Extremos
 
O EDITOR ELIAS LUIZ
 
Encontros e livros
texto e vídeo: Elias Luiz
24 de novembro de 2016 - 12:35
 

Manuscrito do livro que já foi entregue ao Manoel Morgado e será enviado para a Karina Oliani e o Rosier Alexandre. Todos participarão do livro.
 
  Elias Luiz  

Ontem finalmente conheci o montanhista Manoel Morgado, ele esteve aqui em Campinas e aproveitei para lhe entregar o Manuscrito do livro da Alessandra Bibas que será lançado pelo EXTREMOS. Ele irá escrever o prefácio do livro. Estava junto o Agnaldo Gomes, que finalmente o reencontrei depois de nosso trekking ao Everest em 2010… só tenho que agradecer a sua companhia naquele trekking, tornou tudo mais divertido. Para fechar, estava junto o Maurício Lino da Pisa Trekking, umas das primeiras pessoas a começar com essa loucura de viajar pelo mundo levando amigos e clientes. E hoje olhando com calma para ele, lembrei que já tinha assistido a uma palestra sobre Machu Picchu que ele ministrou em 2003. O papo estava tão bom que esquecemos de tirar fotos! Então deixo aqui para vocês que adoram Spoiler uma foto dos bastidores da produção do livro… já da para descobrir algumas coisas... rsss.

Lançar livros de aventura era o meu sonho desde o primeiro dia que lancei o EXTREMOS, mas isso só se tornou realidade 6 anos depois graças ao apoio incondicional do Manoel Morgado, que em maio de 2014 me ligou e disse: “Elias, acabei de escrever o meu segundo livro – Manaslu, em busca dos meus limites –, e quero lançar pelo EXTREMOS, olha em seu email que o arquivo já está aí.”

Como eu ia dizer a ele que nem sabia por onde começar? Não tive essa opção! Dois anos depois estamos aqui as vésperas de lançar o nosso 11º livro. Manoel Morgado, obrigado pela confiança!

Mal sabia eu o quão trabalhoso é todo esse processo: fazer a primeira leitura do texto, revisar, diagramar, enviar manuscritos para um seleto grupo para uma primeira leitura, fazer a segunda leitura, revisar de novo, cadastrar o ISBN, fazer a catalogação, criar capa, contra-capa e orelhas. Ao total foram mais de 20 testes de impressão em busca da melhor fonte de letra, aqui agradeço a ajuda do amigo e também editor de livros, Guilherme Cavallari. Depois mais 10 testes em busca do melhor espaçamento entre linhas. Soma-se a isso toda a luta para aprender a editorar para ebook… além de diversas reuniões com o autor ou autora para acertar e afinar cada detalhe. Depois vem a fase de promover o lançamento do livro em formato virtual e presencial.

Mas posso falar a verdade! Como editor do EXTREMOS, não tem prazer maior do que todo esse processo. Nada me da mais satisfação; em primeiro lugar todo o processo, em segundo lugar o prazer de estar contribuindo com a cultura outdoor no Brasil, em terceiro o prazer a tornar realidade o sonho de um escritor e em quarto lugar receber os feedbacks de quem leu o livro.

Obrigado a todos que nos apoiam, nos acompanham e que participam de alguma forma deste processo, que incluímos aqui o principal de todos, vocês, os leitores!

Elias Luiz
editor-chefe do Extremos

 
comentários