Extremos
 
COLUNISTA JUS PRADO
 
Annecy, a Veneza dos Alpes
 
Texto: Jus Prado
30 de junho de 2014 - 8:35
 
  • Foto: Jus Prado
    Caiaque é uma das opções entre as várias atividades náuticas Foto: Jus Prado
  • Foto: Jus Prado
    Cidade Velha que relembra Veneza." Foto: Jus Prado
  • Foto: Jus Prado
    Centro histórico, a cidade velhada pequena Veneza dos Alpes." Foto: Jus Prado
  • Foto: Jus Prado
    Tour gastronômico - fantásticos pratos franceses e também de outras culturas." Foto: Jus Prado
  • Foto: Jus Prado
    Terça é dia de feira na pequena Veneza dos Alpes." Foto: Felipe Saraiva
  • Foto: Jus Prado
    O lago de Annecy." Foto: Jus Prado
  • Foto: Jus Prado
    Lago de Annecy e ao fundo La Tournette." Foto: Jus Prado
  • Foto: Jus Prado
    Mapa." Foto: Jus Prado
1 8

Caiaque é uma das opções entre as várias atividades náuticas Foto: Jus Prado

todas as imagens
 
Jus Prado

Nas minhas andanças por aí estou tendo a oportunidade de visitar lugares bem interessantes, alguns mais conhecidos e outros nem tanto. Separei uma série dos meus preferidos e algumas dicas para apresentar a vocês toda semana aqui no Extremos e, assim, espero contribuir com ideias para o seu próximo roteiro de viagem!

Hoje apresento Annecy, com cerca de 52.890 habitantes, esta é uma das mais belas e charmosas cidades do departamento Haute-Savoie, da região Rhône-Alpes na França.

Explorando um pouco mais estes termos, Rhône-Alpes é uma das 27 regiões que formam a França e localiza-se na fronteira leste do país, em direção ao sul. Cada região tem certo número de departamentos, no caso, Rhône-Alpes reúne 8 departamentos e Haute-Savoie é um deles, fazendo fronteira com a Suíça e a Itália e hospedando a cadeia de montanhas do Mont Blanc e Aravis.

Então, digamos que Annecy está muito bem localizada! Cercada por parte dos Alpes franceses e ainda com um diferencial: um dos lagos mais puros da Europa!

A fama: Veneza dos Alpes, veio por causa dos canais de água que passam entre as construções antigas que existem no centro histórico da cidade, reunindo também pitorescos bares, restaurantes e pequenas lojas ao redor. O cenário nos lembra da charmosa Veneza, porém em uma proporção bem menor.

Com uma boa infraestrutura para turistas de todas as faixas etárias, gostos e nacionalidades, a pequena Veneza dos Alpes oferece várias opções – do luxo ao simples - durante o ano todo para aqueles que gostam de natureza, esportes radicais, aventura, fotografia e gastronomia.

O lago de águas azul-turquesa está a 447m de altitude, tem 27 quilômetros e uma profundidade máxima de 80m. No verão, é possível explorar os esportes náuticos como caiaque, stand up paddle, remo, widnsurf, vela entre outros. Em toda a borda do lago é fácil encontrar lojas e escolas de surf e vela que alugam os equipamentos para a prática esportiva. Outras opções são: piquenique nas ‘praias’, slackline e o tour du lac de bicicleta, correndo ou a pé.

Podemos encontrar facilmente campings, hotéis e pousadas espalhados por toda a cidade.

Nas montanhas é possível explorar o parapente, escaladas, mountain bike, trekkings bem marcados e de diferentes níveis, La Tournette (2351m) e o Parmelan (1832m) são um dos principais picos para caminhadas de nível difícil e médio, mais detalhes sobre trilhas e acessos por toda a região Haute-Savoie você encontra aqui: www.randos-montblanc.com. Durante o inverno as opções ficam para os esportes de inverno claro, esquis, snowboard e cia.

É legal conferir o calendário, pois sempre tem algum festival ou evento interessante acontecendo por ali ou nas redondezas. Ah, e toda terça é dia de feira na cidade velha com frutas, legumes e queijos deliciosos e fresquinhos!

Para quem nunca ouviu falar desse lugar, posso garantir que vale muito a pena incluir no roteiro na próxima vez que for visitar estes lados da França!

Mais info sobre Annecy: www.lac-annecy.com
Mais sobre França e outros lugares: www.lotusviajante.com


Beijos,

Jus Prado