Extremos
 
COLUNISTA THIAGO FANTINATTI
 
Superação
 
texto: Thiago Fantinatti
28 de junho de 2016 - 22:35
 

Jessica Moreira Ferreira em sua handbike. Foto: Matheus Jorel
 
  Thiago Fantinatti  

Dificuldades na vida todos temos, certo? Claro que sim. De uma forma ou de outra isso é o que nos tira da inércia e nos faz avançar. Porém existem obstáculos corriqueiros e outros que mudam completamente as vidas das pessoas envolvidas, principalmente quando são transpostos.

No último fim de semana eu levei uma surra de pau! Apanhei como há muito não acontecia. Conhecer a história da Jessica, sobre seu renascimento, me emocionou profundamente. 

Cheguei à Ilha Comprida por um convite para participar do 1º Workshop de Cicloturismo Lagamar SP, que aconteceu no dia 25 de junho. Fui como ouvinte somente e principalmente para reencontrar alguns amigos. Já havia estado na região em 2013, pedalando, em novembro de 2015, palestrando no lançamento do circuito, e no último fevereiro para pedalar os 180 km do Lagamar.

O primeiro "compromisso" seria uma pedalada pelo trecho 5 do circuito, junto de meus amigos e do grupo de pedal GoBike, que reune ciclistas de toda a região. Junto conosco iria a Jessica Moreira Ferreira, uma paulista de 28, de Jaboticabal/SP, para-atleta que perdeu o movimento das pernas (na verdade da linha do umbigo pra baixo) depois de um capotamento de seu carro em novembro de 2013. Ela estava hospedada conosco na mesma pousada.

Jessica tem uma bike de corrida, uma handbike ou handcycle, como também é conhecida. No meio de um grupo de uns 40 ciclistas ela seguiu. Aos poucos foi tomando a dianteira do grupo. 

Para surpresa de Jessica, a levamos para pedalar pela praia. Foi aí que o dia deixou sua marca em todos os presentes. Desde que ela se acidentou era a primeira vez que "caminhava" junto ao mar. As lágrimas vieram e emocionaram a todos. 

Durante o dia conversamos muito e ela nos contou um pouco da sua história e principalmente de como o esporte a fez nascer novamente:

“Quem me arrastou pra bike foi a equipe de educadores físicos na clínica Lucy Montouro de São Paulo, no dia 4 de abril de 2015. Fui meio contrariada. Eu já tinha tentado vários esportes, mas nenhum deles havia dado certo. 
Assim que deitei na bike eu dei duas pedaladas e não parei mais! Naquele dia eu rodei 52 km! Não conseguia mais parar. Era como se tivesse voltado a andar. Sentir o vento no rosto me trouxe a liberdade novamente. Cheguei com insolação, suja, desmaiada. Trinta dias depois participei de uma competição, com a mesma bike e fui campeã paulista. Quando eu estou em cima da bike eu estou andando!”

Jessica Moreira Ferreira

 

Jessica indo para a praia. Claudia Jak
 

Ela conta que o seu acidente mudou completamente sua vida, não só pela parte óbvia, mas sua forma de ver o mundo, alterando totalmente sua percepção sobre o que realmente importa na vida. "Eu era muito materialista"- ela diz.

Mais tarde começariam as palestras do Workshop. Na noite anterior, meu amigo Wiliam Mendes, organizador do evento, de última hora, havia me perguntado se eu podia palestrar também, mas durante a apresentação da Jessica percebi que não conseguiria. Ao olhar para meu lado esquerdo vi meu amigo Leandro chorando, do lado direito, Matheus também chorava. Atrás de mim, o Therbio estava com os olhos cheios d'água. Eu me agachei atrás as últimas cadeiras e não me contive. As pernas já não aguentavam mais. Não choramos por pena ou lamentação. Choramos porque aquilo tudo estava tão bonito que transbordava! Choramos por admiração àquela mulher corajosa.

Por sorte as palestras atrasaram um pouco e a minha foi cancelada. Não conseguiria falar depois dessa emoção toda.

     
     

Copa do Mundo de Ciclismo e patrocínio

Jessica se tornou adicta ao esporte e não parou mais. Em pouco tempo se tornou uma das melhores do Brasil e caminha para primeira do ranking nacional.

No próximo mês (julho) irá para a Copa do Mundo na Espanha, cidade de Bilbau, que acontecerá nos dias 15, 16 e 17.

Sabemos das dificuldades impostas à quem escolhe se dedicar ao esporte. Conseguir apoio não é fácil, mas ela já está treinando forte e não tenho dúvidas que já é uma vencedora.
"Questões de patrocinio hoje, em dinheiro, não possuo nenhum. Possuo parcerias e quando preciso viajar para competições faço campanhas, é complicado pois sempre é incerto, e nunca consigo concentração exclusiva para os treinamentos."

 

 

“Acredito na força interior, que cada um de nós possui, ela é intangível e imensurável.
Antes andava com as pernas, hoje ando com a vida. Vida que me impulsiona à minha auto superação. Superação que me forja para o meu principal campo de batalha: A MINHA MENTE, meus pensamentos, procuro transforma-los a cada dia e ampliar minha visão do mundo. Amplitude que me levou de encontro ao esporte. Esporte que me ensina a capacidade de me reinventar. Reinventei-me no paraciclismo, mãodalando, agora sei que mais do que andar, posso correr. Correr rumo a minha liberdade. Liberdade que me liberta do encarceramento de uma deficiência física.”

Jessica Moreira Ferreira

 

Obrigado Jessica,
Thiago Fantinatti

comentários - comments