhotse (8.501m).

 
 
 

2000
K2 (Paquistão) com 8.611 metros

1997
Carstensz (Nova Guiné) com 4.884 metros

1997
Mc Kynley (Alasca) com 6.194 metros

1996
Vinson (Antártica) com 4.897 metros

1996
Kilimanjaro (Tânzania) com 5.895 metros

1996
Elbrus (Rússia/Geórgia) com 5.642 metros

1995
Everest (Tibet / China) com 8.848 metros

1988
Aconcágua (Argentina) com 6.962 metros