O aprendiz de aventureiro
da redação, Thiago Bahia
26 de novembro de 2011 - 8:45
 
comentários  
 
 
 

Dessa vez a aventura foi mais família mesmo. Decidí que já estava na hora de iniciar meu filho Kai, de apenas 6 meses, neste maravilhoso mundo das aventuras e começar a cultivar nele a paixão pela natureza e esportes de adrenalina. Preparei o carro com tudo o que iríamos necessitar por 3 dias e partimos eu, o Kai e a esposa Mia para explorar o estado americano do Novo-Mexico. A ideia era mostrar ao pequeno Kai um pouquinho de tudo nesse curto espaço de tempo. Logo, escolhi uma rota que em apenas 1 dia de viagem nos levasse desde o deserto a 1.000 m de altitude até os picos nevados da famosa Sierra Blanca com seus 3.600 metros de altura. Eu queria que ele tivesse a experiência de ver a mudança gradual de vegetação e paisagem que vai desde os espinhosos cactos até as florestas de pinheiros.

Nossa primeira parada foi nas dunas do famoso Parque Nacional das Dunas Brancas. Um dos maiores aglomerados de dunas do tipo Gypsum do mundo. Esse tipo de areia se dissolve na água feito açúcar.

 
O PARQUE - Foto de satélite
   

A área do parque é enorme, 710 km quadrados. Tão grande que se pode ver desde o espaço. Veja a foto do satelite ao lado. Alguns biólogos chaman esse imenso areal de ‘Galápagos do Deserto’ pois se situa em um vale cercado de montanhas pedregosas onde os animais que alí habitam passaram por processos seletivos semelhantes aos que habitam nas famosas ilhas de Darwin.

A entrada do parque custa baratinho, 3 dólares por pessoa. E o bilhete é válido por 7 dias. É permitido acampar em áreas designadas e vez por outra o parque organiza eventos familiares excelentes como caminhadas e passeios de bicicleta durante a lua cheia. Nesses dias você tem o privilégio de ver o por do sol por entre as dunas e também o nascer da lua cheia. Ambos eventos proporcionam um show de cores vibrantes a medida que tais astros se movimentam perto da linha do horizonte. Um prato cheio para quem curte fotografia.

Depois de visitar as dunas seguimos caminho em direção as montanhas. Tinha planejado terminar o dia com um pic-nic na base da Sierra Blanca, a beira da lagoa chamada Bonito Lake, que fica a 10km ao norte da “cidade esquiadora” de nome Ruidoso. A lagoa Bonito é realmente um “achado” e faz jus ao nome. Pouquíssimas pessoas se aventuram por lá. Aos que curtem pescar, a lagoa é lotada de trutas. Decidimos não acampar durante a noite pois como é o comecinho do inverno, os ursos estão bastante ativos buscando comida para engordar e começar seu processo de hibernação. Apesar de ter comigo o meu fiél e companheiro rifle que vez por outra levo quando me aventuro nessas àreas mais remotas dos EUA, decidí que acampar com o pequeno Kai, entre restos de pic-nic e fartura de trutas, numa área de “engorda” de ursos pretos, não seria boa idéia. Então dirigimos até a cidadezinha de Ruidoso, onde fizemos check-in em um chalézinho barato, mas super agradável tirando vantagem de que a temporada de esqui ainda não começou oficialmente fazendo tudo na cidade triplicar de preço.
No dia seguinte partiríamos para o pico da Sierra Blaca porém a manhã trouxe consigo uma tempestade de vento e granizo que não me permitia enxergar 20 metros à minha frente. Resultado, fomos forçados a dar meia-volta e recomeçar nosso caminho à casa. Paramos novamente nas dunas já que o primeiro dia tinha sido tão divertido. E lá passamos mais uma tarde, curtido aquelas dunas feito açúcar e saboreando mais um por do sol espetacular.
Acredito que o Kai aprendeu boas coisas nessa curta viagem. Se é que ele vai lembrar de algo. Espero que ele tenha aprendido algumas coisas básicas para suas próximas aventuras:

1- Que por mais que você se prepare, a natureza sempre está ao comando. Uma tempestade inesperada sempre pode fazer você mudar seus planos.

2- Correr ríscos nos proporciona uma dose saudável de adrenalina. Contudo, há situações que precisamos levar em conta a capacidade dos outros membros de nosso grupo, o que nos leva a tomar decisões diferentes das que tomaríamos se estivessemos sozinhos.

3- Que sempre imprevistos virão. Porém se nos mantivernos positivos e com um pouquinho só de imaginação, podemos transformá-los em uma experiência igualmente enriquecedora. Quem diria que fazer snowboard na areia seria tão legal quanto na neve?