Extremos
 
COLUNISTA MANOEL MORGADO
 
Cobertura Online da "Expedição Monte Lenin"
Texto: Manoel Morgado
28 de julho de 2014 - 11:10
 
 
  • Foto: Manoel Morgado
    No mercado central de Bishkek, com Agnaldo Gomes, Aurélio Mascia, Fabiana Atallah e Cezar Toledo. Foto: Manoel Morgado
  • Foto: Manoel Morgado
    As deliciosas frutas secas da Ásia Central." Foto: Manoel Morgado
  • Foto: Manoel Morgado
    Reinaldo, Agnaldo, Manoel, Fabiana, Cezar e Aurélio....só falta o Milton que chega amanhã." Foto: Manoel Morgado
1 3

No mercado central de Bishkek, com Agnaldo Gomes, Aurélio Mascia, Fabiana Atallah e Cezar Toledo. Foto: Manoel Morgado

todas as imagens
Manoel Morgado
Publicado: 12.08.2014 - 07h38

Mensagem enviada por Manoel Morgado direto do Lenin.
- Não deu cume... chegamos a uma altitude máxima de 6.400m e retornamos. Dentro de alguns dias envio os detalhes. Abraços.

Publicado: 11.08.2014 - 00h08

Há três horas atrás (12:00 no horário local - 21h horário de Brasília), Manoel Morgado e equipe partiram do Acampamento 3 (6.100m) rumo ao cume do Lenin. A escalada deve durar de 12h a 14h para chegarem ao cume e retornarem ao C3.

Publicado: 06.08.2014 - 12h59

Hoje Manoel Morgado entrou em contato com a redação do Extremos através do telefone satelital, direto do C1 (4.400m).
No momento eles acabaram de realizar o 2º ciclo de aclimatação, alcançaram o C3 (6.110m) e agora já estão de volta ao C1 (4.400m), onde devem descansar hoje e amanhã. Na sexta-feira, dia 8 de agosto, vão iniciar o ciclo de cume.

Manoel informou que a montanha é muito bonita, mas ela é mais difícil tecnicamente que o Elbrus, pois há algumas cravases, pontes e alguns trechos com 35º de inclinação.
A equipe que fará parte do ataque ao cume será: Manoel Morgado, Agnaldo Gomes, Fabiana Atallah, Milton Marques e Aurélio.

O César teve uma distensão muscular na coxa e o Reinaldo Oliveira que não teve uma boa aclimatação, descerão para o Campo Base (3.700m).

O Acampamento Base Avançado ou chamado de C1 (4.400m), onde os montanhistas estão neste momento fica de frente para uma parede de quase 3.000 metros de altura - o Lenin tem 7.134m de altitude. Hoje o dia amanheceu com ventos moderados e a previsão é que diminua nos próximos dias, o que deve propiciar um bom ciclo de ataque ao cume, no final de semana.

Publicado: 31.07.2014 - 12h10

Devido ao mal tempo hoje, eles cancelaram a subida ao C1. Equipe continua no Campo Base e amanhã devem subir ao C1.

Publicado: 30.07.2014 - 13h06

A equipe de Manoel Morgado já está Campo Base (3.600m) do Monte Lenin. Hoje eles farão um ciclo de aclimatação até 4.700m e retornam para o Campo Base. Amanhã devem subir para o Campo 1 a 4.300m
Informação enviada pelo telefone satelital.

Publicado: 28.07.2014 - 11h15

Olá, amigos!

Há 4 anos estávamos com uma expedição pronta para escalar o Mt Lenin (7134 metros) no Quirgistão! Passagens compradas, planos feitos, equipamento em cima. No entanto, 15 dias antes do embarque, veio a notícia de um problema étnico entre o quirgues e os uzbeques, uma das minorias étnicas do país. Nada a fazer a não ser mudar os planos. Escalamos o Mustagata, na China.
Mas o sonho de escalar esta linda montanha permaneceu e agora, dia 28 de julho, começamos nossa escalada da segunda mais alta montanha do país e da cordilheira dos Pamirs. Seremos dois guias, eu, Manoel Morgado, e o Milton Marques e cinco clientes, a Fabiana Atallah, Agnaldo Gomes, Reinaldo Oliveira, Cezar Toledo e Aurélio Macha. Esta montanha foi escalada por apenas três brasileiros, o Waldemar Niclevicz e o Irivan Burda, em 2009, e o Victor Carvalho, no ano passado.

Apesar de muito alta, quase 200 metros mais alta que o Aconcágua, ela é considerada bastante fácil tecnicamente, apesar de seu clima bastante imprevisível.

Normalmente uma expedição ao Peak Lenin demora ao redor de 21 dias, mas para aumentar nossa chance de sucesso e ter uma aclimatação cuidadosa, como normalmente fazemos em todas as expedições da Morgado Expedições, teremos 27 dias de Bishkek a Bishkek podendo, com isso, se necessário, ter 3 ciclos de aclimatação além do ciclo de cume.

Nossa viagem começará com um voo de uma hora e meia da capital até a segunda maior cidade do país, Osh, e de lá uma viagem por terra de 6 a 8 horas de duração até o campo base. Este base é um dos mais agradáveis do planeta por se situar a apenas 3800 metros em um lindo prado repleto de flores silvestres. Se por um lado teremos um campo base agradável a uma baixa altitude ideal para nos recuperarmos das agruras dos campos altos, por outro teremos um longo desnível de 3400 metros até o cume.

Acompanhem nossa expedição através da linda e completa cobertura que o Portal Extremos, uma vez mais, traz para vocês, amantes das montanhas e de escaladas!

Abraços!

 
 
  Manaslu
Em busca dos meus limites
Manoel Morgado


Descrição do livro:
Manoel Morgado partiu para a sua expedição ao Manaslu para testar os seus limites físicos, mas, mal sabia que os seus limites psicológicos seriam os mais exigidos, depois que uma avalanche matou 12 montanhistas próximo ao seu acampamento. Continuaria escalando ou não? Acompanhe a bela narrativa do autor que sempre nos brinda com muitas reflexões, humanizando ainda mais sua aventura.

Páginas: 198

Disponível para ler em:
iPad, iPhone, Mac, Android, eReader, Windows Phone

Preço: US$ 9,99 - iBookstore - Amazon Kindle