+  BLOG DA EMILIA TAKAHASHI
Compartilhe
Pisco Oeste 5750m
 
 
 

Uma montanha com uma vista incrível de seu cume se não a melhor da região. É rodeada por nada menos que seis picos acima dos 6000 metros. Considerado um nível de dificuldade de escalada básico, com seus 5750 metros de altitude não devemos subestimar e deixar de ter cuidados principalmente quanto a aclimatação e preparo físico.

 
 

Cebollapampa é o ponto de partida, fica na estrada que corta a Cordilheira Blanca pelos vilarejos de Yungay, Vaqueria e Yanama, após as lagoas de Llanganuco.
Há collectivos que circulam entre Huaraz e Yungay. De lá seguem táxis pela estrada empoeirada. Há um ônibus diário pela empresa El Veloz que faz o trajeto por completo partindo de Huaraz em direção a Yanama. Optei pelo transporte privado pois são várias empresas que fazem o trajeto por estar no mesmo ponto de partida para uma caminhada a "Laguna 69".

Dividi um "arrieiro" e um burro com alguns gregos para ajudar a levar o peso para o acampamento base. Eles viriam a ser meus companheiros nessa escalada.

A caminhada começa aos 3900m de Cebollapampa no primeiro dia, subindo por cerca de três horas ate o acampamento base aos 4600m. Algumas pessoas optam por atacar o cume dai mesmo. É uma opção para diminuir os dias na montanha, porém prolonga a jornada do dia mais pesado. Como não tinha pressa, resolvi seguir a programação dos gregos mais tranquila.

No segundo dia há uma breve subida para alcançar e atravessar os grandes blocos de rochas deslizantes que restaram após a retração da geleira conhecida como morena. Foram quase três horas para atravessar esse rio de pedras e alcançar a parede do outro lado que represa uma lagoa verde esmeralda. Fizemos uma pausa para admirar a beleza que a altitude nos proporciona. O cume do Pisco triangular com suas geleiras cortadas em sua base, céu azul e sol ardente fazendo a neve brilhar ainda mais. Um pouco mais acima chegamos ao acampamento morena a 4900m. Há uma fonte de água que desce direto da geleira, temos o cuidado de armazená-la no dia anterior pois a fonte congela durante a noite.
No dia do ataque ao cume acordamos as 2:00am, vários grupos se preparavam para sair. Fomos os últimos partindo as 3:30am. Após uns quarenta minutos de rochas, chegamos a geleira sob a luz do luar.

Cruzamos a geleira por algumas fissuras e chegamos ao colo a 5300m. Nesse trecho pudemos apreciar os picos nevados do outro lado: Artensonraju, Santa Cruz, até o Alpamayo foi possível admirar conforme foi amanhecendo o dia. O sol iluminou laranja o maior pico do Huandoy. O vento começou a castigar com a chegada da manhã e víamos os grupos como formigas ascendendo a grande rampa branca para o cume.

No último trecho há uma subida de uns 15 metros com uma inclinação um pouco mais acentuada em torno dos 40 graus. Terminada a rampa final, após 5 horas de escalada do acampamento morena... uma vista belíssima da Cordilheira Blanca.

 

 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.
 
 
 
Montanhista
 
Sempre foi aventureira e já escalou diversas montanhas no Brasil e realizou diversas trips pela América do Sul.

Já escalou as duas das 7 montanhas mais altas de cada continente, conhecido como "Projeto Sete Cumes".

Em 2009 foi demitida, mas não se deu por vencida e colocou a mochila nas costas para realizar esta que até então é a sua maior aventura. Nesta aventura passou pelo Nepal, Tibet, Vietnã, Laos, Indonésia, África do Sul, Malaui, Namíbia e Tanzânia.

Em outubro de 2009 foi a primeira mulher brasileira a escalar o Ama Dablam (a jóia do mundo), uma das montanhas mais bonitas da Cordilheira do Himalaia.
 
 
 

2010
Kilimanjaro (Tanzânia) com 5.891 metros

2009
Ama Dablam (Nepal) com 6.812 metros

2008
Aconcágua (Argentina) com 6.962 metros