Cobertura da Expedição ao Vinson
da redação, Manoel Morgado e Elias Luiz
 
comentários  
 
 
MONTE SHINN - 4.660 metros  
Dia 14 de dezembro - 23h29 - Ontem, Manoel e alguns integrantes da expedição chegaram ao cume do Monte Shinn (4660m). Hoje, estava programada a descida ao Vinson Base Camp.
 
NO TOPO DO VINSON - Manoel Morgado completou os 7Cumes.  
Dia 11 de dezembro - 2h41 - Boas noticias da Antártica! Manoel e toda a expedição chegaram hoje ao cume do Vinson. Manoel Morgado completa assim os 7 cumes, tornando-se o segundo brasileiro a realizar tal feito. O primeiro foi Waldemar Niclevicz.
 
HIGH CAMP - Equipe já está a 3.775m. O Vinzon tem 4.892m.  
Dia 9 de dezembro - 23h06 - Olá amigos! A previsão do tempo se mostrou correta e Manoel e toda a expedição puderam seguir para o high camp, a 3.775m. Já estabeleceram o acampamento e hoje vão descansar. Se a previsão do tempo continuar correta, amanhã eles devem tentar o ataque ao cume!
 
LOW CAMP - O tempo bom tem colaborado com o andamento da expedição.  
Dia 8 de dezembro - 16h40 - Manoel e os membros da expedição ao Vinson chegaram ao "low camp", carregando pesadas mochilas e puxando trenós. O tempo está ajudando bastante e a previsão é de seguir para o "high camp" nos próximos dias!
 
NO CONTINENTE BRANCO - Manoel Morgado e equipe assim que pousaram na Antártica.  
Dia 6 de dezembro - 20h16 - Olá amigos! O Manoel já chegou no continete Antártico e está no campo base! As informações são de que amanhã o tempo estará bom e eles subirão ao campo 1.
Dia 3 de dezembro - 15h32 - Acabo de receber a chamada da empresa aérea me dizendo que o vôo foi confirmado e que dentro de uma hora estarei embarcando. O vôo até Glacier Union é de 4 horas em um avião de carga russo, com tripulação russa. Pousaremos em uma pista de gelo e, se o tempo permitir, seguimos ainda hoje para o campo base do Vinson onde deveremos ficar por duas noites (que não são noites já que por lá nessa época do ano são 24 horas de luz). Amanhã nos dedicaremos em organizar todo o equipo, 50 kg para cada um de nós, e fazer uma caminhada de reconhecimento montanha acima. Depois de amanhã devemos ir para o campo 1. A idéia, se o tempo ajudar, é fazer o cume ao redor do dia 14 de dezembro e de estar de volta a Punta Arenas dia 18, mas nesta montanha os planos quase nunca vão conforme o previsto. Baixa visibilidade e ventos fortíssimos fazem com que cancelar vôos seja mais a regra do que a exceção. Hoje tivemos sorte...
Estou emocionadíssimo pois há muitos anos sonho com este momento, o de por os pés no lugar mais isolado do planeta, no mais frio, no mais desértico. Mas, também estou confiante. Estou bem treinado, estou com uma equipe forte e experiente mais do que tudo, estou feliz em estar indo, muito feliz.
Grande abraço e até a volta!
Dia 2 de dezembro - 14h29 - Hoje encontrei o grupo que irá para o Vinson comigo, um norueguês de 58 anos que já fez 5 dos 7 cumes, um australiano de 53 anos corredor de ultra man, uma francesa de 40 anos que tem um extenso currículo de montanhas difíceis, um neo zelandês de 45 anos que tem 7 cumes de Everest além de várias outras coisas e um outro australiano que não encontrei porque está neste momento correndo uma ultra maratona na Antartica...100 km no gelo...
Pelo jeito um grupo forte, bem treinado e experiente. Estou feliz!!
Teoricamente faltam 36 horas para voar para a Antártica.

Dia 30 de novembro - 18h12 - "Cheguei hoje a Punta Arenas e amanhã encontro meus outros 5 companheiros de expedição, dois da Austrália, um da Nova Zelândia, uma francesa e um norueguês. A idéia é partir dia 3 de dezembro para o Union Glacier a 80º de latitude e se possível ir no mesmo dia para o campo base do Vinson. Mas, tudo depende do clima. Não é incomum ficar preso por aqui por dias e dias."

 
TREINANDO - escalando em Uinta Foto: Manoel Morgado  
Dia 8 de novembro - 18h51 - Conversamos com o nosso colunista Manoel Morgado que está nos Estados Unidos se preparando para eslacar o Monte Vinson e assim completar os 7Cumes. Perguntamos a ele se a expedição a Antártica estava tudo certo:

"Sim, está tudo certo com a expedição e devo (se o tempo ajudar) estar voando para a Antártica dia 3 de dezembro. Estou agora nos Estados Unidos escalando em rocha em alguns lugares fantásticos como Salt Lake City, Smith Rock (Oregon) e Red Rock ao lado de Las Vegas. E aproveitando também para visitar os parques nacionais. Já vimos o Sequoia, o Kings Canyon, o Death Valley e o Yosemite, todos maravilhosos. Como boa notícia, o Elbrus que este ano todo esteve fechado por razões políticas acabou de reabrir de modo que teremos nossa expedição para lá em julho próximo. Grande abraço a todos!"