Extremos
 
COLUNISTA RAFAEL DUARTE
 
Trilha Transcarioca
A TRILHA TRANSCARIOCA CRUZA O RIO DE JANEIRO POR UM PERCURSO DE 180 KM, SAINDO DA BARRA DE GUARATIBA ATÉ O MORRO DA URCA, AOS PÉS DO PÃO DE AÇUCAR
 
 
 
Assista o Minidoc da Trilha Transcarioca
 
podcast
 
 
Faça o download do Podcast 162
 
download
 

Faça o download do guia de bolso em PDF da Trilha Transcarioca.

 
notícias
 

11.02.2017 - 08:45

Assista ao minidoc: Trilha Transcarioca

  Roberta Abdanur  

Conheça no documentário Trilha Transcarioca (curta-metragem de 7 min) a maior trilha de longo curso do Brasil, que acaba de ser inaugurada neste sábado (11 de fevereiro). Tive a honra percorrê-la para filmar, fotografar e dirigir este filme que convido a todos para assistir gratuitamente e em primeira-mão aqui no Extremos. Com 180km de extensão, é também uma ferramenta incrível para a conservação ambiental dos parques naturais do Rio de Janeiro, para a geração de emprego e renda e preservação da biodiversidade.

O filme, que é uma coprodução entre a Bambalaio e a Urca Filmes, em parceria com a Conservação Internacional, tem o objetivo de apresentar a Trilha Transcarioca e revelar sua importância como novo atrativo turístico e recreativo da cidade, que já coloca o Brasil num circuito mundial de trilhas do mesmo tipo. Entre os principais conceitos do curta está o “a uma pegada de distância de todos nós”, que destaca o fato de a trilha estar num contexto urbano e com acesso fácil de todos os pontos da cidade.

Não foi um trabalho fácil, mas com certeza um dos mais prazerosos que tive a chance de realizar, e que me proporcionou uma experiência de interação transformadora com esta cidade que tanto amo. E que aventura! Foram três anos de trabalho no total, desde a criação do projeto dos produtos culturais da trilha (Documentário, Guia e Site) com a Conservação Internacional como parte deste grande equipamento, até sua certificação na Lei de Incentivo à Cultura (Prefeitura do Rio), a captação de parceiros que patrocinaram a iniciativa (Movida e BTG Pactual), até o desenvolvimento criativo em si. Das praias selvagens de Grumari, aos pontos inóspitos da Pedra Branca, às paisagens do Parque Nacional da Tijuca, até cruzar a Zona Sul para alcançar o Morro da Urca, foram muitos quilômetros caminhados, visuais de tirar o fôlego e recantos descobertos. Enfim, uma viagem na nossa história.

Junto com a CI-Brasil, Movimento Transcarioca, Mosaico Carioca e com o Pedro da Cunha e Menezes (idealizador deste sonho que se tornou realidade), alinhamos as principais mensagens que deveriam ser transmitidas para que a sociedade pudesse entender em um filme curto o que a trilha representa. E, é claro, incentivar o uso público deste atrativo natural e gratuito que nós cariocas, brasileiros e estrangeiros acabamos de ganhar. Convidei para o projeto a minha amiga esportista de alma carioquíssima Cynthia Howlett, que topou na hora emprestar sua bela voz para o minidoc.

Com o apoio indispensável das Unidades de Conservação e seus guarda-parques, voluntários guerreiros e adotantes de trecho, nossa equipe se aventurou por todos os trechos da trilha para encontrar os melhores ângulos para as filmagens e documentação fotográfica. Além de registrar nosso agradecimento a todos estes que nos ajudaram na produção deste documentário e do guia que lançamos com tanto carinho para todos aqueles que desejam desbravar o Rio de Janeiro por suas florestas e montanhas, deixo o convite para conhecerem e apoiarem esta iniciativa.

