Cliffs of Moher, uma das sete maravilhas da natureza
da redação, Texto e Fotos: Jus Prado
2 de abril de 2012 - 21:05
 
comentários  
 
 
iRLANDA - Extremos nos Cliffs of Moher
 
Close nas botas Hi-Tec Maravilhas da natureza Jumped in the Cliffs of Moher
 

Os penhascos levam este nome a partir de um velho forte chamado “Mothar” localizado no ponto mais meridional das falésias o qual foi demolida durante as guerras napoleônicas para dar lugar a uma torre de sinal.

Este lugar maravilhoso é uma das maiores atrações da Irlanda e sem dúvida vale muito a pena conhecer e sentir a energia deste lugar milenar situado do lado oeste da ilha esmeralda voltado para o Oceano Atlântico, em Co. Clare (ou condado de Clare).

Neste último final de semana fui conferir os penhascos que também foram classificados como uma das sete maravilhas do mundo da natureza, título merecido, com seus paredões de 213 metros de altura em relação ao nível do mar e cerca de 8 km de extensão.

É um mar de rocha! E você acha que eu não fiquei imaginando belíssimas escaladas por ali? Aliás, busquei informações a respeito, mas não encontrei muita coisa e nem vi vias de escalada, porém acredito que a prática de espeleologia e canyonismo é permitida em algumas áreas dos penhascos.
Afinal, o clima temperado e os animais selvagens não favorecem as escaladas, o local também é protegido pela UNESCO, patrimônio da humanidade, e abriga uma imensa variedade de espécies de pássaros marítimos, entre eles especialmente o Puffin, e também: gaivotas, falcões, corvos, gralhas, cabras montanhesas, entre outros.

Na formação geológica é possível ver as diferentes marcas deixadas por velhos canais fluviais beirando toda a encosta. As marcas mais antigas chegam a datar mais de 300 milhões de anos!

É tão imenso este cenário que não cabem nos olhos, nem na imaginação e nem nas palavras, é necessário apenas sentir e de coração agradecer por poder estar ali fazendo parte desta suprema natureza!


Namastê.
Jus Prado
jusprado.wordpress.com