Extremos
 
COLUNISTA ION DAVID
 
Nos cânions Barroco e Garimpão, na Chapada dos Veadeiros
 
texto: Ion David
31 de outubro de 2017 - 12:35
 

Foto: Ion David
 
  Roberta Abdanur  

Realizamos no fim de setembro mais uma expedição de Canionismo na Chapada dos Veadeiros, desta vez descemos os cânions Barroco, em Cavalcante e o Garimpão no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, fizemos no início ainda uma oficina de nivelamento técnico do grupo.

No primeiro dia de atividade descemos o Cânion Barroco, em Cavalcante, por onde passa o Rio das Almas formando belas piscinas de águas verdes. É um cânion aberto e ensolarado, relativamente fácil, com sete rapeis sendo o mais alto com 60 metros.

O último rapel, menor, mas não mais fácil em uma panela fechada com água entrando por todos os lados, tendo que sair nadando por baixo de um pedra no final.

O Barroco foi a preparação para a descida do dia seguinte, o Garimpão, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, autorizado pelo ICMBIO em junho de 2016.

Um cânion muito agradável de descer, com seis rapeis sendo o mais alto com 40 metros pelo meio da cachoeira cartão postal do parque. 

Para realizar o percurso são necessários cinco horas de atividades, nadando por enormes piscinas, atravessando cânions, desescalando, saltando e fazendo belos rapeis para vencer os obstáculos verticais.

O trecho mais incrível do percurso á a natação no meio do cânion do Garimpão, após o trecho conhecido como Carrocel, e a chegada em cima da cachoeira de 80 metros, onde é possível avistar todo o vale do Rio Preto.

No final ainda fazemos a travessia da enorme piscina da Cachoeira, um deleite!

A expedição teve a participação de 11 canionistas, vindo de vários lugares do Brasil, sob a coordenação dos guias especialistas de Ion David e Marcelo Classino.

 
 

 

 

 

Até a próxima!

 

Ion David
www.travessia.tur.br

 
comentários - comments