Extremos
 
COLUNISTA MÁRCIO BORTOLUSSO
 
Remadores descobrem caverna marítima em Ilhabela
 
texto e vídeo: Márcio Bortolusso
10 de dezembro de 2015 - 12:55
 
 
 
  Márcio Bortolusso  

Parte da série Arquipélago da Aventura - pequenos clipes que fazem parte de um projeto em prol do desenvolvimento sustentável de Ilhabela* -, este vídeo apresenta uma incrível caverna marítima desconhecida do público até a postagem destas imagens, novidade inclusive para antigos mergulhadores e caiçaras que há décadas pescam nesta erma região do Arquipélago de Ilhabela. A comparar com consagrados picos internacionais que já tive o privilégio de explorar, sem dúvida esta caverna se destaca entre os locais mais inacreditáveis que já conheci.

Ao lado da minha esposa, a também documentarista e companheira de aventuras Fernanda Lupo, passei os últimos cinco anos explorando centenas de áreas isoladas da grandiosa Ilha de São Sebastião, terceira maior ilha marítima do Brasil e popularmente chamada de Ilhabela. Nossa dedicação e tempo investido, especialmente durante os 25 primeiros meses gastos na produção de um livro e de um levantamento que hoje se consagra como o mais completo e preciso inventário ecoturístico e de atividades ao Ar livre já produzido sobre este arquipélago, nos levou a incríveis descobertas. E após várias voltas ao redor desta vasta ilha - caminhando, remando ou navegando em vários tipos de embarcações a motor – nós já havíamos encontrado algumas impressionantes fendas e grutas na bela e acidentada costeira que se estende desde o Saco do Diogo até a temida Ponta do Boi, localizada no extremo sul do arquipélago e afamada por se situar em um dos trechos mais perigosos da costa brasileira, zona constantemente castigada por poderosas tempestades provenientes do quadrante sul.

No entanto, somente no dia 19 de abril de 2014, durante uma circum-navegação da Ilha com caiaques oceânicos sob um mar absurdamente calmo – praticamente um espelho, o que é raro nesta área - é que eu e o também remador Fabio Raimo conseguimos explorar uma microenseada cortada por uma estreita fenda que já havia chamado a minha atenção em outras ocasiões, mas que sempre se mostrou isolada devido às péssimas condições marítimas locais.

À distância não foi possível ver qualquer entrada, somente a poucos metros da costeira, na base de um íngreme penhasco que camuflava a área com um complexo jogo de sombras e formas, é que percebemos que a fenda apresentava uma mínima abertura que poderia conduzir até o interior da ilha.

E eis que fomos surpreendidos com uma das mais incríveis formações do Arquipélago, uma espetacular caverna marinha que penetra o costão cerca de 50 metros, inicialmente por uma entrada tão apertada que mal permitiu a passagem dos caiaques e mais adiante por um túnel estreito e escuro que alcança uma pequena praia de pedras.

Realmente fantástica, capaz de impressionar mesmo os mais viajados, a Caverna da Talhada é uma nova opção aos aventureiros apaixonados por Ilhabela, especialmente aos remadores oceânicos com experiência em águas brancas e mergulhadores avançados fissurados por fortes emoções.

Mas ATENÇÃO! Devido ao seu difícil acesso e às nervosas condições do mar nesta área, uma das regiões mais tensas para navegação do litoral brasileiro, a Talhada se configura como um isolado point de complexa visitação, RECOMENDADO APENAS PARA PRATICANTES EXPERIENTES durante os raros sonos profundos de Netuno – o que significa mar calmo como um espelho. As fortes ondas que açoitam esta instável zona marítima já levaram a pique grandes navios e apenas meio metro de ondulação de sul pode transformar uma tentativa de acesso em um sério pesadelo. Resumindo, você e apenas você é responsável por sua segurança, desrespeitar estas recomendações pode te levar à morte!

Após um período de sonhos e planos, há pouco tempo tive a felicidade de voltar nesta caverna, desta vez para uma exploração mais detalhada, que contou com lanternas e cilindros de oxigênio. Em breve postarei um vídeo deste incrível dia submerso.

Boas remadas, ótimas aventuras!

 
Entrando na Caverna da Talhada.
 

* A Canoagem Oceânica é apenas uma das várias atividades de Aventura que podem ser praticadas nas 15 ilhas e ilhotes deste paradisíaco arquipélago, que possui um grande potencial a ser explorado. Para maiores infos e contribuir com a atividade em Ilhabela, basta curtir o site www.viagensecologicas.com.br, o mais completo e confiável portal da região, fruto de mais de cinco anos de minuciosa pesquisa e árduo trabalho de campo.

** Diante de sérias ameaças que assombram o Litoral Norte do Estado de São Paulo – esmagadora especulação imobiliária, altos índices de caça ilegal, questionáveis alterações no Zoneamento Costeiro e principalmente pelas catastróficas ampliações do Porto de São Sebastião e do TEBAR (maior terminal petrolífero marítimo da América Latina), o projeto VIAGENS ECOLÓGICAS E CULTURAIS luta pelo desenvolvimento do Arquipélago de Ilhabela por meio do Ecoturismo e das atividades de Aventura, tendo como principal objetivo fortalecer a nossa região com base em uma economia focada na verdadeira sustentabilidade do nosso rico e ameaçado patrimônio natural, através da valorização da oferta turística local, da descoberta de novos atrativos, da criação/estruturação de polos e da transformação de potencialidades naturais e culturais em produtos turísticos – sempre mediante criteriosa análise sobre Ética, Mínimo Impacto e Segurança. Para saber mais: www.viagensecologicas.com.br/a-colecao.

 

Márcio Bortolusso é documentarista de Aventura, Natureza e Cultura Regional (www.photoverde.com.br) e aventureiro patrocinado pelas marcas norte-americanas
Gore-tex e Windstopper e apoiado pela Outex.

 
recados