Extremos
 
COLUNISTA FABIO NITSCHKE
 
KTR Campos do Jordão: trail running com crianças
 
texto e fotos: Fabio Nitschke
30 de maio de 2018 - 06:15
 
Família reunida na saída para a prova: todos juntos desde os preparativos.
 
  FABIO NITSCHKE  
   

Foi com certa apreensão que decidimos participar da etapa de Campos do Jordão da Kailash Trail Run (KTR), realizada em 5 de maio de 2018. Seria nossa primeira experiência na modalidade – e logo em uma prova que cultiva a fama de ser muito dura, técnica e desafiadora.

A KTR oferece 4 níveis dificuldade, escalonando distância e altimetria em opções light, curta, média e longa. Escolhi a curta, que teve cerca de 10K – as distâncias variam ligeiramente a cada prova, procurando manter um patamar coerente de esforço durante a série.

O que nos atraiu não foi somente a oportunidade de praticar uma atividade diferente, mas poder envolver profundamente os meninos: eles também participariam pela primeira vez de uma corrida – a KTR oferece uma “prova kids” (não divulgada) apenas para os filhos dos inscritos.

Um dos principais ganhos de envolver as crianças desde cedo é que elas se tornam muito mais engajadas nas atividades propostas. Por isso, a primeira reação deles quando comentei que faríamos juntos uma corrida em montanha foi: “vamos treinar!” – e lá fomos nós correndo de casa até o clube, um percurso que normalmente fazemos caminhando.

A prova foi MUITO mais legal do que eu podia imaginar, e superou todas as minhas expectativas! A arena foi montada um um lugar espetacular, próximo ao Pico do Itapeva (com cerca de 2.000m de altitude, é um dos pontos mais altos acessíveis por automóvel no Brasil, como descobri depois). Organização e estrutura foram primorosas: o percurso proporcionou muitos trechos com uma vista incrível, em um caminho limpo e claramente demarcado – diferente das corridas de aventura, não é necessário se preocupar com a navegação –, e o staff contava com dezenas de pessoas estrategicamente posicionadas ao longo da rota.

 

Na véspera: equipamentos prontos para a prova   Meninos na subida final junto com os corredores das provas média e longa.
Antes da largada, o apoio dos meninos e do amigo e incentivador Giuliano Bertazzolo (fundador da Go To Trail) O espetacular palco do evento com a marcação do percurso da “Prova Kids Pro” (1,2K) que os meninos enfrentaram.
Final da KTR Campos do Jordão: celebração conjunta. Na volta pra casa: o que a gente leva na bagagem é muito mais que as medalhas.
Pausa obrigatória para apreciar a paisagem. Foto: Wladimir Togumi Famílias celebram a conquista: as crianças aprendem com exemplos.
   

O trajeto alternou subidas e descidas bem íngremes com trechos sobre pedras, até um pouquinho de estrada de asfalto e terra, e longos segmentos em um bosque fechado – estruturalmente, sem surpresas em relação a trilhas que estamos habituados a percorrer, mas com a “novidade” de correr por tudo ao invés de caminhar, claro... Além disso, vários bônus como a vista deslumbrante (na parte “aberta” da montanha) e pontilhões de madeira no lindo caminho entre as árvores. De quebra, as condições climáticas estavam perfeitas – e o clima geral entre os participantes também é ótimo, de muita camaradagem.

A prova infantil também incluiu trechos bastante íngremes, somando 1.200m de corrida e 30m de altimetria acumulada (o equivalente a um prédio de 10 andares) – os menores (até 6 anos) correm a metade. A proposta traz um tempero de competitividade na medida: não há pódio (todos os que finalizam ganham uma medalha), mas todos estavam focados (alguns pilhados!) em dar o melhor de si.

As crianças também utilizam números de identificação, e início e chegada são no mesmo pórtico principal do evento, de onde percorreram segmentos selecionados das mesmas trilhas das provas dos adultos. Como largam à tarde, durante a corrida acabaram emparelhando com alguns competidores das provas média e longa, aumentando sua interação real com o evento.

Ao final, todos nós trazíamos um misto de cansaço e superação, satisfeitos com nossos resultados. A KTR se mostrou uma atrativa atividade outdoor para a família – acessível ao oferecer distâncias curtas para iniciantes, e inclusiva por acolher as crianças de forma tão integrada com o restante do evento.

 
O momento da prova kids: oportunidade para incluir as crianças em uma nova atividade outdoor. Foto: Wladimir Togumi
 

Participar da KTR foi uma rica oportunidade de vivência em família, de onde guardaremos bons momentos na memória – e ainda nos deixou ainda mais estimulados para outras atividades em montanhas com os nossos filhos. (Quando será a próxima?) #BringYourKids

 
Pra sentir um pouco do que é correr a KTR, veja alguns flashes da minha prova.
 

Conheça mais sobre as provas KTR: www.ktrseries.com.br

 

Fabio Nitschke Gomes
apaixonado por bicicleta, viagens e atividades outdoor em família – já percorreu mais de 4 mil km em passeios de bike e cicloviagens com seus filhos pequenos, incluindo a travessia dos Alpes da Alemanha até a Itália. Embaixador Thule da linha Active with Kids e um dos idealizadores do movimento #BringYourKids, compartilha suas vivências no seu blog ATIVITAE para estimular que mais famílias incluam atividades outdoor com os filhos em suas escolhas.

comentários - comments