Extremos
 
COLUNISTA KARINA OLIANI
 
Karina Oliani e Andrei Polessi lançam campanha de Crowdfunding para ajudar comunidade no Nepal
 
Texto: Marcos Viesti
23 de outubro de 2015 - 14:30
 

Mensagem de Pemba Sherpa sobre o Dharma Project.
 
  Karina Oliani

São Paulo, outubro de 2015 - Karina Oliani, aventureira e brasileira mais jovem a escalar o Monte Everest, e Andrei Polessi, fotógrafo, designer gráfico e apaixonado por viagens, lançaram uma campanha de financiamento coletivo, via Catarse, chamado Projeto “Dharma”, onde o objetivo é levantar R$ 85 mil para desenvolver um livro com fotografias que retratem a diversidade e a beleza da região e sirvam como registro antropológico cultural. Além do material, o montante também será destinado para a construção de uma escola no Nepal, com capacidade para 100 crianças.

Especializada em Medicina de Emergência e Resgate em áreas remotas, Karina já atua com projetos voluntários na região desde 2010, quando passou três meses em um acampamento base do Everest. A partir daí, Karina já contribuiu para levar água encanada, saneamento, bem como seus conhecimentos como médica, a comunidades do Nepal. No total, Karina acumula cerca de um ano de permanência no país, que lhe rendeu mais de 5 mil negativos com as mais variadas imagens e retratos.

 

“Quando vi o estrago que o terremoto havia causado e, por ter em mim a necessidade de ajudar aqueles que mais necessitam, resolvi me lançar nessa empreitada, arregaçar as mangas e ajudar a devolver a dignidade aos nepaleses. Ao passar mais tempo no país, comecei a me apaixonar pela paisagem, mas, amis ainda, pelas pessoas. Com esse financiamento, queremos que todos compartilhem desse sentimento bom que é fazer o bem a quem mais necessita”, explica Karina.

Idealizador do Dharma Project, Andrei usou sua paixão pela fotografia para criar uma espécie de diário, que contaria sua experiência, por meio de imagens, de cada país que o designer visitou. Ao todo, Andrei já visitou mais de 25 países, mas foi no Nepal onde encontrou a chance de fazer a diferença. O livro, que contará com 176 páginas, será o diário histórico de sua passagem pelo país.

 
     

“Este é o momento que temos de fazer a diferença para milhares e pessoas e, ainda, transformar e desenvolver a educação de crianças nepalesas. O livro representa muito mais do que um registro histórico, mas um ponto de virada desta sociedade”,

_comenta Polessi.

Em abril deste ano, um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter devastou o Nepal e o norte da Índia, deixando milhares de mortos e feridos. Ao todo, mais de 4,6 milhões de pessoas foram afetadas pelo maior abalo sísmico registrado na região, em 80 anos.

Para contribuir com o projeto, acesse www.dharmaproject.com.br. A cota mínima é de R$ 30 e o colaborador ainda levará brindes pela ajuda.

 
comentários - comments