+  BLOG DO WALDEMAR NICLEVICZ
Compartilhe
O início da expedição a mais duas montanhas acima de 8mil
 
 
 

Estimados Amigos,

Enquanto muita gente está na expectativa da Copa do Mundo da África do Sul, eu e o Irivan só pensamos nas montanhas do Paquistão, nem queremos saber de futebol.

 
 

A "Expedição10 Anos do Brasil no K2" começa no dia 5 de junho e só termina final de agosto, ou seja, vamos antes da Copa, e só voltamos depois. Se muita gente vai pular de alegria ou chorar de raiva, em razão do nosso sucesso ou vexame na Copa, só vamos saber depois. Francamente, para mim isso é um grande alívio!

Não é porque não gostamos de futebol, mas com certeza porque já teremos emoção mais do que suficiente ao enfrentar duas das maiores montanhas do mundo, o Hidden Peak (8.060m, a 11ª) e o Broad Peak (8.047m, a 12ª).

Estamos na maior correria, cuidando de uma série de detalhes necessários para os quase três meses de viagem. Eu já estou a boas semanas sem dormir direito, dividindo o precioso tempo com a realização de palestras e treinamentos.

Maio foi um mês muito bom, realizei um total de onze palestras, o que nos garantiu cobrir praticamente todas as despesas que teremos com a expedição, já que estamos indo sem nenhum tipo de patrocínio. Quero, como sempre, deixar aqui o meu sincero agradecimento a todas as empresas que me contrataram para as palestras, elas estão nos ajudando a continuar elevando o Brasil às alturas!!!

Daqui do Brasil somos apenas eu e o Irivan, mas no total somos em 8 pessoas (Hernan Wilke da Argentina e sua esposa Monica da Colômbia + Lucho e Maria da Colômbia + Duncaj e Rodrigo da Guatemala), estamos dividindo os custos para que seja viável a expedição. Nós brasileiros vamos enfrentar o Hidden Peak e o Broad Peak, os nossos amigos latinos vão encarar o Hidden Peak com a gente, e depois enfrentarão o Gasherbrum II (8.035m). Lembro que eu já enfrentei o Hidden Peak (também chamado de Gasherbrum I) em 1999, quando cheguei até os seus 7.100m de altitude – o Gasherbrum II enfrentei na mesma oportunidade até o seu topo.

Todo o grupo vai se reunir no dia 14 de junho em Islamabad, capital do Paquistão. Antes eu e o Irivan vamos passar uma semana na Itália, treinando na região do Monte Rosa (4.634m), onde também aproveitaremos para comprar os equipamentos e comidas necessárias para os acampamentos superiores.

Espero que todos fiquem ligados no meu site, onde as novidades estarão sendo divulgadas via satélite a cada semana. Também vale a pena ler ou reler o meu livro "Um sonho chamado K2" (Editora Record), pois a escalada do K2 foi a mais marcante da minha vida e só lá nas entrelinhas deste belo livro que você vai conseguir entender o quanto foi grandiosa essa experiência.

Mesmo que o mundo todo esteja ligado na bola que vai estar rolando na África do Sul, esperamos contar com a sua torcida. Seremos apenas dois, mas com o coração verde e amarelo batendo de emoção em cada metro superado, pois sabemos que a Bandeira que levamos no peito é de todos NÓS!

Um grande e sincero abraço,

Waldemar Niclevicz

 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.
 
 
 
Alpinista
 
Com 18 anos eu me mudei para a região de Itatiaia, onde morei por três anos. Foi lá que vim a aprender a usar o equipamento técnico, como cordas e mosquetões.

Nesta mesma época, 1985, eu realizei minha primeira grande aventura: uma viagem através da Bolívia e Peru, com o desejo de fazer o Caminho Inca a Machu Picchu. Foi uma viagem decisiva para a minha vida, respirei pela primeira vez o ar rarefeito das altas montanhas, pisei pela primeira vez na neve, apaixonei-me pela cultura e pelo povo andino. Não parei mais de viajar.

Obstinação, paixão e disciplina são as palavras que melhor definem Waldemar Niclevicz, o primeiro brasileiro a escalar o Everest, o K2 e os Sete Cumes do Mundo (a maior montanha de cada um dos continentes).

Também já escalou a Trango Tower (a maior torre de granito do mundo), O El Capitan e o Half Dome, além de 6 das 14 montanhas do planeta com mais de 8 mil metros: o Everest (8.848m), o K2 (8.611m), o Cho Oyo (8.201m), o Shisha Pangma (8.046m), o Gasherbrum (8.035m) e o Lhotse (8.501m).

 
 
 

2000
K2 (Paquistão) com 8.611 metros

1997
Carstensz (Nova Guiné) com 4.884 metros

1997
Mc Kynley (Alasca) com 6.194 metros

1996
Vinson (Antártica) com 4.897 metros

1996
Kilimanjaro (Tânzania) com 5.895 metros

1996
Elbrus (Rússia/Geórgia) com 5.642 metros

1995
Everest (Tibet / China) com 8.848 metros

1988
Aconcágua (Argentina) com 6.962 metros