Extremos
 
COLUNISTA MÁRCIO BORTOLUSSO
 
Rock Gardening em Ilhabela
 
texto e vídeo: Márcio Bortolusso
2 de novembro de 2015 - 16:20
 
 
 
  Márcio Bortolusso  

Parte da série Arquipélago da Aventura - pequenos clipes que fazem parte de um projeto em prol do desenvolvimento sustentável de Ilhabela -, este vídeo apresenta um dos melhores points para a prática de Rock Gardening (o que prefiro chamar de “jardinagem”) neste arquipélago e um aperitivo de uma das mais emocionantes vertentes da Canoagem, ainda com poucos adeptos no Brasil, mas que oferece adrenalina comparada à descida de corredeiras.

Apesar da ressaca que açoitava a face leste da Ilha de São Sebastião, neste dia tanto a Laje da Fome quanto a Garganta da Fome estavam “sob controle”, mas acredito que os apaixonados por “remadas com capacete” possam ter uma ideia do potencial desta área, localizada na costa oceânica da ilha.

A remada em Águas Brancas (White Water), tanto em rios quanto no mar, torna-se extremamente arriscada quando praticada sozinho ou entre poucos remadores. Portanto, como são raros os camaradas com tempo e disposição para treinos e aventuras digamos “mais sérias” e a minha evolução depende diretamente de novos parceiros, interessados em ajudar a puxar o limite da Canoagem em Águas Brancas no mar... por favor entrem em contato!

• A Canoagem Oceânica é apenas uma das várias atividades de Aventura que podem ser praticadas nas 15 ilhas e ilhotes deste paradisíaco arquipélago, que possui um grande potencial a ser explorado. Para maiores infos e contribuir com a atividade em Ilhabela, basta curtir o site www.viagensecologicas.com.br, o mais completo e confiável portal da região, fruto de mais de cinco anos de minuciosa pesquisa e árduo trabalho de campo.

• Diante de sérias ameaças que assombram o Litoral Norte do Estado de São Paulo – esmagadora especulação imobiliária, altos índices de caça ilegal, questionáveis alterações no Zoneamento Costeiro e principalmente pelas catastróficas ampliações do Porto de São Sebastião e do TEBAR (maior terminal petrolífero marítimo da América Latina), o projeto VIAGENS ECOLÓGICAS E CULTURAIS luta pelo desenvolvimento do Arquipélago de Ilhabela por meio do Ecoturismo e das atividades de Aventura, tendo como principal objetivo fortalecer a nossa região com base em uma economia focada na verdadeira sustentabilidade do nosso rico e ameaçado patrimônio natural, através da valorização da oferta turística local, da descoberta de novos atrativos, da criação/estruturação de polos e da transformação de potencialidades naturais e culturais em produtos turísticos – sempre mediante criteriosa análise sobre Ética, Mínimo Impacto e Segurança. Para saber mais: www.viagensecologicas.com.br/a-colecao.

 

Márcio Bortolusso é documentarista de Aventura, Natureza e Cultura Regional (www.photoverde.com.br) e aventureiro patrocinado pelas marcas norte-americanas
Gore-tex e Windstopper e apoiado pela Outex.

 
recados