+  BLOG DA EMILIA TAKAHASHI
Compartilhe
As Cataratas Vitória, O Deserto da Namíbia e a Cidade do Cabo
 
 
 

As Cataratas Vitória

Victoria Falls fica na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe e é uma das maiores cataratas do mundo. O volume de água é tão grande nessa época do ano que a fumaça produzida pelas quedas pode ser vista da cidade de Livingstone a 10 quilômetros de distância. É impossível fazer uma visita e não sair molhado, seja na ponte que une os dois países sobre o caudaloso rio Zambeze, ou nas plataformas dos parques que protegem as áreas de conservação ao redor. Infelizmente a densa fumaça branca impede de ver a cortina. Acredito que a melhor forma de apreciar essa beleza da natureza é do alto, com um passeio de helicóptero. Fora do orçamento, me contentei com os respingos atravessando a ponte-fronteira, admirando o caldeirão que o rio forma logo após a queda, apropriadamente chamado de "Pote Efervescente".

 
 


O Deserto da Namíbia

O deserto é formado por dunas gigantes de areia vermelha e domina toda a costa da Namíbia. Banhado pela corrente fria do Atlântico é a maior fonte de diamantes do mundo. Visitantes vão para o Parque Nacional Etosha ao norte em busca de safaris. Alguns se aventuram a conhecer a Costa dos Esqueletos, uma região inóspita repletas de carcaças de navios e ossos de baleias na praia.
A Namíbia tem uma das menores densidades demográficas do mundo e a maioria da população se concentra na capital Windhoek. Os nomes das ruas e estilo das casas têm origem na sua colonização alemã. A língua mais falada é o afrikaans, baseado no holandês, seguido pelo alemão e o inglês. A Namíbia recebeu sua independência oficialmente em 1990 da África do Sul, por isso os dois países se parecem tanto e são muito desenvolvidos comparados a demais países da África.
Foi um verdadeiro choque quando cheguei em Windhoek: avenidas largas, hipermercados, shopping center, postos de gasolina 24 horas...


Cape Town, Cidade do Cabo, África do Sul

Cape Town é a cidade maravilhosa da África: tem bondinho, praias, montanhas e uma vida noturna agitada. Não é a toa que é o lugar que mais recebe visitantes na África, a cidade é linda. Repleto de atrações, turistas, estudantes e moradores podem visitar pingüins, vinícolas, aquários, subir na Table Mountain de bonde ou a pé, fazer compras no Waterfront ou surfar em Camps Bay, mas tem que estar com roupa de neoprene pois a água é gelada.
O clima tranquilo dessa cidade charmosa diminui os efeitos do Apartheid e são menos sentidos, mas não totalmente esquecidos. O bairro do Distrito 6 foi desapropriado em 1966 e o governo removeu moradores negros para uma área a 25 quilômetros do centro. Com o fim do regime, as propriedades estão retornando aos seus antigos donos.

Assim finalizo essa viagem com o circuito Zâmbia, Namíbia e África do Sul.

A África foi uma surpresa encantadora para mim. O Brasil herdou muitas características, hábitos, culinária... temos muito em comum. Só conheci uma parte dessa cultura forte de origens tribais.
Espero que tenham gostado dos relatos e viajado um pouco comigo.

 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.
 
 
 
Montanhista
 
Sempre foi aventureira e já escalou diversas montanhas no Brasil e realizou diversas trips pela América do Sul.

Já escalou as duas das 7 montanhas mais altas de cada continente, conhecido como "Projeto Sete Cumes".

Em 2009 foi demitida, mas não se deu por vencida e colocou a mochila nas costas para realizar esta que até então é a sua maior aventura. Nesta aventura passou pelo Nepal, Tibet, Vietnã, Laos, Indonésia, África do Sul, Malaui, Namíbia e Tanzânia.

Em outubro de 2009 foi a primeira mulher brasileira a escalar o Ama Dablam (a jóia do mundo), uma das montanhas mais bonitas da Cordilheira do Himalaia.
 
 
 

2010
Kilimanjaro (Tanzânia) com 5.891 metros

2009
Ama Dablam (Nepal) com 6.812 metros

2008
Aconcágua (Argentina) com 6.962 metros