+  BLOG DO WALDEMAR NICLEVICZ
Compartilhe
K2 10 Anos atrás!
 
 
 

Estimados Amigos,

É com muita satisfação que eu lembro a todos que a exatamente 10 anos atrás no dia 29 de julho de 2000 a bandeira brasileira tremulou pela primeira vez e até então única, no alto dos 8.611m de altitude do K2, a montanha das montanhas.



Essa foi e sempre será a conquista mais difícil e importante da minha dedicada carreira de alpinista. Tão importante que eu resolvi fazer essa expedição comemorativa. A tentativa de escalar outras duas montanhas com mais de 8 mil metros talvez fosse apenas uma boa desculpa para eu rever a imponência do colossal K2.

Pois bem, depois de 55 dias de viagem sinto em dizer que a Expedição 10Anos do Brasil no K2 chega ao seu fim, eu e o Irivan estamos voltando para casa. Depois de avaliarmos as previsões meteorológicas, mais principalmente em razão do grande excesso de neve presente nas altitudes superiores, chegamos a conclusão que seria muito difícil termos sucesso no Broad Peak (8.047m) o nosso desafio após o Hidden Peak (onde chegamos duas vezes acima dos 8mil metros mas infelizmente não ao cume).

É duro vir de tão longe, sem patrocínio, e voltarmos frustrados para casa, mas confesso que não culpo essa expedição tão ingrata. Passar hoje pelos pés do K2 sentir sua imponência e saber que estar no seu topo já é um sonho realizado, me faz sentir ainda mais agradecido a Deus como se não existisse mais nenhuma obrigação de eu escalar uma outra montanha.

Como eu poderia explicar o que pode significar escalar uma montanha como o K2? Se você leu ou ler o meu livro Um sonho chamado K2 tenho certeza que vai entender o sentimento que tenho nesse momento.

Foi muito bom estar novamente no Karakorum, as montanhas mais espetaculares do mundo! Foi muito bom eu prestar minha humilde homenagem a essa divina montanha chamada K2!

Volto ao meu amado Brasil, que já quase me mata de saudades, sabendo que em breve estarei novamente em algum outro lugar do mundo, cheio de vontade de enfrentar mais um grande desafio.

Eu e o Irivan agradecemos a todos que tiveram torcendo pelo sucesso da nossa Expedição 10 anos do Brasil no K2.

Um grande abraço

Waldemar

 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.
 
 
 
Alpinista
 
Com 18 anos eu me mudei para a região de Itatiaia, onde morei por três anos. Foi lá que vim a aprender a usar o equipamento técnico, como cordas e mosquetões.

Nesta mesma época, 1985, eu realizei minha primeira grande aventura: uma viagem através da Bolívia e Peru, com o desejo de fazer o Caminho Inca a Machu Picchu. Foi uma viagem decisiva para a minha vida, respirei pela primeira vez o ar rarefeito das altas montanhas, pisei pela primeira vez na neve, apaixonei-me pela cultura e pelo povo andino. Não parei mais de viajar.

Obstinação, paixão e disciplina são as palavras que melhor definem Waldemar Niclevicz, o primeiro brasileiro a escalar o Everest, o K2 e os Sete Cumes do Mundo (a maior montanha de cada um dos continentes).

Também já escalou a Trango Tower (a maior torre de granito do mundo), O El Capitan e o Half Dome, além de 6 das 14 montanhas do planeta com mais de 8 mil metros: o Everest (8.848m), o K2 (8.611m), o Cho Oyo (8.201m), o Shisha Pangma (8.046m), o Gasherbrum (8.035m) e o Lhotse (8.501m).

 
 
 

2000
K2 (Paquistão) com 8.611 metros

1997
Carstensz (Nova Guiné) com 4.884 metros

1997
Mc Kynley (Alasca) com 6.194 metros

1996
Vinson (Antártica) com 4.897 metros

1996
Kilimanjaro (Tânzania) com 5.895 metros

1996
Elbrus (Rússia/Geórgia) com 5.642 metros

1995
Everest (Tibet / China) com 8.848 metros

1988
Aconcágua (Argentina) com 6.962 metros