+  BLOG DO MANOEL MORGADO
Compartilhe
A caminho do topo do mundo
 
 
 

Queridos amigos e amigas

Não sei quantos de você acompanham minhas andanças pelo mundo nos últimos 5 anos e quantos estão visitando este site pela primeira vez agora. Desde que comecei a escrever estes relatos tive como maior objetivo dividir com mais pessoas o que vivi nesses anos formidáveis que tanta felicidade e aprendizado me trouxeram. Quando olha para trás na minha vida, desde os anos estudando medicina, e de minha nova "reencarnação" como guia de montanha não posso deixar de me sentir abençoado e previlegiado por ter tido a vida que tive. Há mil maneiras de definir o que me levou a ter essas experiências tão ricas: destino, sorte, karma dependendo da inclinação espiritual de cada um. Mas, também sei que parte disso aconteceu por minha feroz determinação de viver uma vida que me preenchesse, que fizesse sentido para mim e que me trouxesse um grande grau de felicidade, dentro do que é possível no Sansara.

 
 

Agora, essa mesma determinação de buscar dentro de mim as forças para ir atrás dos meus sonhos tornou possível estar a poucos dias de concretizar meu sonho mais ambicioso, estar no cume da mais alta montanha da Terra. Para isso treinei, caminhei e escalei incessantemente por 24 meses sempre focado neste plano. Os que acompanharam este site estiveram comigo em algumas das mais altas montanhas do planeta, fizeram meses e meses de trekkings e sofreram comigo minhas dores de cabeça causadas por altitude, minha exaustão para atingir o campo mais alto e as alegrias das muitas conquistas.

Agora então os convido para mais esta jornada que será sem dúvida difícil, um tanto arriscada, com muito sofrimento, mas tenho certeza, com muitas alegrias independentemente se atingir o cume ou não.

Dia 26 de março parto para meu quadragésimo quarto trekking ao Everest. Estaremos guiando um grande grupo, 24 pessoas que quiseram nos acompanhar ao campo base. Antes de iniciar a escalada ao Everest vou subir mais uma vez o Island Peak como parte do meu processo de aclimatação. Com 6200 metros esta bonita montanha a poucos quilômetros ao sul do Everest me dará a aclimatação necessária para me dispensar de um das muitas subidas ao campo 1 do Everest evitando ainda que uma vez só a traicoeira cascata de gelo. Dia 10 de abril estarei definitivamente me instalando em minha barraca no campo base de onde subirei cada vez mais alto em direção ao campo 4 a 8.000 metros de onde em algm dia no final de maio espero estar saindo as 11 da noite rumo ao cume. Assim como no Cho Oyu, o processo de aclimatação consistirá em ciclos atingindo campos progressivamente mais altos sempre seguidos de alguns dias no campo base para recuperação.

Espero estar de volta a Katmandu apenas nos primeiros dias de junho, mais de 60 dias após ter partido. Espero ter a felicidade de ver a maravilhosa vista que se descortina do mais alto cume do planeta, mas sei que isto depende de muitos fatores. Do meu lado fiz tudo o que pude, treinei exaustivamente, me preparei mentalmente, adquiri toda a experiência que pude. Carrego comigo mais de 25 anos de montanha e a grande experiência que adquiri nesses anos em minhas jornadas pessoais e também guiando grupos. Estou preparado. Agora é pedir permissão para Chomolongma e torcer por bom tempo.

 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.
 
 
 
Guia e Alpinista
 
 
Dividir minhas experiências com as pessoas!

- Este é o objetivo destes artigos e foi uma das motivações que me levou, 13 anos atrás, a começar a guiar pessoas em lugares que amo, para entrar em contato com culturas que admiro e realizar atividades que fazem com que enfrentemos desafios e ampliemos nossos limites. Sempre procurei direcionar minha carreira profissional para que estivesse em harmonia com o estilo de vida que almejo.

Para mim trabalho e prazer se combinam de forma quase indestingüível. Isso me permite viajar doze meses por ano, seis meses guiando grupos pelo mundo, principalmente na Ásia e o restante do ano viajando pelos lugares dos meus sonhos. Então, se assim como eu você é um viajante habitual ou apaixonado por relatos de viagens, poderá encontrar aqui informações, impressões, dicas, bibliografia e videografia, sobre os lugares por onde viajo.

Venha comigo explorar alguns dos mais fantásticos destinos deste planeta!
 
 
 

2009
Cho Oyu (China) com 8.201 metros