Extremos
 
COLUNISTA RODRIGO RAINERI
 
Fui picado por uma cobra Jararaca
 
texto: Rodrigo Raineri
9 de novembro de 2017 - 21:26
 

Rodrigo Raineri
 
  Rodrigo Raineri

No feriado de Finados fomos remar e curtir a represa de Nazaré Paulista, no interior de São Paulo. Em uma marina, com local limpo, grama aparada, piscina, crianças e barcos, fui picado às 19h por uma Jararaca.

– Muita dor!

Filmei, fotografei e identifiquei o animal. Uma Jararaca! Tensão! Temos que ir logo pro hospital tomar soro.

— Onde tem? - perguntei.

Ligações durante o deslocamento em direção à Atibaia ou Bragança Paulista e chegamos em 40 minutos à Santa Casa de Atibaia, o hospital mais próximo que tinha soro antiofídico. Contrações musculares violentas no corpo todo, dor intensa, formigamento de extremidades, vista turva, dor de cabeça tão intensa que pensei que iria convulsionar antes de chegar no hospital, corpo queimando por dentro.

— Chegamos!

O médico de plantão disse que era cascavel. Eu insisti na Jararaca e identifiquei o animal em um quadro de animais peçonhentos que estava na parede. Falamos que tínhamos o telefone do Butantã e ele disse que já tinha ligado lá e era Cascavel. Tomei o soro pra Cascavel, que não faz efeito na picada de Jararaca!

Ardeu, doeu, queimou a noite toda, mesmo sedado fortemente! Cada vez mais manchas apareciam.

— Tem algo errado! pensei.

Pesquisei no celular liguei de madrugada no Butantã, depois de varias tentativas consegui falar e fui tranquilizado, escutando que estava sendo tratado por um profissional da saúde e ele sabia o que estava fazendo.

Às 7h da manhã dores intensas! Troca de plantão e o novo médico, Dr Thales, percebeu o erro. Ligou no Butantã e com ajuda da Graziela mandou a foto e na hora identificaram a Jararaca! Tomei soro pra Jararaca. Meu corpo doía e queimava por dentro. Eu sentia o caminho do veneno me queimando... zero de coagulação... vaga na UTI me esperando!

— Por favor, só me leva pra UTI em último caso!.. implorei.

Não precisou. A coagulação começou a voltar ao normal, mas péssima! Não tinha vaga no hospital e assim que melhorou um pouco optamos por voltar a Campinas pois ali estava muito difícil as condições (houve outros erros menores).

Fotos e ligações para amigos e familiares médicos. Dr. Gustavo Seiffert, Dr. Eduardo Keppke e Dr. Vidal Haddad, assim como o Gustavo Freitas, que está se formando me acompanhavam de perto. As manchas e dores continuavam a aparecer. Ainda havia veneno correndo nas minhas veias.

A convite do Dr. Vidal decidimos ir pra Unesp de Botucatu. Fui muito bem atendido por uma equipe! Acolhido pelo Dr. Vidal, recebi visitas ilustres e muito apoio do tio Dr. Ernesto, da Dra. Lucia e da Dra. Erica. Muito obrigado! Vocês fizeram a diferença! Obrigado ao Dr. Ricardo, Dra. Erica, Dr. Luís e Dr. Henrique pelo atendimento excelente e técnico!

Não poderia tomar mais soro pelo risco de choque anafilático, pois já havia tomado duas doses. Após ultra-som decidiu-se por nova internação para tomar antibióticos EV — endovenoso. Após 24 horas também sem conseguir vaga no hospital (estava na sala de observação) decidimos voltar pra casa e continuar o tratamento VO — via oral.

Graziela, Digão e Rafael me ajudaram e continuam cuidando de mim!

Ontem fui até a sala com o apoio das muletas. Hoje que era o dia que sairia da internação... acordei bem, fui pra piscina mexer a perna e o pé! Obrigado Edward, Dephino, professor Fernando e equipe da Cia Athletica Campinas por sempre me acolherem tão bem!

Fiquei feliz com a recuperação. Ainda dói muito! Perdi uma semana intensa de trabalho que graças à competência das equipes que estão comigo resolveram muita coisa. No futuro se eu for picado de novo corro risco maior de choque anafilático por tomar a terceira dose de soro.

Depois de 20 anos, amanhã farei minha primeira palestra sentado! Ganhei muitas experiências! Espero não ficar com sequelas e que acabando o antibiótico esta “Expedição Jararaca” termine! Um evento frequente, acidente com Jararaca, se tratado rápido e corretamente geralmente não tem maiores consequências! Uma atitude arrogante de quem “tem certeza” e não procura checar as informações pode acabar com uma vida!

Obrigado Dr. Thales por ser sábio, por ter salvo minha vida! Obrigado Rafael e Flávia da equipe de enfermagem! Obrigado Marina, Lu, Marcos, Rosana, Dani, Sônia, Mari por terem dado apoio em Atibaia! Obrigado amigos médicos que ligaram, e ajudaram muito (Eduardo, Clemar, Gustavo, Juliana, Higino, Leila, Willian, Isadora).

Obrigado Gambá pela agilidade em conseguir o Águia para me levar pro Butantã! Eu deveria ter aceito!

Obrigado Digão e Rafael que cuidaram e ainda estão cuidando de mim. Obrigado pai e mãe que vieram me visitar, Carlos que os trouxe, minhas irmãs, Dani e Pri, Carmen e Dorival por entrarem em contato com o Willian que contatou o Vidal, obrigado a todos os familiares, amigos e fãs (sim, tenho que admitir, tenho fãs, por mais que pareça esquisito!) que ligaram, mandaram mensagens, torceram pela minha vida e torcem pela recuperação. Desculpe se não citei alguém, ainda estou com dores de cabeça por conta do antibiótico e sou grato a todos!

Especial agradecimento ao Dr. Thales Costa, Dr. Vidal Haddad, Dr. Gustavo Seiffert e Graziela!

O que mais ganhei é saber que sou muito querido, e isto me faz mais feliz do que sempre fui!

 
 
comentários - comments