Redescubra o Rio e saiba como fazer a Trilha Transcarioca em:
www.trilhatranscarioca.com.br

Créditos do filme:

Direção

Rafael Duarte

Produção executiva | Urca Filmes

Leonardo Edde

Narrado por

Cynthia Howlett

Coordenação de produção | Urca Filmes

Laíse Nascimento

Assistente de produção

Laura Rezende

Roteiro

Rafael Duarte e Priscilla Steffen

Fotografia e Imagens aéreas

Rafael Duarte

Edição

Vitor Moura

Edição de som e Sound Design

Francisco Slade

Coordenação técnica

Conservação Internacional (Beto Mesquita e Adriano Melo)
Pedro da Cunha e Menezes
Horácio Ragucci

Edição de cor

Leonardo Edde

Produção

Bambalaio e Urca Filmes

Entrevistados em ordem de aparição:

Pedro Serra 
Pedro da Cunha e Menezes
Marcelo Barros de Andrade
Mauricio Bianco 
Izabel Marri
Alex Vieira 
Horácio Ragucci 

 
MAPA da Trilha Transcarioca
 

26.01.2017 - 10:25

Rio ganha uma nova atração turística

  Roberta Abdanur  

Agora é possível conhecer o Rio de Janeiro caminhando por suas florestas. A Trilha Transcarioca será inaugurada no dia 11 de fevereiro. Considerada a maior trilha de longo curso do Brasil, a Transcarioca só foi possível através de um esforço conjunto entre voluntários, governos, gestores de parques e adotantes dos trechos da trilha. O novo atrativo turístico da cidade possui 180km de extensão, devidamente demarcado nos dois sentidos. O percurso conecta Barra de Guaratiba, na Zona Oeste, até o Pão de Açúcar, na Zona Sul, passando pelos principais atrativos naturais, históricos e culturais de sete unidades de conservação presentes no seu traçado.

Idealizada em 1990, a ideia da trilha ficou na gaveta por décadas. Saiu do papel graças aos esforços de mais de mil voluntários, da parceria entre governos, gestores dos parques e diversas instituições que abraçaram a causa. Na inauguração da trilha, que terá uma série de homenagens, também serão lançados pela Conservação Internacional e pela produtora Bambalaio um guia de campo, um minidocumentário e o site oficial da Trilha Transcarioca. A partir de agora, os cariocas e estrangeiros terão fácil acesso às informações dos diferentes trechos da trilha para poder conhecer o Rio de Janeiro de um outro ângulo.

“Além de acreditarmos que o uso público seja uma ferramenta importante de conservação das áreas protegidas, esta ligação entre elas propicia também a criação de um corredor verde de conexão de fauna e flora, trazendo uma série de benefícios para a biodiversidade e manutenção da Mata Atlântica”, afirma Horácio Ragucci, coordenador do Movimento Trilha Transcarioca, grupo composto por voluntários e adotantes dos trechos da trilha.

Dos 25 trechos da trilha, 23 já estão devidamente sinalizados e podem ser percorridos pelos visitantes. As caminhadas, na maior parte do tempo, são feitas dentro das florestas do Parque Nacional da Tijuca, Parque Estadual da Pedra Branca, Parque Natural Municipal de Grumari, Parque Natural Municipal da Cidade, Parque Natural Municipal da Catacumba, Parque Natural Municipal Paisagem Carioca e do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca. Além do potencial para a recreação, a Trilha Transcarioca é vista como uma poderosa ferramenta de conservação ambiental.

“Esta iniciativa dá oportunidade para cariocas e turistas conhecerem por dentro o patrimônio natural, histórico e cultural da cidade, e também estimula o empreendedorismo gerando oportunidades de trabalho e renda para os moradores das comunidades ao longo da trilha, por meio da conservação da natureza.”

explica Rodrigo Medeiros, Vice-Presidente da Conservação Internacional.

Todas as informações sobre a trilha e seus trechos estão disponíveis em www.trilhatranscarioca.com.br, onde também pode ser assistido o minidocumentário da Trilha Transcarioca. Além de orientações práticas, há fotos dos atrativos, mapas para download, tracklogs no Google Maps, entre muitas informações úteis para planejar cada caminhada. Já a distribuição dos 2.000 exemplares do guia será feira de forma gratuita. Os produtos culturais do projeto têm patrocínio da Movida e do BTG Pactual, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Cidade do Rio de Janeiro.

“O lançamento da trilha é um marco importante para que as pessoas conheçam e visitem. Mas o trabalho ainda vai continuar em diversas outras frentes. Não só na sinalização, mas também em iniciativas de educação, treinamento e infraestrutura”, afirma Marcelo Barros de Andrade, coordenador geral do Mosaico Carioca, fórum que congrega todas as Unidades de Conservação do município do Rio de Janeiro e instituições públicas e privadas parceiras.

 

galeria de fotos
 
 
comentários - comments