COLUNISTA MANOEL MORGADO

Texto: Manoel Morgado
4 de novembro de 2014 - 9:50

• Foto: Manoel Morgado
    Vista do Acampamento Base do Ama Dablam, onde é possível ver a rota de escalada e o circulo vermelho é o local onde o bloco de gelo desprendeu e atingiu os 4 montanhistas. Foto: Manoel Morgado - Arte: Elias Luiz
    Foto tirada hoje do local do acidente. � poss�vel ver parte da corda soterrada e que o local est� muito perigoso e com grande risco de novos blocos de gelo cairem. Foto: Manoel Morgado
    Foto da regi�o do cume do Ama Dablam, uma das montanhas mais bonitas do mundo. Foto: Manoel Morgado
  • Foto: Manoel Morgado
    Agnaldo Gomes e Manoel Morgado com o Ama Dablam ao fundo. Foto: Manoel Morgado
    Agnaldo Gomes e Manoel Morgado participando da Cerim�nia Puja. Foto: Manoel Morgado

todas as imagens

07.11.2014 - 9:22

A decisão de Manoel Morgado

Após fazer um ciclo de aclimatação e retornar ao Campo Base:

"Caros amigos! Existe a hora de seguir e a hora de voltar e depois de muita deliberação, assim como o Agnaldo, decidi voltar. O enorme bloco de gelo ainda está suspenso acima do campo 3 e não se sabe quando ele vai decidir desabar. Por outro lado, com muita sinceridade posso dizer que volto feliz com o que alcancei. Ontem fiz uma das escaladas mais maravilhosas de minha vida, no trecho de rocha com escalada bastante técnica entre o campo 1 e o campo 2, o trecho mais difícil de toda a escalada. O clima estava perfeito, as vistas maravilhosas e a noite com lua cheia no campo 1 inesquecível. Agora é voltar para Katmandu e aproveitar esses dias que sobraram para fazer umas baladas de mountain bike pelo Vale de Katmandu."_ Manoel Morgado, direto do campo base do Ama Dablam

05.11.2014 - 8:40

A decisão de Agnaldo Gomes

O montanhista Agnaldo Gomes acaba de anunciar a sua decisão:

"Bom... depois de pensar um bocadinho e conversar muito com a Dani, tomei a decisão de encerrar a expedição Ama Dablam, o bloco de gelo que permanece pendurado na montanha é como uma roleta russa, pode cair agora ou pode levar semanas para cair e acredito que ninguém é louco o suficiente para escalar embaixo daquilo. Manoel Morgado subiu hoje para continuar a aclimatação, claro, ele está subindo até um lugar seguro, onde a queda deste bloco não afeta a sua segurança. Para o problema ser resolvido o bloco teria que despencar e uma nova via ser aberta, e eu acredito que isto não vai acontecer nesta temporada. Manoel é mais otimista que eu e o admiro muito por isto e torço para que ele esteja certo. Não corremos nenhum perigo, o problema todo está acima do campo 3. Grande abraço, obrigado a todos pelas mensagens! Namastê."_ Agnaldo Gomes direto do campo base do Ama Dablam

04.11.2014 - 9:50

Mortes no Ama Dablam

Falamos com o Manoel Morgado e o Agnaldo Gomes direto do Acampamento Base do Ama Dablam, onde aconteceu mais uma tragédia no Nepal, nesta temporada 3 montanhistas morreram. Ouça o Podcast acima e leia também trechos do que conversamos abaixo.

"Esta manhã chegamos ao campo base do Ama Dablan, uma montanha com que sonhamos há anos em escalar e toda a nossa alegria desaparece. Ontem um grande bloco de gelo atingiu 4 escaladores, 3 estrangeiros e um sherpa matando este e ferindo gravemente os outros três. O clima no campo base é de luto e preocupação. Muitas das grandes expedições que estavam planejando escalar nos próximos dias empacotaram tudo e abortaram a escalada e o campo base aos poucos se esvazia....Mais uma vez me deparo com a mesma situação do Manaslu em 2012 quando tive de decidir se continuaria a escalada após uma grande avalanche que matou 13 escaladores no campo acima do que eu estava.
Outro problema aqui é que parte das cordas fixas se foram e com as grandes expedições desistindo da escalada não sabemos quem poderá repará-las. Nosso plano no momento é continuar com nosso ciclo de aclimatação subindo ao campo 1 (5.600 metros) amanhã e dormindo lá duas noites e tocando o campo 2. Esta parte é bem abaixo de onde aconteceu o acidente e seguro. Depois disso é esperar e ver como ficam as condições do gelo acima. Sempre, claro, priorizando nossa segurança. O cume sempre estará lá..."_ Manoel Morgado direto do campo base do Ama Dablam

04.11.2014 - 9:50

Livro Manaslu, de Manoel Morgado

No Podcast, Manoel Morgado deu como exemplo a tragédia que aconteceu no Manaslu em agosto de 2012, e toda a história você pode ler em seu livro recém lançado, onde ele narra toda a história. Você pode comprar o livro impresso ou em formato eBook, basta clicar na opção desejada.

28.10.2014 - 10:00

Cerimônia Puja

Hoje eles participaram da Cerimônia Puja.

"Aqui no Nepal as montanhas são sagradas, ninguém parte para uma escalada sem antes pedir permissão numa cerimônia que se chama Puja, hoje visitamos um Lama, foi uma cerimônia emocionante, onde eu, o Manoel Morgado e Dorgje Sherpa, fomos abençoados para nossa escalada. Amanhã descemos com o grupo de trekking, nos despedimos de nossos amigos e no dia seguinte voltamos a subir em direção as montanhas. Que os deuses e nosso bom senso nos protejam!"_ Agnaldo Gomes