Extremos
 
COLUNISTA FABIO NITSCHKE
 
Bicicleta: uma ótima escolha para uma vida ativa
 
texto e fotos: Fabio Nitschke
12 de Outubro de 2017 - 08:00
 
No Circuito do Vale Europeu, em Santa Catarina: momentos especiais em família.
 
  FABIO NITSCHKE  
   

Para inserir as crianças em atividades ao ar livre, a bicicleta é especialmente atrativa – e acessível para pessoas de todas as idades, dos 2 aos 100 anos. É, assim, uma ótima opção para começar, uma excelente porta de entrada para este novo universo: pedalar em família possibilita explorar inúmeras possibilidades e vivências interessantes, mesmo em passeios urbanos.

Nosso entusiasmo pelas duas rodas é genuíno: a nossa "fórmula" para ter crianças ativas e interessadas no mundo outdoor começou com a bicicleta – que ainda é (e talvez sempre será) um importante vetor das nossas atividades em família. Veja um breve resumo dos principais pontos dos nossos meninos até hoje:

• Aos 15 dias, o primeiro passeio fora de casa – e com 4 meses, a primeira viagem de avião.
• Com um ano, os primeiros passeios no bike trailer.
• Aos 2, a primeira bicicleta (de equilíbrio e de madeira) e os primeiros passeios na montanha.
• Com 3, a primeira cicloviagem – a descida da Serra do Mar.
• Aos 4, a travessia dos Alpes de bicicleta, e a primeira bike com pedal.
• Aos 6, uma cicloviagem pelo Circuito do Vale Europeu e a travessia de Cunha a Paraty – a despedida das viagens com o bike trailer.
• Aos 7, a primeira cicloviagem pedalando as próprias bikes – quase 30km em um dia.

No Parque do Ibirapuera, em São Paulo: o bike trailer criou possibilidades incríveis...   ... e fez com que os meninos se envolvessem naturalmente com a bicicleta desde cedo.
Cruzando uma vila na Áustria, durante a travessia dos Alpes entre a Alemanha e a Itália: oportunidade das crianças viverem algo muito diferente do que estão acostumadas.
 


Este vídeo, produzido pela Prefeitura de São Paulo, abriu uma websérie sobre personagens da cidade com um envolvimento especial com a bicicleta – e conta um pouco como tudo começou.

 
 

 

Fabio Nitschke Gomes
apaixonado por bicicleta, viagens e atividades outdoor em família – já percorreu mais de 4 mil km em passeios de bike e cicloviagens com seus filhos pequenos, incluindo a travessia dos Alpes da Alemanha até a Itália. Embaixador Thule da linha Active with Kids e um dos idealizadores do movimento #BringYourKids, compartilha suas vivências no seu blog ATIVITAE para estimular que mais famílias incluam atividades outdoor com os filhos em suas escolhas.

comentários - comments