Irlanda, a jóia esmeralda
da redação, Texto e Fotos: Jus Prado
21 de fevereiro de 2012 - 22:49
 
comentários  
 
 
NA NOVA CASA - O cume é a nossa casa!
 
 

Desde que cheguei aqui, há uma semana atrás, estou impressionada com a particularidade deste lugar e de seu povo. Ultrapassando fronteiras estou aqui como parte de um caminho o qual a trilha eu estou aprendendo a trilhar. A cada dia descobrindo algo novo, diferente, incomum ao que eu sempre estive habituada a ver, a comer, a sentir e a desfrutar.

E se desvelando no meio desse imaginário mundo real apresento-lhes um pedaçinho mínimo da extrema natureza única da Irlanda: Mangerton Mountain (Gaélico: Mhangarta) com seus arredondados 839m e sua planície bem, digamos, molhada.

A Irlanda, ou Eire, como é chamada em sua língua tradicional – o gaélico - é uma república situada nas ilhas Britânicas e caracterizada por ter um litoral acidentado com outras ilhas menores e uma planície central limitada por montanhas mais baixas e com lagos.

Uma das primeiras coisas que fiz foi me juntar a um grupo de montanhistas da região o qual fui muito bem recebida e com eles fiz a minha primeira caminhada que foi em County Kerry no sudoeste do país próximo a cidade de Killarney um ponto bem turístico por sua beleza natural exuberante.

Ger Somers foi o líder de um grupo de 15 pessoas neste domingo passado, montanhista local, muito experiente organiza um clube que se chama Limerick Climbing Club (http://www.limerickclimbingclub.ie) que tem uma programação rica de lugares a serem explorados aqui em terras esmeraldas. Aliás, a ilha é conhecida por este nome porque as gramas são tão verdes por causa do clima temperado que quando vimos de cima parece realmente uma jóia esmeralda!

O nosso objetivo era começar a trilha contornando o rio, Devil´s Punchbowl, pela lateral da montanha Mangerton, alcançar o cume e descer pelo outro lado.

O curioso para mim foi o terreno, que aqui chove bastante isso eu já sabia, mas nem passou pela minha cabeça sobre o solo dessa região e foi um grande desafio caminhar 6 horas literalmente “afundando o pé na lama”. O clima desta ilha é muito interessante, num mesmo dia você pode presenciar todas as estações do ano em questão de minutos!

Com esse terreno molhado forcei tanto as minhas pernas que chegando no cume senti algo que nunca havia sentido antes, câimbra no quadríceps – os músculos da parte anterior da coxa – bizarro. Ainda bem que passou logo e no cume nevou, fez muito frio e depois saiu um lindo sol e nublou outra vez! Só aqui mesmo na Irlanda!

A fauna também é bastante peculiar, no caminho apenas vi uma espécie de ovelha que tem a cara preta e ouvi dizer que por aqui não existem cobras, provavelmente por ser um terreno muito úmido.
Gostei de conhecer o grupo e com certeza virão mais descobertas por aí e uma coisa nessa trilha eu aprendi que nunca mais eu irei esquecer: sempre leve uma troca de roupa seca e deixe um par de tênis no carro, pois aqui na Irlanda você já sabe... Vai se molhar.

E termino este relato segurando a bandeira do Portal Extremos no verdadeiro cume: a nossa casa!
Vejo vocês em breve!

Mais informações: jusprado.wordpress.com