Em outro mundo
da redação, Texto e Fotos: Jus Prado
25 de fevereiro de 2014 - 15:03
 
comentários  
 
 
  • Jus Prado
    No topo da pista de esqui. Foto: Jus Prado
  • Jus Prado
    Vilarejo de Leukerbad, Suíça." Foto: Jus Prado
  • Jus Prado
    Uma das pistas da estação. Pista preta." Foto: Jus Prado
  • Jus Prado
    Resort de águas termais famíliares. Bastante gente por conta do feriado em uma das regiões da Suíça." Foto: Jus Prado
  • Jus Prado
    Aprendendo a esquiar." Foto: Jus Prado
  • Jus Prado
    Dia perfeito de sol após nevar bastante na noite anterior." Foto: Jus Prado
1 6

No topo da pista de esqui. Foto: Jus Prado

todas as imagens
 

Depois de um tempo fora do ar aqui no Extremos, voltei para compartilhar um pouco das minhas experiências no inverno europeu. No fim de semana passado estive em Leukerbad, na Suíça, o maior centro de águas termais dos Alpes onde cuidadosamente foi construido um pequeno vilarejo ao redor aproveitando muito bem as reservas naturais de água quente e montanha!

Conservando o estilo rústico, o vilarejo onde predominantemente fala-se alemão, tem facilidades para usufruir do esqui de pista, alpino, de fundo, raquete, caminhadas e banhos em águas termais a altas temperaturas com hidromassagem. Há uma infraestrutura completa de spa para os adultos com direito as mordomias do 'wellness', bem-estar, que inclui massagens, banhos noturnos a céu aberto com vista esplendorosa para os Alpes suíços e muito mais. E há também um espaço reservado para a família, que igualmente oferece a magnifica vista para as montanhas geladas. Para mim, sinceramente, um outro mundo!

A construção deste lugar me impressionou, piscinas internas e externas interconectadas, estacionamento no subsolo e armários para deixar os equipamentos de esqui perto do teleférico que nos levam para as pistas! A estação de esqui não é muito grande mas este é o diferencial onde o foco está na qualidade dos serviços oferecidos e não na capacidade de incluir cada vez mais gente, até porque, paga-se caro por tudo isso.

 

Estive por lá no fim de semana passado e como era começo de férias em uma das áreas da Suíça, pegamos um pouco de tráfego na estrada, talvez no máximo 10 minutos de lentidão na ida e um pouco mais de tempo na volta. De Genebra a Leukerbad são aproximadamente 2 horas.

Bom, todo esse universo do esqui está sendo uma super novidade para mim e ter a oportunidade de conhecer os diferentes estilos do esporte bem como as diferentes culturas que o praticam é muito interessante! Como o mergulho, o paraquedismo e outros esportes de aventura, o esqui também não custa barato e pode ser bem perigoso sem instrução. Há os resorts de luxo como este em Leukerbad e muitos outros na Suíça, França, Rússia, Finlândia e cia que são literalmente surreais para pessoas como eu, de origem simples, mas há também as pequenas estações as quais permitem que todos sejam felizes e tenham a oportunidade de experimentar os esportes de inverno e as águas termais!

 

Outro órgão interessante que viabiliza o esporte para todos são os clubes alpinos e os clubes de esqui que existem praticamente em todos os vilarejos ao redor dos Alpes suíços e franceses, que se organizam para levar o pessoal para as montanhas. Eles cobram uma taxa única de adesão e seguro contra acidentes e depois paga-se um valor acessível a cada saída para as montanhas que inclui transporte e passe para a estação de esqui. Cada clube tem as suas regras, preços, horários e dias de saída para as montanhas, normalmente todo o fim de semana e, as vantagens são inúmeras como: conhecer diferentes estações de esqui, pois a cada fim de semana eles vão para algum lugar diferente, conhecer pessoas que praticam o esporte no mesmo nível que você, alguns clubes oferecem aulas gratuitas por um período, transporte, descontos em outras estações de esqui e etc. Pode-se alugar os equipamentos para o período de inverno o que fica bem mais em conta do que alugar a cada vez que se utiliza e vale a pena para quem é iniciante.

 

Finalizando, gostaria de enfatizar que de tudo o que venho vivendo e aprendendo, cada vez mais percebo que tudo é possível para aquele que acredita! Então se você gostaria de experimentar algum esporte de aventura ou qualquer outra coisa que seja um desafio, vá em frente, acredite, pesquise e as oportunidades vão surgir!



Namastê.
Jus Prado
jusprado.wordpress.com