+  BLOG DO WALDEMAR NICLEVICZ
Compartilhe
Prontos para ingressar no Karakorum
 
 
 

Estimados Amigos,

Estamos na cidade de Skardu, porta de entrada para o Karakorum, reino do K2, situada ao norte do Paquistão.

Foto: Waldemar Niclevicz
2 3 4 5 6 7 8 9 10 vídeo 1 mapa 1

Nossa viagem de Islamabad até Skardu foi simplesmente horrrível, a estrada está em péssimas condições. No primeiro dia percorremos 450Km em 16 horas, no segundo 250Km em 12 horas, algo como no máximo 30 Km por hora, sacudindo dentro de um pequeno ônibus que era obrigado a parar inúmeras vezes e estudar o melhor caminho entre as centenas de deslizamentos.

Foi uma viagem extremamente cansativa e perigosa, a impressão foi que por pouco não rolamos abismo abaixo várias vezes. O estado precário da estrada é devido a total falta de manutenção e as chuvas abundantes dos últimos anos, principalmente dos últimos meses de Abril e Maio, que ocasionaram deslizamentos que depositaram centenas de toneladas de pedras, terra e areia sobre a já estreita estrada que se empoleira sobre os paredões do
cânion do rio Indo.

O tempo esta me deixando muito preocupado, as chuvas significam fortes nevascas nas altitudes superiores. As montanhas ao redor de Skardu estão completamente brancas, algo que jamais havia visto. Já nos avisaram que em alguns trechos da caminhada até o acampamento base existe mais de 2 metros de neve, um verdadeiro absurdo comparado as outras 4 vezes em que estive no Karakorum.

Amanhã seguimos de Jeep mais 112Km até Askole, início da nossa caminhada de aproximação ao acampamento-base. Vamos torcer para que o tempo melhore para que o excesso de neve derreta, e tenhamos condições de realizar tanto a escalada do Hidden Peak como a do Broad Peak com segurança. Insha Ala!

Fique ligado aqui no meu site, vou procurar enviar novidades a cada 3 ou 4 dias, para que você também sinta toda a emoção desta grande aventura.

Forte abraço.

Waldemar Niclevicz

 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.
 
 
 
Alpinista
 
Com 18 anos eu me mudei para a região de Itatiaia, onde morei por três anos. Foi lá que vim a aprender a usar o equipamento técnico, como cordas e mosquetões.

Nesta mesma época, 1985, eu realizei minha primeira grande aventura: uma viagem através da Bolívia e Peru, com o desejo de fazer o Caminho Inca a Machu Picchu. Foi uma viagem decisiva para a minha vida, respirei pela primeira vez o ar rarefeito das altas montanhas, pisei pela primeira vez na neve, apaixonei-me pela cultura e pelo povo andino. Não parei mais de viajar.

Obstinação, paixão e disciplina são as palavras que melhor definem Waldemar Niclevicz, o primeiro brasileiro a escalar o Everest, o K2 e os Sete Cumes do Mundo (a maior montanha de cada um dos continentes).

Também já escalou a Trango Tower (a maior torre de granito do mundo), O El Capitan e o Half Dome, além de 6 das 14 montanhas do planeta com mais de 8 mil metros: o Everest (8.848m), o K2 (8.611m), o Cho Oyo (8.201m), o Shisha Pangma (8.046m), o Gasherbrum (8.035m) e o Lhotse (8.501m).

 
 
 

2000
K2 (Paquistão) com 8.611 metros

1997
Carstensz (Nova Guiné) com 4.884 metros

1997
Mc Kynley (Alasca) com 6.194 metros

1996
Vinson (Antártica) com 4.897 metros

1996
Kilimanjaro (Tânzania) com 5.895 metros

1996
Elbrus (Rússia/Geórgia) com 5.642 metros

1995
Everest (Tibet / China) com 8.848 metros

1988
Aconcágua (Argentina) com 6.962 metros