Extremos
 
COLUNISTA FABIO NITSCHKE
 
Curte uma vida ativa? Então #BringYourKids
 
texto e fotos: Fabio Nitschke
12 de Outubro de 2017 - 08:00
 
Nos caminhos da Alemanha, na primeira cicloviagem com os meninos pedalando as próprias bikes: profundo envolvimento com atividades ao ar livre.
 
  FABIO NITSCHKE  
   

Quem não conhece alguém que deixou de pedalar, acampar, correr ou subir montanhas quando teve filhos? Infelizmente, é muito comum pessoas abandonarem suas atividades depois que a família cresce.

Pois saiba que não precisa ser assim – mais que isso: nem é bom que seja.

“Uma longa jornada começa com um primeiro passo.”

Tao Te Ching (Lao Tsé)

Ninguém está totalmente preparado para criar os filhos, então quando as crianças chegam somos tomados por dúvidas e questionamentos sobre o que é possível ou não fazer com elas. Pra piorar a situação, é muito mais comum ouvirmos conselhos na linha “agora não vão mais poder fazer suas aventuras” do que palavras que estimulem o contrário.

Não estou idealizando nem dizendo que é fácil… O início da vida com bebês é desafiador, é claro que muita coisa muda, e a gente precisa abrir mão de algumas coisas. Mas quando pensamos em nossas práticas outdoor, é melhor pensar em ADAPTAR, não em desistir.

Atividades ao ar livre e perto da natureza são uma grande oportunidade: fazem muito bem para a formação das crianças – e também para a família como um todo. Veja este meu outro artigo no Extremos que aprofunda este aspecto.

Explorando as montanhas de Cunha, antes da travessia de bike até Paraty.   Estimuladas desde cedo, as crianças se engajam nas "aventuras" da família.
   

Curiosas por natureza, as crianças podem ser profundamente envolvidas em nossos programas. E pais ativos já saem em vantagem, por poderem oferecer a seus filhos uma porta de entrada para este novo universo desde muito cedo.

Para muitos, tenho certeza de que a vontade já está lá! Talvez só precise descobrir que é possível, e acredito que um simples exemplo pode ser o empurrão que falta para o primeiro passo.

Para ajudar as famílias a descobrir os encantos que resultam desta escolha, compartilharei aqui neste espaço o que aprendemos ao fazer isso na vida real com nossos dois filhos gêmeos (de subidas em montanhas a viagens de bicicleta, de passeios no parque a escapadas de fim de semana) e também exemplos de outras famílias que já estão colocando isso em prática, inserindo seus filhos em atividades outdoor desde cedo.

 
Pausa na viagem de bicicleta pelo Vale Europeu, em Santa Catarina: é nas nossas atividades outdoor que ficamos mais próximos, e de onde guardamos os momentos mais especiais.
 

Faça sua parte e participe do nosso movimento #BringYourKids: busque nas redes, inspire-se – e também compartilhe suas próprias vivências com sua família. Que essas sementes se espalhem e floresçam na forma de mais pais e crianças explorando o mundo juntos!

Seja bem-vindo a bordo!

 

Fabio Nitschke Gomes
apaixonado por bicicleta, viagens e atividades outdoor em família – já percorreu mais de 4 mil km em passeios de bike e cicloviagens com seus filhos pequenos, incluindo a travessia dos Alpes da Alemanha até a Itália. Embaixador Thule da linha Active with Kids e um dos idealizadores do movimento #BringYourKids, compartilha suas vivências no seu blog ATIVITAE para estimular que mais famílias incluam atividades outdoor com os filhos em suas escolhas.

comentários - comments