Extremos
 
COLUNISTA RAFAEL DUARTE
 
Livro revela região de Abrolhos em contexto inédito de “terra e mar”
 
texto: Rafael Duarte
7 de novembro de 2016 - 14:00
 

Abrolhos Terra e Mar
 
  Roberta Abdanur  

Usando o esporte de aventura como meio, a equipe de exploração Miramundos desbravou toda a região de Abrolhos, o oceano e também a costa brasileira, visitando diversas cidades e uma área total de 95.000km2 . O resultado está documentado no fotolivro “Abrolhos: Terra e Mar”, que será lançado dia 10 de novembro às 19h pela editora Bambalaio no Espaço Furnas Cultural (R. Real Grandeza, 219 - Botafogo. A edição bilíngue, com 200 páginas, tem curadoria de Jaime Portas Vilaseca e traz fotos de Rafael Duarte - que também assina os textos - Flavio Forner e Enrico Marcovaldi.

Abrolhos é revelado neste trabalho com um contexto inédito onde não só o oceano, mas também a costa teve papel fundamental na construção da narrativa. A equipe, que contou com consultoria e orientação técnicas da organização ambiental Conservação Internacional – que atua em Abrolhos há 20 anos -, percorreu toda a região, incluindo os 300km de costa, que reserva recantos e parques naturais ainda pouco conhecidos no Brasil. “A região é prioritária para as atividades da CI-Brasil , pois conseguimos aliar proteção da biodiversidade marinha e terrestre. Além do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, trabalhamos também com três Parques Nacionais (Pau Brasil, Monte Pascoal e Descobrimento) e duas RPPNs, a Rio do Brasil e a Estação Veracel (Reservas Particulares do Patrimônio Natural)” explica Rodrigo Medeiros, Vice-Presidente da Conservação Internacional.

Assinam o prefácio e o posfácio do livro os diretores da Conservação Internacional Guilherme F. Dutra, de Estratégia Costeira e Marinha, e Beto Mesquita, de Estratégia Terrestre, respectivamente. “Esse novo olhar destaca o potencial da região para o ecoturismo, que ainda é bem pouco aproveitado. Ela nos ajudará a apresentar para a sociedade em primeira mão estes caminhos” ressalta Dutra.

A expedição

A expedição incluiu a chamada “Região dos Abrolhos”, que fica na costa de 300km da região que começa na foz do rio Doce, em Regência (ES), a Canavieiras (BA), perto de onde desemboca o rio Jequitinhonha. O objetivo foi registrar os principais patrimônios naturais, históricos e culturais do território. Foram 4.650 km de carro, 500 km de barco, 200 km de bike, 150 km de caminhada, 40 km remando pelos rios da região. Atravessando a costa do Espírito Santo e da Bahia, o livro pretende mostrar toda a região dos Abrolhos, que vai muito além do seu Parque Marinho Natural. Trata-se de um lugar com mais de 500 anos de história que vêm sendo escrita desde os primeiros passos do Descobrimento, onde há comunidades tradicionais, parques naturais, aldeias indígenas e construções de extrema relevância para os nossos patrimônios histórico e cultural.

O fotolivro tem patrocínio de Furnas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além da consultoria e orientação técnicas da CI-Brasil, a publicação também contou com apoio de importantes marcas brasileiras e internacionais tais como Thule, GoPro, The North Face, SPOT, Cannondale, Bodytech, Movida, Special Adventure, Sobrebarba e Horizonte Aberto.

Sobre a Miramundos

A Miramundos é uma equipe jornalística e fotográfica de expedições esportivas e conservacionistas fundada em 2009 por Rafael Duarte (jornalista, fotógrafo, músico e consultor de marketing) e por Jaime Portas Vilaseca (fotógrafo, esportista, consultor de arte e empresário). O esporte é o meio utilizado para alcançar os lugares mais incríveis e remotos do mundo e documentar costumes, paisagens e tradições. A missão da equipe é inspirar, informar e sensibilizar o público a favor da valorização e conservação dos patrimônios naturais, históricos e culturais do planeta.

Com este foco, a cada expedição são produzidos e desenvolvidos projetos culturais transmídia e multiplataforma tais como livros, documentários, exposições e conteúdos para mídias digitais e redes sociais. Com trabalhos premiados no cinema e na fotografia, a Miramundo já realizou expedições em lugares como o Caminho de Santiago, Monte Roraima, Estrada Real, Mont-Blanc, Aconcágua e agora Abrolhos.

A equipe da Miramundos em Abrolhos

Rafael Duarte é jornalista, fotógrafo, documentarista e executivo de marketing e fundador da Miramundos. Premiado na fotografia e no cinema, dirigiu o filme “Whiteout” e é autor do livro “Miramundos Estrada Real”. Mestre em "Cinema e Audiovisual" pela Université Paris 1 Pantheón-Sorbonne, usa a fotografia para contar histórias e provocar reflexões sobre as belezas naturais do planeta e as questões humanas. É diretor produtora audiovisual, editora e agência de conteúdo Bambalaio.

Jaime Portas Vilaseca é consultor artístico, empresário, produtor e fundador da equipe. À frente da Portas Vilaseca Galeria há seis anos, revela talentos e participa das principais feiras de arte no circuito nacional e internacional. Como ultra-maratonista, participou de provas longas como LA MISION (180km), 4Refúgios (80km), Ultra-Trail Agulhas Negras (90KM) e escalou o monte Aconcágua.

Flavio Forner é fotógrafo aventureiro de São Paulo que busca relatórios visuais que estimulem uma mudança social positiva em seus trabalhos. Suas produções independentes e coletivas são baseadas em narrativas de fotojornalismo e fotografia documental. É co-fundador da agência XIBÉ colaborador do livro “Expedição Miramundos Estrada Real”.

Enrico Marcovaldi está entre os mais aclamados profissionais da imagem de natureza no Brasil. Fotógrafo, cinegrafista e documentarista do mundo natural, especializado em imagens submarinas e com mais de 25 anos de experiência, tem seu trabalho divulgado nas principais revistas, jornais, TVs e mídias dos projetos de conservação marinha do Brasil.

Lançamento do fotolivro “Abrolhos: Terra e Mar”

Data: 10/11/16
Local: Espaço Furnas Cultural – Praça Betinho
Rua Real Grandeza 219, Botafogo / RJ
Horário: a partir das 19h
Preço: R$ 80,00

 

A capa do livro
 

 

Obrigado!
Rafael Duarte

comentários - comments