Extremos
 
O EDITOR ELIAS LUIZ
 
Sentinela de Pedra
16 de maio de 2014 - 9:00
 
Sentinela de Pedra, o primeiro livro do nosso colunista Rosier Alexandre. Foto: Elias Luiz
 

Recebi o livro “Sentinela de Pedra”, de Rosier Alexandre bem no início da temporada do Everest. Pura maldade. Pois com o lançamento da Cobertura Online do Everest e coincidindo com o desenvolvimento e testes do novo layout do Extremos, não me restava mais que algumas horas de sono por dia, que volta e meia era interrompida em plena madrugada pelos montanhistas brasileiros me chamando diretamente do Vale do Khumbu dando notícias da progressão de suas expedições. Com seis brasileiros na trilha, esse foi um ano repleto notícias e com isso também o tempo de folga como já me acostumei nos últimos nove anos, não existe nessa época.

Por isso o livro ficou no canto da mesa, de sentinela a minha espera. Mas essa folga chegou mais cedo do que eu esperava, depois que as expedições retornaram devido a trágica avalanche que matou 16 sherpas em um só dia, na Cascata de Gelo.

Com um pouco mais de tempo, era hora de começar a leitura, mas para isso tive que pedir para Henry Thoreau esperar um pouquinho mais, pois já estava na metade do livro Walden - O Homem da Casa do Lago, pois tinha que prestigiar o meu amigo Rosier Alexandre e com certeza em toda sua sabedoria, Thoreau entenderia. Ainda mais que no início do ano li o seu livreto, A Caminhada.

Sentinela de Pedra é um livro de 272 páginas, com um ótimo projeto gráfico e com belas imagens por todo o livro e não apenas um caderno de fotos como normalmente acontece. Esse é o primeiro livro de Rosier Alexandre onde ele conta a história de sua escalada ao Monte Aconcágua, a sua primeira montanha do Projeto 7 Cumes. A história relata as duas expedições a montanha mais alta das Américas, em 2005 e 2006 quando atingiu o cume. O livro começa de forma leve, onde ele conta a sua história e logo o assunto fica mais tenso com o relato do diário de suas escaladas, que foi permeado de algumas tragédias, dificuldades e finalizando com a sua conquista pessoal. Em meio a história ele compartilha a sua experiência de planejamento e execução de uma expedição, onde as pessoas podem se espelhar através de suas experiências, erros, acertos e dicas.

É uma ótima leitura, recomendo! Por enquanto está a venda diretamente com autor.

Cadastre seu email a direita no topo do site e concorra a um livro "Sentinela de Pedra". O sorteio será na sexta-feira, dia 23 de maio as 15h.
Resultado do Sorteio: Virgínia Wolffenbüttel