+  BLOG DO WALDEMAR NICLEVICZ
Compartilhe
Ano começa expedição a Sierra Nevada del Cocuy
 
 
 

Estimados Amigos,

Acabo de voltar da Colômbia e da Venezuela. Lindas escaladas, mergulhos espetaculares e o carinho de muitos amigos foi o que marcou mais esta inesquecível viagem em minha vida.

 
 

Espero que 2010 também tenha se prenunciado de uma forma especial para você, com a expectativa de novas conquistas, novas descobertas e novas amizades.

Que nesse ano que se inicia não falte alegria e esperança em seu coração, mas também a vontade necessária para transformar este mundo em um lugar melhor para todos.

Passei apenas 3 semanas fora do Brasil, seguindo para Bogotá logo após o Natal. Fui recebido no aeroporto pelo meu amigo Hernan Wilke, argentino que vive hoje em Suesca, o maior centro de escalada em rocha da Colômbia, que fica apenas a 60Km da capital do país. Hernan escalou o Makalu (8.463m) junto comigo e o Irivan, em 2008. No site de sua loja de montanha é possível ter excelentes informações sobre as escaladas na Colômbia, vale a pena uma visita www.monodedo.com.

Mal havia chegado em Suesca, e no outro dia bem cedo o Hernan me apresentou o Jaime Franco, um dos mais importantes artistas plásticos da Colômbia (www.jaimefranco.net). Entrei logo no carro do Jaime e viajamos o dia inteiro rumo ao nordeste do país. Em cerca de 10 horas de viagem, percorremos 370Km através de estradas cada vez mais precárias, para chegarmos aos pés de um dos mais fantásticos conjuntos de montanhas da Cordilheira dos Andes, a Sierra Nevada del Cocuy.

As opções para os amantes da natureza no “Cocuy” são inúmeras, o Parque Nacional tem mais de 25 picos nevados, com altitudes que variam de 4.800m a 5.330m de altitude, formando a maior massa glaciar que ainda existe na Colômbia. Digo “ainda existe” porque infelizmente é absolutamente notável a velocidade com que essas massas de gelo estão derretendo.

Nas duas simpáticas cidades da região, Cocuy e Guican (situadas a cerca de 3 mil metros de altitude), bem como em uma dezena de fazendas, existem pousadas e serviços turísticos que oferecem aos visitantes passeios a cavalo, caminhadas e escaladas. Com a repressão pelo Governo das atividades dos guerrilheiros da Farc, o turismo vem se multiplicando nos últimos anos tornando-se a maior atividade econômica da região e proporcionando que dessa forma se conheça o que muitos definem como “a flora de alta montanha mais rica do mundo”, em razão das dezenas de espécies endêmicas que formam os “páramos”, verdadeiros jardins suspensos nas montanhas, formados por espécies belíssimas de “senecios” e “frailejones”.

O Cocuy é um paraíso, uma natureza única, e como se não bastasse, está repleto de paredes verticais que desafiam os alpinistas. Por isso não parei um minuto, tentando conhecer o máximo que pude. A lua cheia, um céu azul e o frio intenso me acompanharam nos 8 dias que lá fiquei, escalei o Toti (5.010m), o Pan de Azucar (5.215m), o Pulpito Del Diablo (4.940m), o Ritacumba Blanco (5.330m), e fiz a travessia ou “volta” da serra (em apenas 3 dias!).

A Sierra Nevada del Cocuy me impressionou muito pela sua beleza, tanto que o resultado foram praticamente 3 mil fotografias! Para dar uma idéia de que não estou exagerando, deixo hoje algumas das belas paisagens que tive a felicidade de contemplar durante esse início de ano.

Nas próximas atualizações vou contar com detalhes cada uma das escaladas que fiz, bem como divulgar mais fotos.

Espero que 2010 continue para mim tão impressionante quanto começou, que nossa Bandeira tremule no alto de muitas montanhas, que possamos dividir vários momentos agradáveis como os que tive na Sierra Nevada del Cocuy.

Um forte abraço,

Waldemar Niclevicz

PS: Já que comentei sobre o trabalho do Jaime, também deixo o convite para que visitem o site de outro grande amigo artista plástico aqui do Brasil www.juaresmatter.art.br.

 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.
 
 
 
Alpinista
 
Com 18 anos eu me mudei para a região de Itatiaia, onde morei por três anos. Foi lá que vim a aprender a usar o equipamento técnico, como cordas e mosquetões.

Nesta mesma época, 1985, eu realizei minha primeira grande aventura: uma viagem através da Bolívia e Peru, com o desejo de fazer o Caminho Inca a Machu Picchu. Foi uma viagem decisiva para a minha vida, respirei pela primeira vez o ar rarefeito das altas montanhas, pisei pela primeira vez na neve, apaixonei-me pela cultura e pelo povo andino. Não parei mais de viajar.

Obstinação, paixão e disciplina são as palavras que melhor definem Waldemar Niclevicz, o primeiro brasileiro a escalar o Everest, o K2 e os Sete Cumes do Mundo (a maior montanha de cada um dos continentes).

Também já escalou a Trango Tower (a maior torre de granito do mundo), O El Capitan e o Half Dome, além de 6 das 14 montanhas do planeta com mais de 8 mil metros: o Everest (8.848m), o K2 (8.611m), o Cho Oyo (8.201m), o Shisha Pangma (8.046m), o Gasherbrum (8.035m) e o Lhotse (8.501m).

 
 
 

2000
K2 (Paquistão) com 8.611 metros

1997
Carstensz (Nova Guiné) com 4.884 metros

1997
Mc Kynley (Alasca) com 6.194 metros

1996
Vinson (Antártica) com 4.897 metros

1996
Kilimanjaro (Tânzania) com 5.895 metros

1996
Elbrus (Rússia/Geórgia) com 5.642 metros

1995
Everest (Tibet / China) com 8.848 metros

1988
Aconcágua (Argentina) com 6.962 metros