+  BLOG DO WALDEMAR NICLEVICZ
Compartilhe
Saudações de Islamabad
 
 
 

Estimados Amigos,

Já estamos em Islamabad, capital do Paquistão, prontos para seguir rumo ao Karakorum, cordilheira que se encontra ao norte do país, fronteira com a China, onde esperamos tremular a Bandeira do Brasil no alto do Hidden Peak (8.068m) e do Broad Peak (8.047m), em comemoração aos 10 Anos da Conquista Brasileira do K2.

Foto: Waldemar Niclevicz
2 3 4 5 6 7 8 9 10 vídeo 1 mapa 1

Antes de chegar ao Paquistão, eu e o Irivan passamos uma semana no Vale de Aosta, na Itália, com a intenção de escalar algumas montanhas como treinamento. Infelizmente um céu carregado de nuvens, vento frio e chuva, permitiu apenas que fizéssemos boas caminhadas, tocando as manchas de neve que beiram os 3 mil metros de altitude.

O ponto alto de nossa passagem na Itália foi justamente a comemoração da escalada do K2, feita por mim e pelos italianos Abele Blanc e Marco Camandona, no dia 29 de julho de 2000, foi a primeira e até então única vez que a Bandeira do Brasil tremulou no alto dos 8.611 metros de altitude desta grande montanha, considerada a mais difícil do mundo. Nossa escalada do K2 também foi a conquista "valdostana" desta que é considerada a
"montanha dos italianos", pois foram eles que a conquistaram em 1954.

Como Abele e Marco acabaram de voltar do Everest, o qual escalaram sem oxigênio pelo Tibet no último dia 24 de maio.Foi realizada uma palestra que fizeram em Aosta no dia 12 de junho, para lembrarmos juntos a conquista "Brasileiro Valdostana" do K2. O evento foi um grande sucesso, com mais de 300 pessoas se apertando no auditório do Palácio do Governo, em Aosta. Primeiro todos se deslumbraram com as lindas fotos e relatos do
Abele e do Marco sobre o Everest (e do Silvio Mondinele, famoso italiano que já escalou todos as catorze montanhas com mais de 8 Mil Metros, e agora novamente o Everest).

Depois fui chamado ao palco pelo Abele, que fez questão que eu é quem lembrasse a todos como foram as nossas três expedições ao K2, realizadas em 1998, 1999 e 2000, que culminaram com uma das mais desejadas e sofridas conquistas que já tive em toda a minha carreira de alpinista. O povo italiano ama o alpinismo e sabe bem o que significa escalar o "kapa due", todos aplaudiram com entusiasmo o que me deixou muito emocionado.

Chegamos aqui em Islamabad na segunda pela manhã, após conexão em Dubai, e encontramos o nosso animado grupo. Somos ao total 9 pessoas: Hernan (Argentina) e sua esposa Mônica (Colômbia), Lucho e sua esposa Maria (da Colômbia), Darwin (Colômbia) e Duncan e Rodrigo (da Guatemala). Eu e o Irivan vamos escalar primeiro o Hidden Peak com eles, então vamos para o Broad Peak, enquanto eles tentarão o Gasherbrum II.

Hoje, como chefe da expedição, fui até o Ministério de Turismo, acompanhado pelo célebre Ashraf Aman (primeiro paquistanês a escalar o K2, em 1977), para receber a permissão de escalada e assinar uma série de
documentos. Ashraf é o dono da Adventure Tours Paquistan (www.atp.com.pk), que está provendo toda a logística para a nossa expedição.

Amanhã acordaremos às 4 da madrugada para seguir rumo a Skardu, situada 750Km ao norte, de onde finalmente entraremos nas mais fantásticas montanhas do mundo, o Karakorum.

Em breve novas notícias!

O Irivan e eu mandamos a todos um grande e sincero abraço!

Waldemar Niclevicz

 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.
 
 
 
Alpinista
 
Com 18 anos eu me mudei para a região de Itatiaia, onde morei por três anos. Foi lá que vim a aprender a usar o equipamento técnico, como cordas e mosquetões.

Nesta mesma época, 1985, eu realizei minha primeira grande aventura: uma viagem através da Bolívia e Peru, com o desejo de fazer o Caminho Inca a Machu Picchu. Foi uma viagem decisiva para a minha vida, respirei pela primeira vez o ar rarefeito das altas montanhas, pisei pela primeira vez na neve, apaixonei-me pela cultura e pelo povo andino. Não parei mais de viajar.

Obstinação, paixão e disciplina são as palavras que melhor definem Waldemar Niclevicz, o primeiro brasileiro a escalar o Everest, o K2 e os Sete Cumes do Mundo (a maior montanha de cada um dos continentes).

Também já escalou a Trango Tower (a maior torre de granito do mundo), O El Capitan e o Half Dome, além de 6 das 14 montanhas do planeta com mais de 8 mil metros: o Everest (8.848m), o K2 (8.611m), o Cho Oyo (8.201m), o Shisha Pangma (8.046m), o Gasherbrum (8.035m) e o Lhotse (8.501m).

 
 
 

2000
K2 (Paquistão) com 8.611 metros

1997
Carstensz (Nova Guiné) com 4.884 metros

1997
Mc Kynley (Alasca) com 6.194 metros

1996
Vinson (Antártica) com 4.897 metros

1996
Kilimanjaro (Tânzania) com 5.895 metros

1996
Elbrus (Rússia/Geórgia) com 5.642 metros

1995
Everest (Tibet / China) com 8.848 metros

1988
Aconcágua (Argentina) com 6.962 metros