+  BLOG DA EMILIA TAKAHASHI  
Compartilhe
Galápagos, simplesmente inesquecível!
 
 
 

Um paraíso ecológico daqueles que quando conhece, não esquecerá jamais. Formada por explosões vulcânicas em centenas de milhares de anos, diversas ilhas foram abrigando espécies e elas evoluindo até que hoje, algumas só podem ser encontradas aqui.

 
 

As ilhas principais são Santa Cruz (aeroporto na ilha vizinha Baltra) e San Cristóbal. Além das companhias Aerogal e Tame, a Lan também realiza vôos do continente. Isabela apesar de ser a maior ilha tem um aeroporto somente para aviões pequenos.
Muitas pessoas conhecem as ilhas através de cruzeiros, que podem variar de 150 a 300 dólares por dia. Estabelecer-se em terra firme dá mais liberdade e é mais econômico. Algumas ilhas mais distantes como Darwin e Wolf só podem ser alcançadas com cruzeiros exclusivos.

Santa Cruz é a ilha mais povoada e a vida se concentra em Puerto Ayora, com hotéis e restaurantes. Uma caminhada por entre árvores de cactos e pássaros desemboca na praia com areia branquíssima e um mar turquesa de Tortuga Bay. No final da praia encontramos iguanas marinhas, tartarugas, pelicanos, piqueros patas azules e uma calma baía para mergulhar ou passear em caiaques e barcos. A praia dos Alemagnes é caminho para Las Grietas, um cânion com paredes altas e água salobra. A Estação de Pesquisa Charles Darwin abriga iguanas terrestres e tartarugas gigantes entre elas o Lonesome George, famoso por ser o último de sua espécie. Na ilha ainda é possível ver tartarugas gigantes na natureza em Santa Rosa e as crateras Los Gemelos localizadas na parte central da ilha. Um mergulho em Gordon Rocks é inesquecível com seus tubarões-martelo.

Santa Cruz por estar em uma posição central no arquipélago oferece passeios diários à outras ilhas a partir de Puerto Ayora. Os principais passeios vão às ilhas Bartolomé, Plazas, Seymour Norte, Floreana e Isabela. O preço de cada passeio varia de 55 a 80 dólares em temporada baixa, chegando a $135 em temporada alta.
De Santa Cruz há transporte para as ilhas Isabela, San Cristóbal e Floreana. Em barco o custo é de US$25 a viagem.

Em San Cristóbal, Puerto Barquerizo Moreno é a segunda maior vila de Galápagos. Os lobos-marinhos dominam as praias do centro e ás vezes, até a avenida beira-mar. A leste, temos a Praia Mann e o Centro de Interpretação que conta a história de exploração das ilhas e mostra a esperança de um equilíbrio ecológico para o futuro. Há uma rede de caminhos a partir do Centro para praia de Punta Carola, uma baía para snorkel e o Cerro Tijeretas onde podemos observar os pássaros de peito vermelho. Continuado por um caminho de pedras por cerca de uma hora está a Praia Ochoa. No lado oeste do centro temos um point para surfe dentro de uma área militar e do outro lado do aeroporto, a loberia. A única estrada liga Barquerizo à pequena e charmosa praia Puerto Chino podendo ser alcançada em taxi ou um longo dia de bicicleta. Na parte alta está a lagoa de agua doce El Junco na boca de um vulcão onde os pássaros vêm limpar suas asas. O passeio de barco passa por baías e praias e visita a grande pedra Leão Dormido, abrigo de cardumes de tubarões de Galápagos vistos no mergulho ou snorkel.

Isabela é maior ilha com uma pequena vila, Puerto Villamil, e uma extensa praia para caminhar. Um muro de pedras construído por prisioneiros guarda o passado da ilha com o título de Muro das Lamentações. Há criação de tartarugas como nas outras ilhas com a intenção de recuperar a população que foi praticamente dizimada nos séculos passados. Flamingos podem ser encontrados nas lagoas filtrando pequenos moluscos. Concha Perla é uma baía perfeita para snorkel com peixes, raias e tartarugas. As Tintoreiras é uma lagoa, as lavas formam um corredor onde tubarões de Punta Blancas vem descansar. A visita à cratera do vulcão Sierra Negra pode ser feita caminhando ou à cavalo.

Passei o tempo entre lobos-marinhos, pássaros com patas azuis, tartarugas gigantes, tubarões, cactos, vulcões e praias belíssimas. Apesar de me despedir de minha mãe e tias, toda essa natureza só podia trazer muita paz e tranquilidade e entender porque Charles Darwin se encantou por essas ilhas.

 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.
 
 
 
Montanhista
 
Sempre foi aventureira e já escalou diversas montanhas no Brasil e realizou diversas trips pela América do Sul.

Já escalou as duas das 7 montanhas mais altas de cada continente, conhecido como "Projeto Sete Cumes".

Em 2009 foi demitida, mas não se deu por vencida e colocou a mochila nas costas para realizar esta que até então é a sua maior aventura. Nesta aventura passou pelo Nepal, Tibet, Vietnã, Laos, Indonésia, África do Sul, Malaui, Namíbia e Tanzânia.

Em outubro de 2009 foi a primeira mulher brasileira a escalar o Ama Dablam (a jóia do mundo), uma das montanhas mais bonitas da Cordilheira do Himalaia.
 
 
 

2010
Kilimanjaro (Tanzânia) com 5.891 metros

2009
Ama Dablam (Nepal) com 6.812 metros

2008
Aconcágua (Argentina) com 6.962 metros