Extremos
 
COLUNISTA FABIO NITSCHKE
 
Lugar de criança é ao ar livre
 
texto e fotos: Fabio Nitschke
12 de Outubro de 2017 - 08:00
 
Pedra do Baú, a primeira montanha, aos dois anos de idade: é preciso começar cedo.
 
  FABIO NITSCHKE  
   

A formação das crianças reflete não só diversos aspectos culturais e tecnológicos, mas também rotinas, hábitos e referências "herdados" da sua própria família. Atualmente, se há sólidos entendimentos a respeito de temas educacionais, por outro lado presenciamos uma situação alarmante que afeta uma parcela enorme da população infantil: metade das crianças brasileiras estão obesas e sedentárias, e muitas simplesmente não “sabem brincar” – dependem sempre de algum estímulo externo (como a TV ou um eletrônico).

Pela primeira vez na história da humanidade, há crianças com doenças típicas de adultos – diabetes, miopia, problemas ósseos e de pressão arterial. Ter chegado a este ponto é um sinal de alerta de que precisamos urgentemente rever padrões encontrados no nosso dia a dia.

Felizmente, muitas iniciativas buscam expandir a conscientização e mudar este cenário propondo, entre outras ações, aumentar o tempo ao ar livre e o contato com a natureza. Desta forma, ampliam o alcance e os benefícios do que pesquisas científicas já comprovaram: vivências outdoor promovem um desenvolvimento integral da criança, estimulam a atividade física e uma melhor nutrição, e deixam as crianças mais ativas, interessadas e exploradoras.

O resultado é incrível: além dos benefícios diretos à saúde, os filhos tornam-se muito mais interessados, companheiros e dispostos para "aventuras". Atividades outdoor em família criam oportunidades não só de uma convivência positiva, mas também de colocar as crianças em contato com situações nova e ativas. Mais importante: promovem momentos em que as famílias podem ficar mais próximas, de um modo muito mais profundo e intenso do que é possível no dia a dia - e só por isso já seriam ocasiões muito especiais!

 

Diversão no Lavandário de Cunha: respeito ao ritmo e ao interesse dos pequenos.   Ao fim de uma trilha, em Campos do Jordão: crianças aprendem com exemplos.
   

Crianças aprendem com exemplos, então não se engane: esta é uma iniciativa que depende diretamente dos pais. Comece cedo, sempre respeitando o ritmo e os limites dos pequenos – com bom senso e equilíbrio, calibre as expectativas para não frustrar os adultos nem sobrecarregar os rebentos. Incluir as crianças desde pequenas nas suas atividades outdoor fará com que o interesse pelo mundo ao ar livre faça parte da sua formação, de forma muito genuína, espontânea, integrada e natural – e o resultado é que esta será a sua realidade.

Atividades outdoor em família são especialmente atrativas para crianças, possibilitando que explorem inúmeras possibilidades e vivências interessantes – mesmo em passeios urbanos. Promover estas iniciativas não só é possível, mas desejável – e com resultados extraordinários tanto para a formação das crianças quanto para fortalecer os laços familiares. Ainda mais: criando momentos únicos, especiais e memoráveis, possibilitam escrever sua própria história, colecionar vivências e recordações em conjunto.

 
Explorando uma gruta durante nossa cicloviagem pelo Vale Europeu: lugares e situações especiais que se tornam as melhores memórias da família.
 

Consegue imaginar uma maneira melhor de formar e educar os seus filhos? Então #BringYourKids!

 

Fabio Nitschke Gomes
apaixonado por bicicleta, viagens e atividades outdoor em família – já percorreu mais de 4 mil km em passeios de bike e cicloviagens com seus filhos pequenos, incluindo a travessia dos Alpes da Alemanha até a Itália. Embaixador Thule da linha Active with Kids e um dos idealizadores do movimento #BringYourKids, compartilha suas vivências no seu blog ATIVITAE para estimular que mais famílias incluam atividades outdoor com os filhos em suas escolhas.

comentários - comments